Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Turismo pós pandemia ganha novo significado

Turismo pós pandemia ganha novo significado

10/06/2020 Grazielle Ueno Maccoppi

Que o tempo seja o grande e valioso bem, onde independentemente do destino escolhido, as horas e dias passados ali deixem marcas significativas em cada indivíduo.

Turismo pós pandemia ganha novo significado

Pensar no favorecimento do tempo em detrimento da quantidade de destinos visitados é renegar parte da estrutura do turismo que conhecemos até hoje. O chamado over tourism, que é caracterizado pela prática em larga escala, que lota aeroportos e destinos turísticos, sobrecarregando infraestruturas e é altamente prejudicial a comunidade local por afetar a tranquilidade nativa, será renegado.

É o momento de reconhecer o pequeno, está posta a oportunidade para destinos de pequeno porte, para atrativos simples e sem reconhecimento internacional. Viabilizar estruturas com poucos recursos e favorecer as viagens em pequena escala, parecem como a única alternativa para saciar o desejo humano em descobrir e desfrutar do ambiente natural frente a pandemia. As mesmas viagens que até outrora eram desprezadas pelos grandes empreendimentos hoteleiros, pela falta de infraestrutura, são atualmente um diamante a ser moldado.

Foi necessária uma paralisação mundial, um bloqueio na movimentação automática de pessoas para se reconhecer e promover a reconexão humana com os elementos naturais fundamentais para o bem-estar humano. Frente a este cenário de modificação, instabilidade e incertezas, reflete-se sobre três questionamentos fundamentais para a recuperação do setor turístico.

1 - Quais os efeitos da pandemia no turismo brasileiro e no mundo?

As pessoas estão sendo convidadas a modificar seus padrões comportamentais, suas formas de interagir, de trabalhar, suas rotinas, seus hábitos e até a forma de se comunicar. Com isso, o consumo por viagens e pelo turismo também está sendo modificado.

O sol, a brisa do mar, o cheiro da terra e a conexão com os elementos da natureza estão sendo recalculados por todos nós. Como efeito de toda crise que estamos vivenciando espera-se que o consumidor adquira maior consciência dos elementos reais que formam uma viagem. Para além da escolha dos meios de transporte e de hospedagem a viagem tem por fundamento a conexão interna consigo, com aqueles em que se escolhe como companhia e com o destino que se visita.  Espera-se como impacto direto da Covid-19, que viagens mais intimistas recebam a sua devida valorização, menor impacto aos recursos naturais e mais valor, não econômico, mas de significados a cada indivíduo. Espera-se que o consumo do turismo em larga escala, seja revisitado e modificado de maneira ampla e definitiva. Que as viagens sejam eminentemente formas de fortalecimento das relações humanas em detrimento de formas de consumo exacerbado ou de reprodução de status ou posição social.

2 - O que as pessoas que atuam na área do turismo podem fazer para se recuperar após o fim do distanciamento social?

Toda a cadeia turística está sofrendo de forma direta os impactos da pandemia, e muitas discussões buscam contribuir com as possíveis formas de se recuperar. Tudo ainda é incipiente, não há respostas prontas ou fórmulas mágicas. O que se sabe em relação aos negócios turísticos é que eles sofrerão uma modificação estrutural no que se refere aos cuidados sanitários, aos controles de número de visitantes e até em relação aos padrões de consumo.

Empreendimentos que se voltarem para a oferta de experiências únicas com o destino, com respeito ao ambiente natural e as tradições locais, parecem mais apropriados a esta nova realidade mundial. Além disso é necessário que o empreendimento observe o consumidor como um aliado em todo o processo – o papel do cliente se inferioriza frente a parceria que passa a ser construída entre cliente e empresa. Somos todos parceiros na superação do desafio posto. Sendo assim, a comunicação entre destino turístico e consumidor é baseada na honestidade, de forma direta e clara – estabelecendo uma rede de fortalecimento e de ajuda mútua. Deixe o seu cliente saber dos seus principais desafios e deixe que ele decida como ajudá-lo em cada uma das etapas do processo. Certamente além de consumir uma viagem mais consciente ele também estará disposto a participar ativamente da sua recuperação.

3 - Como é possível se preparar para situações como essas no futuro?

