Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como a cor verde do logotipo afeta o sucesso da marca

Como a cor verde do logotipo afeta o sucesso da marca

12/12/2022 5 Estrelas

Que associações a cor verde evoca em você?

O que vem à mente: becos verdes e campos de filmes, sua floricultura favorita, primavera, os olhos verdes de um ente querido ou os logo WhatsApp, Subway ou Spotify?

Se você se lembra dos logotipos verdes, essas empresas conseguiram fazer do verde seu cartão de visita. Mas surge a pergunta: essas marcas tiveram algum propósito na escolha da cor? Vamos descobrir.

Que cor você acha que combina com sua marca - azul, rosa ou outra? Escolher a cor certa para uma marca não é exatamente a matemática definitiva, mas pode ser difícil se você não souber qual mensagem deseja transmitir ou qual é a estratégia de sua marca.

Quando você encontrar as respostas para essas perguntas e verificar a psicologia das cores, poderá começar a escolher uma cor. Por exemplo, verde representa crescimento, harmonia, natureza e muito mais. Então, o que significa verde em um logotipo e se adequará à sua marca? Agora nós vamos te contar.

Verde na psicologia das cores

Todo mundo sabe que o verde simboliza a natureza e a harmonia. Essa cor é a mais fácil de ver porque o olho humano não precisa se adaptar a ela.

Esta cor está associada à paz, segurança, saúde e restauração. Verde também é fresco e jovem e representa equilíbrio, simplicidade e confiança.

Um estudo do cientista Joe Hallock identificou 9 associações principais com o verde: coragem, medo, mesquinhez, diversão, qualidade, confiabilidade, segurança, velocidade e confiança.

De acordo com Hallock, o verde é mais popular entre os jovens do que entre os mais velhos. O que isto significa? Se o seu público-alvo são os jovens, fique à vontade para escolher o verde.

Áreas onde o verde é popular

A pesquisa mostra que, se sua marca precisa estabelecer a confiança do cliente, é melhor escolher cores frias e calmas. Verde é ótimo. Por isso, é frequentemente utilizado nas áreas de tecnologia, saúde e nutrição, onde a confiança é uma condição chave para o sucesso.

Tecnologia

Um dos aplicativos de streaming de música mais famosos, o Spotify, enfrentou críticas em 2015 por mudar o tom de verde de brócolis para verde claro em seu logotipo.

A princípio, os usuários não gostaram do novo tom, então o Spotify postou um texto explicativo, observando que o logotipo antigo "precisava de uma mudança drástica" e queria adicionar um "acento de cor".

Em geral, eles não devolveram a cor antiga. O Spotify estava convencido de que seria melhor para a marca, e hoje é difícil imaginar seu logotipo com um tom diferente de verde.

Acontece que o Spotify fez a escolha certa ao mudar o sotaque da cor, e o influxo de novos usuários após a mudança apenas confirma isso.

É claro que o Spotify não é a única empresa do setor a adotar a cor verde. Outras marcas famosas como WhatsApp, Android, Hulu, Acer, Wechat, Nvidia também usam verde em seus logotipos. O motivo dessa escolha de cores é que essas marcas visam estabelecer a confiança do usuário e mostrar que são rápidas e seguras.

Esfera da nutrição

É nessa área que o verde e suas tonalidades são amplamente utilizados. Sprite, Starbucks, Subway, TicTac, Heineken e mais têm logotipos verdes. Por isso, eles se esforçam para mostrar aos consumidores que sua marca e seus produtos são naturais, atraentes e equilibrados.

Assistência médica

No caminho para casa, você provavelmente verá muitas farmácias. Você consegue se lembrar de quais logotipos coloridos eles usam? Provavelmente, você responderá a esse verde. Farmácias e marcas de beleza orgânica, como Nature Republic e Flora & Fauna, usam o verde para mostrar que oferecem produtos veganos limpos e representam tranquilidade.

Um logotipo verde é adequado para sua marca?

Será difícil responder a essa pergunta de forma inequívoca, pois depende muito da área, do que você oferece e do seu público-alvo. Na hora de escolher uma cor, você precisa levar em consideração a origem da sua marca e para qual direção ela está indo.

O verde ajudará sua marca a parecer natural, fresca, simples e amigável. Se você trabalha com saúde, tecnologia ou nutrição, o verde pode ser uma boa escolha para sua cor principal de marca. Existem muitos tons de verde, então você pode experimentar e encontrar o certo.



Inovação na advocacia na era digital

Tecnologias como IA e RPA transformam a advocacia, aumentando eficiência e inovação no setor jurídico.

Autor: Divulgação

Inovação na advocacia na era digital

Conheça 6 ideias para começar a empreender em 2024

Ficar por dentro das tendências e movimentos do mercado que impactam seus negócios tornou-se mais importante do que nunca.

Autor: Divulgação


Da redução de preços ao cashback: a transformação das compras online

Graças à comodidade de fazer compras online a partir de casa, muitos idosos estão recorrendo à Internet para encontrar os melhores preços para as suas necessidades farmacêuticas.

Autor: Divulgação


O poder da transformação digital na vida cotidiana

A transformação digital não é mais uma novidade, mas uma realidade enraizada em nossas vidas diárias.

Autor: Divulgação

O poder da transformação digital na vida cotidiana

10 ideias criativas para fotos no Instagram: surpreenda seus seguidores com conteúdo incrível

Surpreenda seus seguidores com 10 ideias criativas para fotos no Instagram, destacando-se no feed com inovação, estilo e conteúdo visual impactante.

Autor: Divulgação


Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

O Free Fire ganhou popularidade entre os jogadores. Isso ocorre porque atende à necessidade de diversão e prazer.

Autor: Divulgação

Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

Revolucione sua escrita: uma introdução às ferramentas de parafraseamento de IA

Está cansado de passar demasiado tempo a reformular o conteúdos?

Autor: Divulgação


6 ideias para gerar renda extra em 2024

Estamos nos aproximando de 2024, que promete ser revolucionário no mundo das finanças e dos negócios.

Autor: 5 estrelas


Cartas de baralho na cultura pop: as representações mais icônicas em filmes, livros e músicas

No universo vibrante e pulsante da cultura pop, as cartas de baralho se estabeleceram como símbolos emblemáticos, narrando histórias de suspense, drama, romance e aventura.

Autor: 5 estrelas


Qual o primeiro sinal de uma traição? Saiba mais!

Saiba qual o primeiro sinal de uma traição no relacionamento e quais as reações de uma pessoa que trai.

Autor: 5 estrelas

Qual o primeiro sinal de uma traição? Saiba mais!

Descubra uma perfumaria com os aromas de Capri

Uma das coisas que ficam gravadas na minha memória é o cheiro, de uma pessoa, de um momento, de um lugar!

Autor: Caroline Demolin - Personal Stylist e Consultora de Moda

Descubra uma perfumaria com os aromas de Capri

Transforme visitantes em clientes: estratégias de marketing digital

O primeiro passo para ter clientes por meio das estratégias de marketing digital é a atração.

Autor: 5 estrelas