Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Conheça 6 ideias para começar a empreender em 2024

Conheça 6 ideias para começar a empreender em 2024

07/02/2024 Divulgação

Ficar por dentro das tendências e movimentos do mercado que impactam seus negócios tornou-se mais importante do que nunca.

O processo vertiginoso da evolução tecnológica, das mudanças sociais, das preocupações com o meio ambiente e das mudanças da economia criaram um novo panorama para quem quer empreender.

Esses fatores não apenas refletem, mas também moldam o comportamento do consumidor e trazem novos direcionamentos importantes para o mundo dos negócios. Nos últimos anos, temos visto a expansão exponencial da tecnologia revolucionar o comportamento do consumidor.

A evolução da era digital criou um cenário em que os consumidores estão mais conscientes, sofisticados, informados e conectados, tornando a adaptação essencial para que as empresas sobrevivam e prosperem. Além disso, as preocupações socioambientais têm-se revelado pilares fundamentais no senso crítico e nas as preferências dos consumidores, promovendo dessa forma um mercado cada vez mais responsável.

Entender e antecipar as mudanças do mercado é fundamental para empreendedores que buscam investir e a se diferenciar. As tendências atuais são mais do que apenas modismos. Estas representam oportunidades concretas para a inovação, adaptação e até a redefinição de modelos de negócio e, neste contexto, o reconhecimento de tendências pode orientar os passos no caminho empreendedor e contribuir para o sucesso do empreendimento, como um mapa que fornece informações valiosas sobre sustentabilidade.

De acordo com o serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas – SEBRAE – os empreendimentos relacionados à tecnologia, inovação, diversidade e sustentabilidade, devem seguir em alta e a ditar o rumo das tendências para empreender em 2024, dessa forma empreendedores e investidores devem estar atentos a essas áreas para expandir seus negócios com mais eficiência. Trazemos algumas propostas de ideias para empreender com sustentabilidade em 2024.

Setor alimentício

Para aqueles que optarem a empreender no setor alimentício têm bons motivos para apostar em produtos relacionados à alimentação saudável. É um nicho do mercado de alimentos que segue em alta, principalmente aqueles que focam em alimentos orgânicos, livres de conservantes, glúten e ingredientes de origem animal. Além de vender produtos frescos, a demanda também cria oportunidades para nutricionistas e trabalhadores do setor de gastronomia.

Setor de saúde e bem-estar

Outro mercado que segue em alta principalmente pós pandemia é o de saúde e bem-estar, onde as pessoas de maneira geral, passaram a se preocupar com o auto cuidado, dessa forma, o empreendedorismo focado na felicidade e bem-estar é outra tendência que segue me destaque. Produtos e serviços que melhorem a saúde mental ou a qualidade do sono, são nichos que merecem atenção especial. Outras apostas para esse setor são: clínicas de estéticas, produtos naturais e academias.

Acessórios e roupas de segunda mão

Principalmente devido à agenda da governança ambiental, social e corporativa (ESG), o consumo sustentável na moda é cada vez mais discutido no mercado. Portanto, a previsão de crescimento para o mercado sustentável está ao redor de 15% a 20% até o ano de 2030, segundo dados do Boston Consulting Group (BCG). Este é um cenário favorável para iniciar um pequeno negócio focado em bens de segunda mão, mais especificamente os produtos para adultos.

Soluções em IA

 A inteligência artificial foi um dos temas que mais esteve em alta em 2023 sendo o foco principal de 481 startups no Brasil, que já atraíram aproximadamente US$ 800 milhões (aproximadamente R$ 4 bilhões) em investimentos desde 2017. Por isso, especialistas apontam as ferramentas de IA como uma grande vantagem para quem deseja ingressar na área de tecnologia, acelerando processos de forma eficiente e reduzindo custos.

Serviços e produtos para animais de estimação

O setor de serviços e produtos para pets segue aquecido em 2024, com uma demanda crescente tanto em serviços como em produtos. Segundo a Abinpet, o Brasil é o terceiro pais com alto faturamento do setor.

Educação online

Outro setor com grande potencial para ser explorado é o da educação, projetos com propostas com menor formalidade. O público dos conteúdos online produzidos durante a pandemia mostrou que as pessoas estão mais dispostas a aprender novas competências de formas flexíveis e alternativas. A produção de cursos de curta duração para atender a essa demanda e ensinar competências específicas pode ser uma boa solução.

Uma compreensão profunda do mercado e uma capacidade de identificar oportunidades são essenciais para o empreendedorismo bem-sucedido. Isso envolve a compreensão das necessidades dos clientes, análise da concorrência e adaptação às mudanças nas condições do mercado.



Como melhorar a concentração de forma natural?

A dificuldade de concentração é uma condição generalizada nos dias atuais.

Autor: Divulgação

Como melhorar a concentração de forma natural?

Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Cansado de ficar trocando de login? O Multilogin te ajuda a gerenciar diversas contas online simultaneamente. Aprenda a criar perfis isolados, usar proxies e muito mais para navegar anonimamente!

Autor: Divulgação

Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

A geladeira, um eletrodoméstico aparentemente comum, zumbindo ao fundo, desempenha silenciosamente um papel vital em nossas vidas cotidianas.

Autor: Divulgação

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

A transformação digital no Brasil reflete um cenário global de inovação e crescimento, mas com desafios e oportunidades próprias do país.

Autor: Divulgação

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

Da redução de preços ao cashback: a transformação das compras online

Graças à comodidade de fazer compras online a partir de casa, muitos idosos estão recorrendo à Internet para encontrar os melhores preços para as suas necessidades farmacêuticas.

Autor: Divulgação


Inovação na advocacia na era digital

Tecnologias como IA e RPA transformam a advocacia, aumentando eficiência e inovação no setor jurídico.

Autor: Divulgação

Inovação na advocacia na era digital

O poder da transformação digital na vida cotidiana

A transformação digital não é mais uma novidade, mas uma realidade enraizada em nossas vidas diárias.

Autor: Divulgação

O poder da transformação digital na vida cotidiana

10 ideias criativas para fotos no Instagram: surpreenda seus seguidores com conteúdo incrível

Surpreenda seus seguidores com 10 ideias criativas para fotos no Instagram, destacando-se no feed com inovação, estilo e conteúdo visual impactante.

Autor: Divulgação


Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

O Free Fire ganhou popularidade entre os jogadores. Isso ocorre porque atende à necessidade de diversão e prazer.

Autor: Divulgação

Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

Revolucione sua escrita: uma introdução às ferramentas de parafraseamento de IA

Está cansado de passar demasiado tempo a reformular o conteúdos?

Autor: Divulgação


6 ideias para gerar renda extra em 2024

Estamos nos aproximando de 2024, que promete ser revolucionário no mundo das finanças e dos negócios.

Autor: 5 estrelas


Cartas de baralho na cultura pop: as representações mais icônicas em filmes, livros e músicas

No universo vibrante e pulsante da cultura pop, as cartas de baralho se estabeleceram como símbolos emblemáticos, narrando histórias de suspense, drama, romance e aventura.

Autor: 5 estrelas