4 itens essenciais para trabalhar PDVs de forma estratégica
4 itens essenciais para trabalhar PDVs de forma estratégica
Realizar uma boa gestão de PDV é muito importante para o sucesso de um trabalho de trade marketing.
É preciso criar táticas e contar com uma série de fatores que fazem toda a diferença na hora em que o consumidor final vai realizar a compra.
Um bom estoque, promotores bem preparados e o auxílio da tecnologia farão com que suas ações se tornem mais eficientes e produtivas. Quer entender melhor? Confira as informações a seguir e saiba como garantir tudo isso na prática.
O que não pode ficar de fora de uma boa estratégia de trade no PDV
1- Estoque
Um dos principais desafios é evitar a ruptura, já que isso pode causar prejuízo para qualquer empresa. Por isso, é fundamental fazer um excelente controle de estoque para garantir que seus produtos sempre estarão presentes nas prateleiras quando o cliente procurar por eles.
É importante lembrar que a falta do item em um único dia pode ser prejudicial para a empresa a longo prazo. Além de perder a venda deste dia em específico, a ruptura pode causar frustração no cliente, que vai encontrar a solução para sua necessidade em outra marca e pode se fidelizar a ela.
2- Visibilidade
De nada adianta ter um estoque super completo se o cliente não conseguir encontrar o que procura. Por isso, fazer um bom plano de exposição é essencial. O local onde os produtos estarão expostos, assim como a maneira como eles estarão dispostos nas prateleiras faz toda a diferença na experiência de compra do cliente.
O PDV deve estar sempre muito bem organizado para que os produtos sejam acessados facilmente e organizados de forma que faça sentido para o consumidor. Outro recurso excelente para garantir a visibilidade de seus produtos é por meio de ações de degustação ou "test drive", já que isso chama a atenção do consumidor e pode ser essencial para ajudá-lo a tomar uma decisão.
3- Tecnologia
Investir em tecnologia também é indispensável para que a gestão de trade marketing funcione de forma eficiente. Com um bom software de trade marketing, você consegue ter excelentes indicadores de performance. Isso vai te ajudar a gerir melhor sua equipe de campo e a planejar todas as ações necessárias para garantir o sucesso de qualquer estratégia.
Um aplicativo de trade marketing pode ter muito a oferecer. Utilizando uma boa plataforma, você consegue antecipar qualquer problema e os imprevistos podem diminuir bastante. Assim, seu gerenciamento e a execução de seus colaboradores será muito mais eficiente.
4- Promotores
Ter uma equipe de promotores bem treinada e preparada vai garantir que suas ações obtenham sucesso.Os profissionais devem estar muito bem informados em relação aos produtos oferecidos, às características, preço e aos benefícios que eles podem oferecer ao consumidor.
Também é muito importante que seus promotores sejam comunicativos e saibam cativar o cliente. O atendimento no PDV pode ser decisivo para que o consumidor realize ou não a compra. Por isso, é preciso contar com uma equipe que tenha afinidade com o produto e que se identifique com ele.