Como a cor verde do logotipo afeta o sucesso da marca
Como a cor verde do logotipo afeta o sucesso da marca
Que associações a cor verde evoca em você?
O que vem à mente: becos verdes e campos de filmes, sua floricultura favorita, primavera, os olhos verdes de um ente querido ou os logo WhatsApp, Subway ou Spotify?
Se você se lembra dos logotipos verdes, essas empresas conseguiram fazer do verde seu cartão de visita. Mas surge a pergunta: essas marcas tiveram algum propósito na escolha da cor? Vamos descobrir.
Que cor você acha que combina com sua marca - azul, rosa ou outra? Escolher a cor certa para uma marca não é exatamente a matemática definitiva, mas pode ser difícil se você não souber qual mensagem deseja transmitir ou qual é a estratégia de sua marca.
Quando você encontrar as respostas para essas perguntas e verificar a psicologia das cores, poderá começar a escolher uma cor. Por exemplo, verde representa crescimento, harmonia, natureza e muito mais. Então, o que significa verde em um logotipo e se adequará à sua marca? Agora nós vamos te contar.
Verde na psicologia das cores
Todo mundo sabe que o verde simboliza a natureza e a harmonia. Essa cor é a mais fácil de ver porque o olho humano não precisa se adaptar a ela.
Esta cor está associada à paz, segurança, saúde e restauração. Verde também é fresco e jovem e representa equilíbrio, simplicidade e confiança.
Um estudo do cientista Joe Hallock identificou 9 associações principais com o verde: coragem, medo, mesquinhez, diversão, qualidade, confiabilidade, segurança, velocidade e confiança.
De acordo com Hallock, o verde é mais popular entre os jovens do que entre os mais velhos. O que isto significa? Se o seu público-alvo são os jovens, fique à vontade para escolher o verde.
Áreas onde o verde é popular
A pesquisa mostra que, se sua marca precisa estabelecer a confiança do cliente, é melhor escolher cores frias e calmas. Verde é ótimo. Por isso, é frequentemente utilizado nas áreas de tecnologia, saúde e nutrição, onde a confiança é uma condição chave para o sucesso.
Tecnologia
Um dos aplicativos de streaming de música mais famosos, o Spotify, enfrentou críticas em 2015 por mudar o tom de verde de brócolis para verde claro em seu logotipo.
A princípio, os usuários não gostaram do novo tom, então o Spotify postou um texto explicativo, observando que o logotipo antigo "precisava de uma mudança drástica" e queria adicionar um "acento de cor".
Em geral, eles não devolveram a cor antiga. O Spotify estava convencido de que seria melhor para a marca, e hoje é difícil imaginar seu logotipo com um tom diferente de verde.
Acontece que o Spotify fez a escolha certa ao mudar o sotaque da cor, e o influxo de novos usuários após a mudança apenas confirma isso.
É claro que o Spotify não é a única empresa do setor a adotar a cor verde. Outras marcas famosas como WhatsApp, Android, Hulu, Acer, Wechat, Nvidia também usam verde em seus logotipos. O motivo dessa escolha de cores é que essas marcas visam estabelecer a confiança do usuário e mostrar que são rápidas e seguras.
Esfera da nutrição
É nessa área que o verde e suas tonalidades são amplamente utilizados. Sprite, Starbucks, Subway, TicTac, Heineken e mais têm logotipos verdes. Por isso, eles se esforçam para mostrar aos consumidores que sua marca e seus produtos são naturais, atraentes e equilibrados.
Assistência médica
No caminho para casa, você provavelmente verá muitas farmácias. Você consegue se lembrar de quais logotipos coloridos eles usam? Provavelmente, você responderá a esse verde. Farmácias e marcas de beleza orgânica, como Nature Republic e Flora & Fauna, usam o verde para mostrar que oferecem produtos veganos limpos e representam tranquilidade.
Um logotipo verde é adequado para sua marca?
Será difícil responder a essa pergunta de forma inequívoca, pois depende muito da área, do que você oferece e do seu público-alvo. Na hora de escolher uma cor, você precisa levar em consideração a origem da sua marca e para qual direção ela está indo.
O verde ajudará sua marca a parecer natural, fresca, simples e amigável. Se você trabalha com saúde, tecnologia ou nutrição, o verde pode ser uma boa escolha para sua cor principal de marca. Existem muitos tons de verde, então você pode experimentar e encontrar o certo.