Não há como se preparar para situações semelhantes. Acredito na modificação estrutural do consumo e da oferta de produtos e serviços de forma diferenciada e inovadora. No turismo, o cenário nacional se configura como uma oportunidade de desenvolvimento único. Muitos darão preferência para viagens internas, para pequenos deslocamentos e para a segurança de permanecer em seu território.

O desejo de viajar e estar conectado com os elementos naturais estão sendo potencializados com o isolamento, é da na natureza humana a necessidade de descoberta e de encantamento com o meio ambiente. O turismo nacional recebe por este movimento uma oportunidade única de ser alavancado e valorizado pelo seu público de forma especial.

Que a sensibilidade do momento nos permita conectar e fomentar a descoberta das potencialidades locais e a valorizar os espaços e os atrativos nacionais. 

* Grazielle Ueno Maccoppi - coordenadora dos cursos de Gestão de Turismo e Gestão Empreendedora de Serviços do Centro Universitário Internacional Uninter

Fonte: Página 1 Comunicação



Cinco motivos para não contratar passeios com elefantes

Somente na Tailândia, entre 2010 e 2020, o número da população de elefantes aumentou 134%.

Autor: Divulgação

Cinco motivos para não contratar passeios com elefantes

Vila Galé anuncia investimento de R$ 200 milhões em segundo resort em Alagoas

O novo empreendimento será construído em Coruripe. O primeiro resort do grupo no estado, o Vila Galé Alagoas, foi inaugurado em 2022 em Barra de Santo Antônio.

Autor: Divulgação

Vila Galé anuncia investimento de R$ 200 milhões em segundo resort em Alagoas

Turismo sem safra

Brotas é a cidade do agronegócio, mas na geração de emprego e renda, é o turismo que sempre está na dianteira.

Autor: Fabio Pontes

Turismo sem safra

BH Airport é classificado como o melhor aeroporto brasileiro

Resultado da Pesquisa Nacional de Satisfação de Passageiros reforça a qualidade dos serviços prestados no terminal mineiro na categoria entre 5 e 10 milhões de passageiros.

Autor: Divulgação

BH Airport é classificado como o melhor aeroporto brasileiro

Ano de oportunidades para o turismo brasileiro

O ano mal começou e já temos motivos para comemorar: o Brasil recebeu 5,9 milhões de turistas internacionais em 2023.

Autor: Alexandre Sampaio

Ano de oportunidades para o turismo brasileiro

Colline de France abrirá três unidades no país

Eleito melhor hotel do mundo em 2021 pelo TripAdvisor, o gramadense Colline de France está se instalando em São Francisco de Paula (RS), Balneário Camboriú (SC) e Miguel Pereira (RJ).

Autor: Divulgação

Colline de France abrirá três unidades no país

Cervejarias viram atração turística em Joinville

Roteiro recém lançado inclui visitas e degustações em oito fábricas e três pubs.

Autor: Divulgação

Cervejarias viram atração turística em Joinville

6 destinos internacionais perfeitos para fugir do Carnaval

Quer aproveitar o feriado prolongado longe da folia e programar uma viagem para o exterior? Confira a seguir destinos que são verdadeiros convites para o descanso.

Autor: Divulgação

6 destinos internacionais perfeitos para fugir do Carnaval

Atraso/cancelamento de voo? Saiba seus direitos!

O mês de janeiro costuma ser o de maior movimento nos aeroportos de todo o Brasil, visto ser o mês de férias em escolas e diversas empresas.

Autor: Tony Santtana

Atraso/cancelamento de voo? Saiba seus direitos!

8 destinos internacionais imperdíveis para aproveitar o verão

A estação mais quente pode ser desfrutada de lugares fora do Brasil durante vários meses do ano e com opções perfeitas para todas as preferências.

Autor: Divulgação

8 destinos internacionais imperdíveis para aproveitar o verão

Inclusão e sustentabilidade são as palavras de ordem para o turismo em 2024

Encerramos mais um ano com sucesso, e, desta vez, com mais certeza de que queremos deixar um mundo melhor e mais sustentável para as próximas gerações. 

Autor: Alexandre Sampaio

Inclusão e sustentabilidade são as palavras  de ordem para o turismo em 2024

Carro, ônibus ou avião?

Acerte na escolha do transporte para a viagem de férias.

Autor: Max Bianchi Godoy

Carro, ônibus ou avião?