Expedição científica celebra 200 anos de descobrimento da Antártida
Expedição científica celebra 200 anos de descobrimento da Antártida
Veleiro da Estônia passará por Recife, Rio de Janeiro e Itajaí em Santa Catarina.

A expedição científica que celebra o 200º aniversário da descoberta da Antártida passará pelo Brasil neste ano. Em Santa Catarina, a previsão é de que o veleiro chamado Almirante Bellingshausen, com quase 24 metros de comprimento, chegue à costa entre os dias 2 e 6 de dezembro. A embarcação irá atracar na Marina Itajaí e estará aberta para a visitação.
A embarcação partiu da Estônia, com 12 tripulantes em julho deste ano. Quase uma centena de pessoas e pesquisadores, no total, irá se revezar nas diferentes pernas durante da expedição. O plano é chegar à Antártida em janeiro de 2020. A expedição irá refazer em grande parte o percurso feito pelo almirante Bellingshausen na época que descobriu a Antártida, em 1.820. O almirante era natural da Ilha de Saaremaa, na Estônia, antiga URSS.
“A intenção é realizar uma expedição em formato semelhante ao da época, com uma embarcação parecida e parando nos mesmos destinos, mas desta vez muitos outros portos serão visitados. Um dos motivos que iremos atracar em Santa Catarina é porque a expedição de descobrimento também passou pelo Estado. Já a escolha por Itajaí se deve ao fato da infraestrutura da marina, na cidade portuária, ser muito melhor para a atracação”, explica o Cônsul Honorário da Estônia no Sul do país, Almir Maestri.
A expedição científica organizada pelo Museu Marítimo da Estônia terá cerca de sete meses de duração. Antes de Itajaí, no Brasil, o veleiro irá atracar em Recife e no Rio de Janeiro. Depois de Itajaí a embarcação seguirá rumo a Montevideo, no Uruguai.
Fonte: Rotas Comunicação