Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As melhores marcas de HD externo: Western Digital, Seagate e muito mais!

As melhores marcas de HD externo: Western Digital, Seagate e muito mais!

18/02/2022 5 Estrelas

Saiba também as principais vantagens em ter um HD externo.

As melhores marcas de HD externo: Western Digital, Seagate e muito mais!

Os HDs externos são uma ótima opção para quem busca ganhar mais espaço na memória interna de um computador, ou de um notebook, e que ao mesmo tempo deseja manter seus principais arquivos armazenados em um dispositivo de fácil acesso, e de preferência, portátil.

Há várias marcas no mercado que comercializam os HDs externos, mas, principalmente para quem não está acostumado a comprar este tipo de aparelho, é importante checar antes a confiabilidade da empresa para que não haja problemas com a compra. 

Para te ajudar, reunimos neste artigo informações sobre as principais marcas de HD externo, entre elas Western Digital, Seagate, Samsung, Toshiba e Lacie, além de dicas essenciais que vão te ajudar a  entender o funcionamento do dispositivo, como identificar o tipo de HD externo, a capacidade de armazenamento e a velocidade. Confira os próximos tópicos e conheça todos os detalhes!

Melhores marcas de HD externo

Quando compramos um dispositivo eletrônico, entre os nossos desejos estão que o aparelho seja de boa qualidade e que tenha durabilidade - já que esses itens costumam ter valor alto.

Para isso, é importante optar por marcas reconhecidas no ramo da tecnologia para fazer uma compra positiva. Se você está buscando um HD externo, confira a seguir as principais empresas que fabricam os melhores modelos do mercado. 

Lacie

A Lacie é uma empresa de origem francesa e norte-americana, fundada em 1989, que comercializa hardwares de computadores e que é especializada em discos rígidos externos - os HDs -, matrizes RAID - combinação de vários discos rígidos para formação de uma matriz -, unidades ópticas, unidades Flash e monitores de computador. 

A empresa tem uma vasta linha de discos rígidos com capacidade de muitos terabytes, com escolha de interfaces e muitos outros benefícios.

Western Digital

A Western Digital é uma empresa norte-americana que fabrica discos rígidos, que fornece soluções econômicas de armazenamento e gerenciamento de informações digitais para pessoas e corporações. 

A empresa foi fundada em 1970 e começou a comercializar HDs no início dos anos 80. Sua sede fica em Lake Forest, no estado da Califórnia.

Seagate

A Seagate é uma fabricante norte-americana de discos rígidos e unidades de fita, fundada em 1979, e que tem sede em Scotts Valley, na Califórnia.

Além dos HDs externos, entre os serviços da empresa estão a Lyve Cloud - armazenamento multinuvem, Lyve Moblie - transferência de dados em massa e Lyve Managed Migration Services - serviços de migração de dados para qualquer tipo de mídia.

Adata

A Adata é uma empresa jovem, fundada em 2001, em Nova Taipé, no Taiwan, que se caracteriza por ser uma manufatura sem fábrica - ou seja, uma companhia de produção artesanal e manual. Sua especialidade é a produção de memória e armazenamento digitais.

Entre os principais itens comercializados pela companhia estão os HDs internos e externos, SSDs internos e externos, pen drives, cartões de memória e de leitura, baterias portáteis e recarregáveis, tradutor de inteligência artificial e cabos USB.

Toshiba

A Toshiba é um dos conglomerados multinacionais japoneses mais famosos do mundo. A empresa foi fundada em 1939, em Tóquio, no Japão, e mantém sua sede na capital japonesa até os dias atuais.

A companhia tem uma gama de produtos e serviços diversificados, entre eles, equipamentos e sistemas de tecnologia da informação e comunicações - como os HDs externos -, equipamentos de escritório, médicos, de iluminação e de logística, sistemas de energia, de infraestrutura industrial e social, além de eletrônicos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Intel

A Intel é uma empresa multinacional e de tecnologia, fundada em 1968, em Mountain View, na Califórnia, e que tem sede no Vale do Silício - famoso por abrigar  as mais importantes start-ups e empresas globais de tecnologia como Facebook, Google, Microsoft e Apple.

