Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Lanchonete de Pompeia pode revelar hábitos alimentares da antiguidade

Lanchonete de Pompeia pode revelar hábitos alimentares da antiguidade

29/12/2020 Deutsche Welle

Arqueólogos desenterram uma espécie de lanchonete quase intacta em Pompeia que dá novas pistas sobre os hábitos gastronômicos de moradores da cidade antiga soterrada por uma erupção vulcânica no ano 79 d.C.



Tudo sobre o Pequi: conheça seus benefícios para a saúde

Neste vídeo você vai aprender tudo sobre o pequi e vai conhecer o pequi sem espinhos que em breve vai estar disponível no mercado.


Neste vídeo você vai descobrir que o figo não é um fruto

A figueira não floresce como as demais árvores frutíferas. Suas flores são invertidas, ou seja, se abrem dentro de um receptáculo em formato de pêra, que amadurece e se transforma no figo propriamente dito.


Conheça o Gengibre-Magnífico

O gengibre-magnífico (Zingiber spectabile) ou planta-sorvetão, também conhecida como gengibre-ornamental ou planta-shampoo, é uma planta herbácea tipicamente tropical nativa do sul da Tailândia.


Diferença entre Endro e Funcho – Benefícios do Endro

O Funcho e o Endro não são a mesma planta. E neste vídeo você vai aprender todas as diferenças entre essas plantas!


Dicas de cultivo e truques para ter violetas sempre bonitas

As violetas são nativas da África, de regiões úmidas e sombreadas. Por isso são plantas que adoram ambientes de sombra, mas com bastante luminosidade natural. Neste vídeo você vai aprender as principais dicas de cultivo das violetas.


GUINÉ: o que não te contaram sobre essa planta

A planta Guiné (Petiveria alliacea) é muito utilizada para fins religiosos. Conhecida pelos seus benefícios místicos, é usada contra energia negativa e para atrair sorte e felicidade. O que muitas pessoas não sabem é que a guiné é também uma planta medicinal.


Ora-pro-nobis: uma planta alimentícia não convencional

A ora-pro-nobis é considerada um superalimento por possuir altos níveis de fibras, vitaminas A, B e C, ferro, magnésio, manganês, potássio, cálcio, cobre e uma impressionante quantidade de proteína (em torno de 25%).


Árvore que chora: mistério desvendado

Neste vídeo você vai descobrir tudo sobre o fenômeno da "árvore que chora". Em algumas épocas as pessoas podem ver e sentir muitas gotas caindo de árvores, um fenômeno às vezes tão intenso que parece estar chovendo embaixo delas.


Dá para alimentar toda a população sem usar pesticidas?

A agricultura há anos vem se mostrando dependente de pesticidas para garantir a oferta abundante e diversificada de comida. Não existiria uma forma de manter a rentabilidade agrícola a um menor custo ambiental – e humano?


Pimentas mais ardidas do mundo e frutas exóticas: Mundo Agro no Mercado Central de Belo Horizonte

Neste vídeo você vai acompanhar uma visita ao Mercado Central de BH e vai conhecer as pimentas mais ardidas do mundo e algumas frutas exóticas.


Diferenças entre Funcho e Erva-Doce

Ambas pertencem à mesma família botânica (Apiaceae), são originárias do Oriente Médio e possuem o sabor muito parecido, que lembra o anis-estrelado (Illicium verum). Devido a todas essas semelhanças, as sementes e o bulbo do funcho são chamados de erva-doce e muitas pessoas pensam que se trata da mesma planta.


Energia solar: limpa, renovável, mas por que ainda é tão pouco usada?

Na verdade, o método mais barato de gerar energia no momento. No entanto, apenas 3% da eletricidade gerada no mundo vem desse tipo de fonte. Mas por que isso acontece? Afinal, para o grande vilão da energia solar, o armazenamento, já foi encontrada uma solução.