Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Glossário Fashion – os principais termos para quem quiser estar sempre na moda

Glossário Fashion – os principais termos para quem quiser estar sempre na moda

27/04/2023 5 Estrelas

Quando se fala sobre moda é comum o uso de termos que sejam um pouco confusos para quem não está tão por dentro do assunto, mas que, no entanto, podem ser muito úteis de saber.

Glossário Fashion – os principais termos para quem quiser estar sempre na moda

Quando se fala sobre moda é comum o uso de termos que sejam um pouco confusos para quem não está tão por dentro do assunto, mas que, no entanto, podem ser muito úteis de saber. Visto que em algum momento talvez sejam necessários ao se aprofundar no tema. Pois, aprender como se vestir bem corrobora para uma imagem pessoal positiva, impactando positivamente diversos setores de sua vida.

Claro que se a pessoa não entende nada sobre essa área, o ideal seria a busca de uma ajuda profissional para ajudar a aprimorar seu estilo. Isso, contudo, nem sempre é viável, restando a internet como guia. Além do mais, mesmo quem tem acesso a uma consultora de moda, possivelmente teria uma falha na comunicação devido a essa falta de conhecimento das nomenclaturas. Desse modo, por mais extenso que o dicionário da moda possa parecer, é preferível conhecer no mínimo os nomes mais usados.

O que torna tão difícil estar a par com esses termos é que constantemente estão surgindo novos, ainda mais hoje em dia com redes sociais como o Tiktok lançando tendências a todo o momento. Com um ritmo tão acelerado assim até mesmo quem é especialista no tema precisa ficar sempre se atualizando para não ficar para trás. Por isso não se sinta mal ao se deparar com algum nome novo mesmo após passar um tempo se dedicando a aprendê-los.    

Outro elemento que pode atrapalhar o domínio desse vocabulário é o fato de a moda importar muitas expressões de outras línguas, sobretudo o inglês, deixando mais complicado para quem não tem a compreensão do idioma. Entretanto, com o objetivo de facilitar o seu entendimento na próxima vez que ler alguma matéria de moda, abaixo há uma lista com o significado das terminologias mais importantes. 

Termos Fashion

Alta-costura: Por vezes encontrado na forma original francesa “Haute Couture”, esse termo designa o departamento da moda de luxo produzida pelas grandes grifes seguindo os padrões estabelecidos pela FHCM — Federation de la Haute Couture et de la Mode.

Beachwear: Nada mais é que o setor que mais comumente chamamos aqui no Brasil de moda praia, composto de bermudas, sungas, biquínis, maiôs e saídas de banho.

Cut out: Expressão em inglês para descrever os recortes nas peças que deixam parte da pele à mostra, tendência que ficou super em alta nos últimos tempos.  

Comeback: É quando uma tendência volta a ficar em alta após um tempo em baixa, algo que acontece com bastante frequência em uma indústria tão cíclica quanto a da moda.

Destroyed: Efeito obtido através do processo de lavagem que traz uma cara de “destruído” para peças jeans como uma calça ou short curto. Geralmente, com detalhes rasgados, é um tipo de peça que há muito tempo é um queridinho do estilo urbano e moderno.

Dress Code: Código de vestimenta utilizado em roupas para o ambiente de trabalho, podendo ser mais ou menos rígido de acordo com as regras da empresa, área profissional e cargo ocupado.    

Fashion Week: Semana de Moda que conta com desfiles de diversas marcas para apresentar as tendências da próxima temporada. Esse evento é dividido conforme as estações primavera/verão e outono/inverno, sempre ocorrendo meses antes do início de cada época do ano correspondente.     

Fast Fashion: Nomenclatura utilizada para definir a produção em ritmo acelerado em grande escala de itens de baixo custo praticada pelas grandes lojas varejistas de moda.    

Look: Esse já um termo bem conhecido, utilizado pela maioria aqui no Brasil para falar das roupas que compõe o visual do dia. O interessante é que, apesar de ser uma palavra adaptada da língua inglesa, por lá ela é empregada ao apontar a aparência geral de alguém. Sendo assim, em inglês, a expressão “outfit” é a maneira mais indicada para se referir a vestimenta da pessoa, vocábulo que também foi importada ao nosso idioma como gíria.

Maison: Nome vindo do francês significando “casa”, é utilizado para identificar as principais grifes de alta-costura como Chanel, Dior, Gucci e Valentino.  

Must have: Muito utilizada em artigos de moda, que dão dicas e/ou mostram as tendências do momento, sendo ocasionalmente abreviada para apenas “must”, essa expressão serve para indicar itens essenciais, que se “deve ter”.  