A marca é conhecida pela alta qualidade de seu processadores instalados nas máquinas que tem o Windows como sistema operacional, mas a Intel também trabalha com outros produtos como dispositivos - e aqui estão incluídos os HDs externos -, chipsets, produtos para servidores, memória e armazenamento, produtos sem fio, unidades de processamento gráfico, entre outros serviços.

Samsung

A Samsung é uma corporação transnacional sul-coreana, com mais de 80 anos de atuação, fundada em 1938, em Seul - capital da Coréia do Sul -  que atua em diversos ramos da área da tecnologia da informação.

A empresa é muito bem sucedida e com toda a certeza você já teve ou conhece alguém que tem algum aparelho da marca. Além da venda dos HDs externos, a Samsung também comercializa itens nas categorias de telefonia, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, informática, produtos smart, entre outros.

SanDisk

A SanDisk é uma empresa multinacional norte-americana subsidiária da Western Digital, fundada em 1988, em Milpitas, na Califórnia, que fabrica e comercializa produtos de armazenamento de memória como os HDs externos, cartões de memória e pen-drives. A companhia ainda oferece soluções diversificadas para consumidores e empresas.

Como escolher um HD externo

Agora que você já conhece as principais marcas que comercializam HD externo, que tal aprender um pouco mais sobre este dispositivo e fazer a compra certeira do disco rígido? 

Confira a seguir informações sobre as diferenças entre um HD externo portátil e de mesa, qual a capacidade ideal de um HD externo, com funciona a velocidade, os tipos de conexões possíveis, a segurança do dispositivo, entre outras informações.

Escolha um HD externo entre um portátil e de mesa

Muita gente não sabe, mas é possível escolher entre dois tipos de HD externo: o de mesa e o portátil. Para quem procura por um disco rígido com mais performance, o mais indicado é o de mesa, que tem como principais características um espaço maior de armazenamento e  uma rápida transferência de arquivos.

Já os HDs externos portáteis têm como vantagem o tamanho compacto, além de que não precisam ser ligados na tomada, já que sua conexão ocorre através do USB que pode ser plugado no computador, por exemplo - diferente dos HDs de mesa que precisam estar conectados a uma fonte de energia.

Verifique se o HD externo é compatível com o seu sistema operacional

Uma das informações mais importantes que você precisa checar antes de comprar um HD externo é se ele é compatível com o sistema operacional do seu computador. Os sistemas trabalham com tipos de padrões de arquivos diferentes um do outro, por isso, antes de comprar um disco rígido, é importante checar se ele vai ser compatível com a sua máquina.

O Windows trabalha com os arquivos em NTFS, o MacOs com arquivos em HFG+ e o Linux com arquivos em NTFS-3G. Outro detalhe é que os dispositivos da Apple conseguem ler os arquivos em NTFS no disco rígido, contudo não podem fazer novas gravações nele. Já o Linux costuma aceitar o mesmo padrão de arquivos do Windows, mas é indicado adotar o padrão específico desse sistema para evitar dores de cabeça.

Veja a capacidade de armazenamento do HD externo

Uma das funções primordiais de um HD externo é a sua capacidade de armazenamento e essa informação com toda certeza é decisiva na hora da compra. Para entender a questão é preciso considerar os tipos de dados que serão armazenados no dispositivo - que vão desde documentos e planilhas até games e softwares mobile, por exemplo. 

Entre as opções mais adquiridas estão os HDs externos com 1 TB e 2 TB de capacidade - já que oferecem uma ótima possibilidade de armazenamento e atendem bem a maioria dos usuários. Se no seu caso, você deseja um disco rígido externo para armazenar arquivos mais leves, como documentos e fotos, 500 GB pode ser o suficiente.

Confira a velocidade do HD externo

Além da velocidade de transferência de dados da máquina para o HD externo, também é importante considerar a velocidade de rotação dos discos rígidos - que é medida em RPM (rotação por minuto), uma unidade de velocidade angular.

