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Otimismo em Minas Gerais

Otimismo em Minas Gerais

20/06/2006 Da Redação

No início deste mês aconteceu, em São Paulo, o Salão de Turismo, que ofereceu oportunidades para grandes pequenos do setor de turismo fecharem bons negócios para as próximas temporadas.

As empresárias mineiras Luciene Ribeiro e a sócia Elisabete Pereira assumiram uma agência de turismo no começo de maio e estão otimistas com as perspectivas do setor. À frente da Alcance, que fica em Ouro Preto, elas trabalham recepcionando eventuais turistas estrangeiros, mas o maior público delas ainda é do próprio Estado, principalmente da capital, Belo Horizonte.

Decidiram ir ao Salão quando a ex-proprietária da agência relatou que conseguiu 25% a mais no faturamento depois de ter participado da primeira edição. Agora, com a possibilidade de comercializar os pacotes, elas acreditam que o volume de negócios pode crescer entre 35 e 40%.

"Esta é uma iniciativa excelente porque acelera o processo de conquista. Teremos uma chance maior de atrair mais clientes, aumentar a nossa receita e chamar a atenção de outros estados e países para a riqueza da nossa região. Temos uma bela história para contar e que deve ser preservada", afirma Luciene Ribeiro. "Caminhos do Ouro" é o principal produto dessas jovens empresárias que ainda vão se beneficiar de outra iniciativa preparada para a edição deste ano que são os roteiros integrados.

O Programa de Regionalização do Turismo foi concebido para unir municípios de diferentes estados e formar uma rota turística. No Salão deste ano, form oferecido, pela primeira vez, 87 roteiros estruturados dentro deste conceito de multiplicar as opções de forma conseqüente. Este trabalho está sendo desenvolvido em cada um das regiões brasileiras. Além do "Caminhos do Ouro", estão sendo estruturados no sul: Missões e Foz, nordeste: Jericoacoara, Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba, norte: Vale do Acre, centro-oeste: turismo cívico e ecológico com visitas à Brasília e Chapada dos Veadeiros.

Este programa já é um dos resultados concretos do convênio Ministério do Turismo e Sebrae assinado em dezembro de 2003. A criação de uma Rede de Cooperação Técnica voltada para a qualificação, o programa "Excelência em Turismo" que leva operadores brasileiros para conhecer as melhores práticas internacionais, o Portal de Hospedagem que cadastra gratuitamente todos os empreendimentos ligados ao turismo são exemplos de outras ações que já estão dando resultados.

Para acelerar e consolidar cada destino turístico foram celebrados também convênios com entidades como Embratur, Senac, associações de operadores e agentes de viagem e representantes regionais e locais de cada pólo. A meta principal é unir forças para ampliar o alcance dos benefícios da atividade turística com a diversificação e aumento do volume de negócios, promoção da inclusão social, resgate, preservação e valorização dos valores culturais e investimento na qualificação profissional.

Todo este esforço conjunto acelera o trabalho de levantar as atrações de cada lugar, fazer um diagnóstico da realidade local levando em conta a infra-estrutura oferecida, criar cursos de qualificação e capacitação profissional e montar estratégias de comercialização oferecendo novos produtos como mergulho, sobrevôo, caminhadas, passeios de barco ou qualquer outra atração que seja adequada ao local e que possa satisfazer a expectativa do visitante interessando do turismo cultural, gastronômico ao turismo de aventura e ecoturismo.



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