Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Veículos pesados e viagens sem volta

Veículos pesados e viagens sem volta

27/01/2021 Alysson Coimbra

Cerca de 80% dos condutores de veículos pesados, ainda segundo entidades do setor, são autônomos e a maioria só passa por uma avaliação médica no momento de renovar a CNH.

Veículos pesados e viagens sem volta

As recentes tragédias envolvendo veículos pesados ocorridas em Taguaí-SP (41 mortos e 10 feridos), João Monlevade-MG (19 mortos e 23 feridos) e Guaratuba-PR (19 mortos e 33 feridos) expõem de forma contundente o risco de flexibilizar as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e de dar aos motoristas profissionais o mesmo tratamento conferido aos condutores comuns.

A maior preocupação recai para essa categoria em virtude da grande letalidade e gravidade dos acidentes provocados por veículos de peso e dimensões cada vez maiores.

Estimativas de entidades ligadas à segurança do trânsito indicam que pelo menos 6 pessoas perdem a vida a cada acidente envolvendo estes veículos.

Por isso, e pelas características da profissão dos motoristas, não se pode tratar da mesma maneira motoristas comuns e profissionais.

Esses três casos interromperam os sonhos de 79 pessoas e deixarão sequelas permanentes em outras dezenas de passageiros. Famílias obrigadas a conviver eternamente com esse espaço que nunca mais será preenchido.

Quantas tragédias mais serão necessárias para que as trágicas intervenções realizadas recentemente no Sistema Nacional de Trânsito sejam revistas?

Pesquisa recente realizada por entidade científica mostrou que cerca de 283,5 mil acidentes de trânsito registrados em rodovias brasileiras nos últimos anos foram provocados por questões relacionadas à saúde dos motoristas.

Não garantir a avaliação médica e psicológica de motoristas e candidatos a motoristas somente por peritos examinadores especialistas em Tráfego é ignorar alterações graves de saúde que afetam a dirigibilidade e que certamente seriam detectadas precocemente.

Segundo esse estudo, 76% dos acidentes foram provocados por falta de atenção ao dirigir, fadiga, estresse, cansaço, deficit de atenção ou comprometimento do raciocínio.

Essas condições provocaram 62% das mortes e 74% dos ferimentos. A ciência, mais uma vez, é ferramenta indispensável na construção de políticas públicas. Ou deveria ser.

Cerca de 80% dos condutores de veículos pesados, ainda segundo entidades do setor, são autônomos e a maioria só passa por uma avaliação médica no momento de renovar a CNH.

Isso, aliado à rotina estressante, alimentação irregular e privação do sono, pode potencializar a manifestação de diversas doenças que aumentam o risco de graves acidentes.

Em nenhum momento se pretende atribuir à nenhuma categoria todas as responsabilidades pelo trágico cenário do sistema nacional de trânsito, mas é inegável o risco assumido por nossos governantes ao tratarem esse tema sem a responsabilidade devida.

Se quisermos salvar vidas, o trânsito deve ser encarado como uma questão de saúde pública. Infelizmente, isso está longe de acontecer no Brasil.

* Alysson Coimbra é médico.

Fonte: AKM Assessoria de Imprensa



Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Trajetória dos elétricos enfrenta desafios, como custo e infraestrutura de recarga; por isso, veículos híbridos ainda lideram a preferência.

Autor: Divulgação

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Fatores que interferem na vida útil das pastilhas de freio

Vida útil está ligada à forma de condução e local que o veículo trafega.

Autor: Divulgação

Fatores que interferem na vida útil das pastilhas de freio