Dicas de como montar um mini mercado
Dicas de como montar um mini mercado
Segundo dados da GFK Brasil, um mini mercado pode faturar por ano cerca de 2 milhões de reais.
Para um bairro, investir em mercado de pequeno porte pode render faturamento ao oferecer produtos básicos aos seus clientes, como arroz, feijão, café e entre outros. Mas, para abrir este estabelecimento, é importante levar em consideração alguns fatores. Saiba mais como montar um mini mercado lucrativo.
Estrutura
Antes de tudo, antes de abrir esse tipo de estabelecimento, é preciso obter o CNPJ, registrar o mini mercado e receber todas as autorizações necessárias, como a do corpo de bombeiros.
Após os registros, deve-se pensar a localização do seu negócio. Para isso, levam-se em consideração alguns critérios: bairros com fluxos, maior poder de compra e público alvo. A partir disso, é possível montar uma estratégia e estabelecer promoções, formas de divulgação e quais produtos oferecer.
Além disso, a mercearia é vantajosa por não demandar um imóvel grande, podendo apresentar até 150 m². Mas, para fornecer conforto aos clientes, possuir uma área de estacionamento e de carga e descarga é fundamental, além de banheiros, armários para guardar pertences e cestinhas para carregar as compras.
Já para a exibição dos produtos de higiene, alimentos e bebidas é preciso que o mini mercado contenha gôndolas e setores separados para cada tipo de produto. Caso o estabelecimento comercialize carne de ave, carnes bovinas, massas frescas, frios e laticínios, o armazenamento desses produtos deve ser em geladeiras e freezers.
Atendimento
Empresas de pequeno porte, como os mini mercados, não necessitam de uma equipe de funcionários grande, apenas pessoas que trabalhem nos caixas e que atendam em setores de açougue e padaria, caso existam.
Além de promover promoções de bebidas ou outros produtos acordo com os perfis de seus clientes, especialmente aqueles que frequentam pouco o seu mini mercado, você precisa oferecer um atendimento especializado. Seus funcionários devem ser educados e atenciosos para atrair ainda mais pessoas.
Fornecedores de alimentos e bebidas
Por último, mas não menos importante, seu estabelecimento deve contar com uma distribuidora de alimentos para manter seu estoque sempre girando com produtos básicos, como o macarrão.
Contratar uma companhia de confiança e qualidade, te poupará de enfrentar problemas como atraso de entrega e demora para a cotação de produtos.
Também deve-se tomar cuidado com alguns setores do mini mercado. No estoque de hortifrut, por exemplo, é essencial o controle do descarte e exposição das frutas e verduras, já que estragam rapidamente.
E para incentivar a compra, disponibilize produtos na fila do caixa, como barra de chocolate, balas e doces.