HDs externos que têm velocidade de rotação de 7200 RPM são os mais indicados para quem busca uma leitura ágil e, portanto, eles costumam satisfazer as necessidades dos consumidores com tranquilidade.

Verifique o tipo e quantidade de conexões que o HD externo tem

Mais um fator importante a se considerar na hora de comprar um HD externo é o tipo de conexão utilizada no dispositivo - que inclusive influencia na velocidade com que os dados serão transferidos para o disco rígido. 

Modelos mais antigos costumam apresentar conectividade USB 2.0 - o que tem se tornado cada vez mais raro. Hoje em dia, as conexões nos HDs externos mais comuns são USB3.0, USB-C, Thunderbolt 2 e Thunderbolt 3 - essas duas últimas sãoo mais indicadas para usuários que precisam de alta performance do disco rígido.

Veja qual é o sistema de segurança que o HD externo possui

Outra questão essencial para a compra de um HD externo de qualidade é a segurança dos dados que ele fornece. É indicado que você realize uma criptografia do seu disco rígido, gerando assim chaves secretas e seguras para o acesso aos dados. Há ainda a criptografia de software e a de hardware.

A de software se refere à proteção contra acessos não autorizados e é caracterizada por logins, senhas e criptografia de dados. Contudo, esse tipo de criptografia costuma trazer lentidão para o disco rígido. Nesse caso, se você precisa de alta performance do HD externo, o ideal é optar pela criptografia de hardware.

Sobre o HD externo

Estamos chegando no fim do artigo, mas ainda é importante que você compreenda outros pontos chaves para tomar a decisão mais correta na hora de comprar seu HD externo. Confira a seguir o que é um HD externo, para que serve, qual a diferença entre HD externo e SSD, e as principais vantagens deste dispositivo.

O que é um HD externo?

O HD externo é um dispositivo de armazenamento de arquivos digitais, igual ao que se localiza dentro dos computadores e notebooks, com a diferença que ele fica fora da máquina e pode ser de mesa ou portátil.

A depender da marca e do modelo, um disco rígido pode ter até aproximadamente 10 anos de vida útil, além de que ele pode representar um ótimo custo benefício pela sua funcionalidade e preços praticados. Contudo, um dos maiores cuidados que se deve ter com este dispositivo é a sua segurança física.

Caso o aparelho caia ou quebre, pode haver perda total dos arquivos que estavam armazenados nele. Mantendo o HD externo em local seguro, limpo, seco e sem presença de luz solar, você vai conseguir estender a durabilidade dele o máximo possível.

Outro cuidado que se deve ter é que se tenha um backup das informações contidas no HD externo - justamente caso ocorra algo com o aparelho e ele acabe danificado, o que vai resultar na perda das informações que estavam armazenadas nele. 

Para que serve um HD Externo?

O HD externo funciona como uma memória fora do computador, como explicado anteriormente, sendo assim ele dispensa ocupação de espaço no armazenamento interno do computador - o que resulta em agilidade e performance para a máquina -, além de que, na versão portátil, você tem a possibilidade de levar consigo seus arquivos de trabalho e pessoais para onde for.

A grande diferença de um HD externo comparado a um pen drive, por exemplo, é que os discos rígidos têm capacidade muito maior, chegando até 20 TB - em modelos mais avançados. Sendo assim, é mais vantajoso ter o HD externo como dispositivo de armazenamento móvel.

Qual a diferença entre o HD Externo e o SDD?

A principal comparação que se faz de um HD - seja interno ou externo - com um SSD - outro tipo de armazenamento que é considerado a evolução do HD - é a velocidade. 

O SSD é mais rápido e traz mais agilidade para a máquina, ou na transferência de dados do computador para o dispositivo - quando o SSD é externo. Em contrapartida, esse tipo de armazenamento é mais caro, além de ter vida útil e capacidade menores, em comparação ao HD. Caso decida que o SSD é a opção ideal para o seu uso, não deixe de conferir os 10 melhores SSDs de 2022.

As vantagens de ter um HD Externo

As vantagens em se utilizar os HDs externos são que com esses dispositivos você pode transportar uma grande quantidade de arquivos digitais simultaneamente, com a possibilidade de conseguir acessá-los de forma off line - já que não há a necessidade de conexão de internet para o uso do disco rígido, diferente do armazenamento em nuvem, por exemplo.

