Portal O Debate
Grupo WhatsApp


História com sabor de café

História com sabor de café

13/04/2006 Divulgação

O tradicional circuito “Café, cachaça e chorinho” que acontece nas cidades da região do Vale do Café, estado do Rio de Janeiro, será do dia 21 a 23 de abril. É a terceira edição do projeto que conta com a participação de quatorze cidades fluminenses.

O objetivo do projeto além de aumentar o turismo na região é, mostrar ao público a história e as tradições das cidades. “Café, cachaça e chorinho” é uma realização do Conselho de Turismo da Região do Vale do Ciclo do Café (Conciclo) e conta com o apoio do Sebrae, TurisRio e da Secretaria de estado de turismo.


A região do Vale do Café é em parte, recoberta pela mata Atlântica e com suas fazendas e monumentos arquitetônicos possui uma das mais bem conservadas heranças do século XIX (na foto acima a Fazenda Santa Cecília). O evento “Café, Cachaça e Chorinho-2006” leva os turistas a visitarem essas antigas fazendas cafeeiras, servindo o legítimo café colonial por mulheres vestidas como as mucamas da época.  Outra grande atração do projeto é a degustação de cachaças ao som de grandes nomes do chorinho como os instrumentistas Carlos Henrique Machado e Henrique Cases.

Ao todo serão dezoito antigas propriedades rurais incluídas no roteiro e, nos centros históricos as visitas serão feitas em museus, casas culturais, igrejas, estações ferroviárias antigas e parques. As cidades que participam do circuito são: Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda. A programação nas cidades conta com shows de chorinho em praça pública, exposições, quiosques para degustação de cachaças produzidas nas fazendas, artesanato local e shows folclóricos.

As cidades do Vale do Café


As quatorze cidades que compõem o Vale do Café são grande parte da história brasileira. Conhecidas por possuírem uma rica natureza e um povo acolhedor, elas participam da terceira edição do projeto “café, cachaça e chorinho” que abre portas para visitantes que estão à procura de bons programas e descanso.

Essas cidades serviram de cenário para inúmeras plantações de café durante o século XIX e conservam até hoje as características da época. Valença e Vassouras são as duas principais da região. A primeira, além de possuir museus e igrejas do século 19, também abrange o distrito de Conservatória, conhecido como a cidade da seresta e do chorinho.

Já Vassouras abre suas antigas casas que pertenceram aos barões do café para visitação. A Casa da Hera é um dos museus mais visitados da região. É um casarão que pertenceu a uma família de barões. Uma das herdeiras, Eufrásia Teixeira Leite, foi grande responsável pelo crescimento da cidade. Ela investiu sua fortuna na construção de colégios e do hospital Eufrásia.

Barra do Pirai foi uma das mais importantes cidades da região no século XIX. Por acolher grande parte dos produtores de café, grande parte da riqueza do país circulava pela cidade. Como ponto turístico a Igreja de São José, construída em 1876, possui a imagem de São José esculpida em madeira e em tamanho natural. Um dos mais belos pontos da cidade é a cachoeira de Ipiabas que forma uma piscina natural.



Antigo povoado chamado Rodeio, a cidade Engenheiro Paulo de Frontim (foto da Mata Atlântica) se estende da Serra do mar até o Vale do Paraíba. O nome é uma homenagem ao engenheiro que trouxe a estação ferroviária e assim, a modernidade ao antigo povoado de Rodeio. A cidade de aproximadamente 12 mil habitantes possui um grande número de cachoeiras e piscinas naturais. Seu ponto turístico mais conhecido é a própria estação datada de 1863.


O terceiro melhor clima do mundo pertence á cidade de Miguel Pereira, uma cidade tranqüila localizada no Maciço da Serra do Couto, na Serra do Mar. O lago do Javary, formado pelo represamento do Córrego do Saco, é o grande ponto da cidade.


A inauguração da Rodovia Presidente Dutra que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, que passa no município, foi o que impulsionou o crescimento da cidade e se tornou uma das mais importantes rotas da economia brasileira.

Veja as imagens das fazendas do Vale do Café. Clique aqui.



Atrações turísticas do Canadá: o Parque Nacional Banff

Pensando em conhecer o Canadá? O país no extremo do continente norte-americano tem se tornado uma rota popular de brasileiros em férias ou que procuram oportunidades de trabalho e estudo.

Atrações turísticas do Canadá: o Parque Nacional Banff

IATA agradece ao governo brasileiro por apoiar a indústria da aviação

A aviação desempenha um papel vital na economia brasileira, apoiando US$ 18,8 bilhões do PIB do país, juntamente com 840 mil empregos.


Circuito Liberdade suspende visitação e atividades agendadas

Medidas preventivas são tomadas para evitar propagação do coronavírus.

Circuito Liberdade suspende visitação e atividades agendadas

Destinos para driblar o dólar alto e ainda conhecer lugares incríveis no Brasil

O dólar começa a semana em disparada acentuada contra o real em meio ao risco da epidemia do coronavírus e outros fatores do mercado.

Destinos para driblar o dólar alto e ainda conhecer lugares incríveis no Brasil

Destinos 2020: conheça os melhores locais e planeje suas férias

Veja os locais que estão investindo em turismo.

Destinos 2020: conheça os melhores locais e planeje suas férias

Passagem Aérea Promocional: conheça os melhores parques aquáticos do mundo

5 destinos incríveis para conhecer mesmo com a alta do dólar

O dólar em alta é uma projeção assustadora e desanimadora para quem planejou a viagem de férias no exterior.

5 destinos incríveis para conhecer mesmo com a alta do dólar

Réveillon 2021: comece a se planejar

Parece que o Réveillon 2021 está muito distante, mas na verdade está mais próximo do que imaginamos.

Réveillon 2021: comece a se planejar

Código de Defesa do Consumidor protege quem desiste de viajar por surto do coronavírus

Porém, não está sendo fácil cancelar as viagens junto às agências de viagens e companhias aéreas.

Código de Defesa do Consumidor protege quem desiste de viajar por surto do coronavírus

Turismo no Brasil aumenta faturamento em 2,2%, em 2019

Número de trabalhadores aumentou 1,2% em relação a 2018.

Turismo no Brasil aumenta faturamento em 2,2%, em 2019

Lucro dos hotéis subirá até 30% em 2020

Crescimento de receita será acima de 10% em cinco das 11 cidades analisadas, segundo estudo.

Lucro dos hotéis subirá até 30% em 2020

Temporadas de cruzeiros voltarão a Fernando Noronha, diz Embratur

Arquipélago é reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Temporadas de cruzeiros voltarão a Fernando Noronha, diz Embratur