Pesquisa aponta perfil de brasileiros que viajam
Pesquisa aponta perfil de brasileiros que viajam
O estudo apontou características sobre esses consumidores, como idade, sexo e renda familiar.
Com o objetivo de identificar o perfil dos viajantes de aviões no Brasil, o Governo Federal elaborou uma pesquisa para apontar os hábitos e demandas dos usuários desse tipo de serviço no país. O levantamento buscou informações ligadas diretamente às características dos viajantes durante o momento de busca, compra e embarque em aviões. Além disso, o estudo apontou características mais gerais sobre esses consumidores, como idade, sexo e renda familiar.
Viagens Nacionais
Os primeiros apontamentos levantados pela pesquisa “O Brasil que voa” reúnem informações sobre os usuários do serviço de aviação no país para voos nacionais. Segundo dados da pesquisa, 56% dos viajantes de avião no país são homens e 44% mulheres. Quase metade dos passageiros de viagens aéreas domésticas têm entre 31 e 45 anos, e viajam em sua maioria a trabalho ou a estudo. Do total, 74,3% compram a passagem com menos de 30 dias de antecedência e, quando não viajam de avião, 58,3% dos passageiros realizam o trajeto de carro.
Outro dado relevante apontado pelo estudo revela o comportamento de compra das passagens avião: 50,6% dos entrevistados adquire os bilhetes por conta própria e 36,9% por meio de empresas ou órgãos.
A maior parte dos viajantes de avião no país têm renda familiar entre 5 e 10 salários mínimos (21,7%), seguido daqueles que recebem entre 2 e 5 salários (17,2%). Somente 2,0% dos entrevistados apresentou renda maior do que 50 salários mínimos, o que mostra uma mudança significante no perfil das pessoas que têm acesso ao serviço no país.
Quando questionados acerca do motivo da viagem de avião, os dados apontam que a maior parte dos entrevistados optou por esse meio de transporte por questões de estudo e trabalho (49,2%). Logo em seguida, estão as pessoas que viajaram de avião para atividades de lazer e cultura (45,3%) e motivos de saúde (2,4%).
Viagens Internacionais
Em um segundo momento, a pesquisa buscou traçar qual era o perfil dos usuários para viagens internacionais. Existe um equilíbrio muito grande no gênero dos viajantes internacionais: 50% deles são homens e outros 50% mulheres. A maior parte está na faixa etária entre os 31 e 45 anos (41,7%) e apresentam renda familiar no grupo de 5 a 10 salários mínimos (15,5%).
Quando questionados sobre o motivo que levou à realização da viagem, 70,7% dos usuários disseram que a fizeram para a realização de atividades de lazer e cultura, seguidos de 25,8% dos entrevistados que viajaram para o exterior por questões relacionadas a estudo e trabalho.
Do total de passageiros, mais de 85% deles chega com mais de duas horas de antecedência no aeroporto, e 75% dos usuários preferem fazer o check in para essas viagens direto no balcão. Outro dado curioso mostra que 6 entre 10 passageiros internacionais gastam no aeroporto, enquanto esse número é de 4 em 10 para voos domésticos.
Deslocamentos para aeroportos
Outro foco da pesquisa foi entender de qual maneira os usuários escolhem os aeroportos e se deslocam até eles. Para a maior parte dos entrevistados (45,4%) a falta de opção é o que os leva ao aeroporto de embarque, seguido pelo motivo de proximidade com relação aos seus destinos de origem (26%).
Seis entre cada dez passageiros saem de suas próprias residências para embarcar em uma viagem de avião, sendo que 23,1% dos entrevistados faz o deslocamento até os aeroportos em seus carros próprios. Nesses casos, 22,2% dos usuários optam por utilizar o serviço do estacionamento para deixar o veículo durante a viagem. Uma boa alternativa para economizar nesses momentos, é procurar por um estacionamento fora do aeroporto por apresentarem preço mais em conta, como o Urban Park - estacionamento aeroporto de Guarulhos.
Quando o assunto são os aeroportos de desembarque 38% dos usuários informou serem os locais escolhidos os mais próximos ao seu destino final e 10,8% deles disseram ter feito a escolha por levar em conta serem esses aqueles que apresentavam voos diretos do seu ponto de partida.