Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Confira essas dicas antes de se candidatar a um novo emprego

Confira essas dicas antes de se candidatar a um novo emprego

15/06/2019 5 Estrelas

Conseguir uma nova oportunidade de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente se a situação econômica do país não está muito boa, se você ficou fora do mercado de trabalho por muito tempo ou se não tem muita experiência (ou nenhuma experiência) na área.

Confira essas dicas antes de se candidatar a um novo emprego

Nos processos de seleção, as empresas levam em conta o currículo, as experiências, a formação, o nível de aptidão e a postura pessoal e a fala dos candidatos, dentre outros elementos.

Dentre esses requisitos, verificar perfis em redes sociais é um procedimento cada vez mais comum por parte de um número crescente de empresas. Esse é um “detalhe” que pode passar despercebido pela maioria das pessoas.

Nesse artigo, você vai entender como suas redes sociais têm impacto real na sua carreira e nos processos seletivos durante a busca por um emprego.

O impacto das redes sociais na seleção de candidatos

Que o mundo online já faz parte da vida cotidiana de grande parte das pessoas (só no Brasil, há mais de 138.4 milhões de usuários da internet) não é nenhuma novidade. E, desse mundo virtual, uma fatia imensa corresponde às redes sociais.

Plataformas como Facebook, Twitter, Youtube e Instagram (dentre outras ainda pouco usadas no Brasil, mas com públicos crescentes, como o VKontakte) fazem parte do dia a dia das pessoas.

O que grande parte dessas pessoas não percebe é que os registros das suas atividades na internet (quem você segue, o que você curte, suas fotos, suas opiniões políticas e pessoais, seu status de relacionamento, etc.) serve, muitas vezes, como base para uma empresa te contratar ou não.

As redes sociais “centralizam” suas informações e, por meio delas, é muito fácil traçar seu perfil social. E, acredite: o sim ou o não que você recebe em um processo seletivo provavelmente foi influenciado por aquilo que, por meio de pesquisas rápidas, pessoas responsáveis pelos setores de contratação viram sobre você na internet.

Limpe seus rastros nas redes sociais

Muitas empresas costumam fazer pesquisas sobre os candidatos antes de fechar uma contratação, e as mídias sociais podem ser um verdadeiro motivo para recusar a contratação de alguém.

Antes de começar sua busca por uma nova oportunidade de trabalho, remova o máximo de rastros das suas redes sociais, excluindo aquilo que você julgar inconveniente ou contraproducente para sua contratação.

Muitas pessoas reagem a esse conselho de modo negativo, achando que é exagero achar que nós vivemos em um mundo onde nossas ações são monitoradas até mesmo nas redes sociais, como se isso realmente influenciasse a decisão de uma empresa.

Mas, por mais distópico que isso pareça, a verdade é que, depois que algo cai na internet, é praticamente impossível reverter isso. Revise suas configurações de privacidade e, se você achar necessário, não publique determinadas informações na internet.

Como excluir suas redes sociais

A melhor dica, provavelmente (e a mais lógica), é a de simplesmente não manter informações pessoais na internet, nem mesmo perfis em redes sociais. Se você tem contas em redes sociais e acha desnecessário mantê-las, você pode excluir cada uma delas de acordo com as configurações próprias de cada rede social.

O Facebook possui uma opção para desativar sua conta pessoal, tornando-a “invisível” e inexistente em buscas na plataforma. Nas configurações do Twitter, também há uma opção semelhante – e o mesmo vale para o Instagram.

Se você quer deletar uma conta do Snapchat, basta clicar no seu bitmoji ou no seu nome, no canto superior esquerdo da tela, clicar nas configurações, selecionar a opção “accounts portal” e selecionar a opção para deletar sua conta.

Para outras redes sociais, é fácil achar tutoriais rápidos na internet sobre como excluir suas contas ou aumentar sua privacidade.

Uma dica importante é evitar invasões nas suas contas de redes sociais, que podem ser hackeadas e editadas por pessoas com intenções ruins. Há mecanismos como os provedores VPN que aumentam a criptografia da sua rede, tornando-a mais segura. Se você não sabe o que são esses aplicativos, clique aqui para saber o que é um VPN.

Se você não quer que alguém saiba, não faça

O conselho, aqui, poderia ser rescrito como “se você não quer que alguém saiba, não publique”. Mas não fazer é uma dica ainda melhor. O modo mais racional e inteligente de evitar constrangimentos não só virtuais, mas também reais, é tomando as atitudes certas.

Evitar reproduzir discursos de ódio e comportamentos considerados como preconceituosos (como cyberbullying, dentre outros) é a melhor forma de evitar incômodos – e até mesmo processos legais.

Pense sobre a imagem pessoal que você está deixando não só no mundo físico, mas nos ambientes virtuais. Reflita se esse é o tipo de perfil que você quer definir para si e, claro, para possíveis contratantes. Abra portas e construa pontes, ao invés de destruí-las – mesmo que online.



Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Cansado de ficar trocando de login? O Multilogin te ajuda a gerenciar diversas contas online simultaneamente. Aprenda a criar perfis isolados, usar proxies e muito mais para navegar anonimamente!

Autor: Divulgação

Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

A geladeira, um eletrodoméstico aparentemente comum, zumbindo ao fundo, desempenha silenciosamente um papel vital em nossas vidas cotidianas.

Autor: Divulgação

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

A transformação digital no Brasil reflete um cenário global de inovação e crescimento, mas com desafios e oportunidades próprias do país.

Autor: Divulgação

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

Da redução de preços ao cashback: a transformação das compras online

Graças à comodidade de fazer compras online a partir de casa, muitos idosos estão recorrendo à Internet para encontrar os melhores preços para as suas necessidades farmacêuticas.

Autor: Divulgação


Inovação na advocacia na era digital

Tecnologias como IA e RPA transformam a advocacia, aumentando eficiência e inovação no setor jurídico.

Autor: Divulgação

Inovação na advocacia na era digital

Conheça 6 ideias para começar a empreender em 2024

Ficar por dentro das tendências e movimentos do mercado que impactam seus negócios tornou-se mais importante do que nunca.

Autor: Divulgação


O poder da transformação digital na vida cotidiana

A transformação digital não é mais uma novidade, mas uma realidade enraizada em nossas vidas diárias.

Autor: Divulgação

O poder da transformação digital na vida cotidiana

10 ideias criativas para fotos no Instagram: surpreenda seus seguidores com conteúdo incrível

Surpreenda seus seguidores com 10 ideias criativas para fotos no Instagram, destacando-se no feed com inovação, estilo e conteúdo visual impactante.

Autor: Divulgação


Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

O Free Fire ganhou popularidade entre os jogadores. Isso ocorre porque atende à necessidade de diversão e prazer.

Autor: Divulgação

Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

Revolucione sua escrita: uma introdução às ferramentas de parafraseamento de IA

Está cansado de passar demasiado tempo a reformular o conteúdos?

Autor: Divulgação


6 ideias para gerar renda extra em 2024

Estamos nos aproximando de 2024, que promete ser revolucionário no mundo das finanças e dos negócios.

Autor: 5 estrelas


Cartas de baralho na cultura pop: as representações mais icônicas em filmes, livros e músicas

No universo vibrante e pulsante da cultura pop, as cartas de baralho se estabeleceram como símbolos emblemáticos, narrando histórias de suspense, drama, romance e aventura.

Autor: 5 estrelas