Oversized: Roupas com uma modelagem ampla, ou seja, que são maiores que o tamanho que normalmente se usaria, ficando largas no corpo. É uma tendência que vem bombando nas últimas temporadas justamente por aliar conforto com estilo.    

Preppy: Estética que voltou a fazer sucesso recentemente, é inspirada no estilo sofisticado dos colégios preparatórios americanos contendo diversas referências dos uniformes utilizados pelos alunos.    

Prêt-à-Porter: Também conhecido na sua versão em inglês Ready-to-Wear, é a divisão da moda que produz roupas “prontas para vestir”. Com peças mais simples que fazem um contraponto à moda mais elaborada da Alta-costura, esse setor surgiu apenas após a Revolução Industrial.    

Slow Fashion: Movimento que apareceu como uma reação ao Fast Fashion e seus impactos negativos ao meio ambiente. Ele promove o consumo consciente de itens com uma qualidade maior, estética atemporal, feitos em uma produção mais artesanal e sustentável.  

Street Style: Termo que faz referência a moda de rua, isto é, visuais do cotidiano da vida urbana.    

Trench Coat: Traduzido literalmente como “casaco de trincheira”, ele é bastante similar ao sobretudo. A diferença é que essa peça tem inspiração militar, produzida, normalmente, a partir de tecidos resistentes, mas um pouco menos pesados, com amarração na cintura e abotoamento duplo.

Trend: O equivalente em inglês para tendência, estéticas e estilos que um grande grupo de pessoas passa a apreciar e usar com frequência durante um determinado período de tempo.

Trendsetter: São aqueles que “lançam tendências” graças a um estilo inovador e disruptivo. Normalmente são celebridades ou possuem alguma posição de destaque, conseguindo influenciar um número maior de pessoas.   

Upciclying: Não utilizado apenas na moda, é o processo de reaproveitamento de materiais antigos para criar produtos novos, visando a diminuição dos danos ao meio ambiente causados pela produção têxtil.  

Vintage: Denominação dada a peças com estilo retrô ou principalmente que foram produzidas em outras épocas, sendo muito utilizada para se referir a itens comprados em brechós.



Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

A transformação digital no Brasil reflete um cenário global de inovação e crescimento, mas com desafios e oportunidades próprias do país.

Autor: Divulgação

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

Da redução de preços ao cashback: a transformação das compras online

Graças à comodidade de fazer compras online a partir de casa, muitos idosos estão recorrendo à Internet para encontrar os melhores preços para as suas necessidades farmacêuticas.

Autor: Divulgação


Inovação na advocacia na era digital

Tecnologias como IA e RPA transformam a advocacia, aumentando eficiência e inovação no setor jurídico.

Autor: Divulgação

Inovação na advocacia na era digital

Conheça 6 ideias para começar a empreender em 2024

Ficar por dentro das tendências e movimentos do mercado que impactam seus negócios tornou-se mais importante do que nunca.

Autor: Divulgação


O poder da transformação digital na vida cotidiana

A transformação digital não é mais uma novidade, mas uma realidade enraizada em nossas vidas diárias.

Autor: Divulgação

O poder da transformação digital na vida cotidiana

10 ideias criativas para fotos no Instagram: surpreenda seus seguidores com conteúdo incrível

Surpreenda seus seguidores com 10 ideias criativas para fotos no Instagram, destacando-se no feed com inovação, estilo e conteúdo visual impactante.

Autor: Divulgação


Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

O Free Fire ganhou popularidade entre os jogadores. Isso ocorre porque atende à necessidade de diversão e prazer.

Autor: Divulgação

Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

Revolucione sua escrita: uma introdução às ferramentas de parafraseamento de IA

Está cansado de passar demasiado tempo a reformular o conteúdos?

Autor: Divulgação


6 ideias para gerar renda extra em 2024

Estamos nos aproximando de 2024, que promete ser revolucionário no mundo das finanças e dos negócios.

Autor: 5 estrelas


Cartas de baralho na cultura pop: as representações mais icônicas em filmes, livros e músicas

No universo vibrante e pulsante da cultura pop, as cartas de baralho se estabeleceram como símbolos emblemáticos, narrando histórias de suspense, drama, romance e aventura.

Autor: 5 estrelas


Qual o primeiro sinal de uma traição? Saiba mais!

Saiba qual o primeiro sinal de uma traição no relacionamento e quais as reações de uma pessoa que trai.

Autor: 5 estrelas

Qual o primeiro sinal de uma traição? Saiba mais!

Descubra uma perfumaria com os aromas de Capri

Uma das coisas que ficam gravadas na minha memória é o cheiro, de uma pessoa, de um momento, de um lugar!

Autor: Caroline Demolin - Personal Stylist e Consultora de Moda

Descubra uma perfumaria com os aromas de Capri