Outra vantagem é a liberação de espaço interno no seu computador ou notebook, o que faz o uso da máquina se tornar mais fluído, responsivo e rápido - já que sobra mais espaço para o processador operar. Não deixe de verificar as opções mais populares em os 10 melhores HDs externos de 2022 e escolha o HD ideal para você.

Conheça as melhores marcas de HD externo e não tenha mais problemas!

Agora que você chegou ao fim deste artigo temos a certeza que já tem as informações essenciais para escolher a melhor marca de HD externo e fazer uma boa escolha do dispositivo. 

Não se esqueça de dar preferência para os modelos da Lacie, Western Digital, Seagate, Adata, Toshiba, Intel, Samsung e SanDisk - que são as melhores marcas do mercado, na nossa avaliação.

Além das empresas, não deixa de se certificar o tipo de HD externo que você vai levar - se é portátil ou de mesa -, a capacidade de armazenamento, as conexões, a velocidade, o sistema de segurança, a compatibilidade com o sistema do seu computador e outros quesitos que abordamos ao longo do artigo.

Por último, saiba que além de um HD potente, ter um bom notebook é essencial para evitar travamentos e obter um bom desempenho do aparelho. Confira os 10 melhores notebooks de 2022 e saiba qual opção possui o melhor custo-benefício!



Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

A transformação digital no Brasil reflete um cenário global de inovação e crescimento, mas com desafios e oportunidades próprias do país.

Autor: Divulgação

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

Da redução de preços ao cashback: a transformação das compras online

Graças à comodidade de fazer compras online a partir de casa, muitos idosos estão recorrendo à Internet para encontrar os melhores preços para as suas necessidades farmacêuticas.

Autor: Divulgação


Inovação na advocacia na era digital

Tecnologias como IA e RPA transformam a advocacia, aumentando eficiência e inovação no setor jurídico.

Autor: Divulgação

Inovação na advocacia na era digital

Conheça 6 ideias para começar a empreender em 2024

Ficar por dentro das tendências e movimentos do mercado que impactam seus negócios tornou-se mais importante do que nunca.

Autor: Divulgação


O poder da transformação digital na vida cotidiana

A transformação digital não é mais uma novidade, mas uma realidade enraizada em nossas vidas diárias.

Autor: Divulgação

O poder da transformação digital na vida cotidiana

10 ideias criativas para fotos no Instagram: surpreenda seus seguidores com conteúdo incrível

Surpreenda seus seguidores com 10 ideias criativas para fotos no Instagram, destacando-se no feed com inovação, estilo e conteúdo visual impactante.

Autor: Divulgação


Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

O Free Fire ganhou popularidade entre os jogadores. Isso ocorre porque atende à necessidade de diversão e prazer.

Autor: Divulgação

Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

Revolucione sua escrita: uma introdução às ferramentas de parafraseamento de IA

Está cansado de passar demasiado tempo a reformular o conteúdos?

Autor: Divulgação


6 ideias para gerar renda extra em 2024

Estamos nos aproximando de 2024, que promete ser revolucionário no mundo das finanças e dos negócios.

Autor: 5 estrelas


Cartas de baralho na cultura pop: as representações mais icônicas em filmes, livros e músicas

No universo vibrante e pulsante da cultura pop, as cartas de baralho se estabeleceram como símbolos emblemáticos, narrando histórias de suspense, drama, romance e aventura.

Autor: 5 estrelas


Qual o primeiro sinal de uma traição? Saiba mais!

Saiba qual o primeiro sinal de uma traição no relacionamento e quais as reações de uma pessoa que trai.

Autor: 5 estrelas

Qual o primeiro sinal de uma traição? Saiba mais!

Descubra uma perfumaria com os aromas de Capri

Uma das coisas que ficam gravadas na minha memória é o cheiro, de uma pessoa, de um momento, de um lugar!

Autor: Caroline Demolin - Personal Stylist e Consultora de Moda

Descubra uma perfumaria com os aromas de Capri