Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Marketing de referência – Tudo o que você necessita saber

Marketing de referência – Tudo o que você necessita saber

16/10/2018 5 Estrelas

No mundo dos negócios é bastante comum que se ouça a expressão “marketing de referência”.

Marketing de referência – Tudo o que você necessita saber

Contudo, a grande verdade é que a maioria dos empresários ainda não conseguiu perceber ao certo como é que esta forma de marketing funciona.

Hoje irei explicar-lhe o que é, como é que funciona e dar-lhe ainda algumas dicas das melhores práticas que deve seguir de forma a ser bem-sucedido nesta estratégia de comunicação. Descubra tudo de seguida.

O que é o marketing de referência?

A ideia por trás do marketing de referência é bastante simples: encontrar consumidores (ou outros empresários) que gostem do seu produto ou serviço (por norma clientes ou pessoas com quem trabalha) e que estejam dispostos e recomendá-lo a outros consumidores (clientes, amigos, conhecidos ou mesmo em grupos das diversas redes sociais).

De forma simples, é possível dizer-se que se trata da comunicação passa a palavra.

Quando esta estratégia de marketing é bem aplicada, a mesma pode gerar uma divulgação enorme (e gratuita) dos seus produtos ou serviços, aumentando o número de clientes e nomeadamente o volume de vendas.

Contrariamente ao que muitos empresários julgam, a verdade é que as referências podem ter uma enorme influência no momento da decisão de compra.

Um exemplo simples e prático: quantas vezes você não perguntou a um amigo se ele não conhecia um canalizador, um pintor ou alguém para fazer algo por si?

A verdade é que provavelmente já foram algumas as vezes e acabou por contratar a pessoa porque alguém de confiança lhe tinha dito que era bom profissional (e provavelmente depois voltou a recomendar o mesmo a alguém).

A verdade é que o marketing de referência ajuda a transformar os seus clientes em vendedores (ou embaixadores da marca), através de um vinculo orgânico com ótimos resultados a com custos bastante reduzidos.

Além de tudo, este tipo de “publicidade” transmite uma ideia de excelência à sua marca e aos serviços ou produtos que a sua empresa vende.

Quais as principais vantagens do marketing de referência

Pois bem, a verdade é que existem diversas vantagens no que concerne esta forma de comunicação. Contudo, muitas empresas não percebem ao certo quais são.

Assim sendo, conheça de seguida as principais vantagens de utilizar as referências para alavancar os seus negócios.

• Redução do CAC (Custo de Aquisição do Cliente);
• Aumento das vendas;
• Aumento da notoriedade da marca;
• Aumento da confiança nos serviços prestados (ou produtos vendidos);
• Publicidade gratuita;

Como vê são algumas as vantagens associadas a este tipo de comunicação, que a médio/longo prazo podem transformar o seu negócio de forma bastante lucrativa.

Quais as melhores práticas para o Marketing de referência

Apostar em marketing de referência é algo essencial para o seu negócio, contudo, existem estratégias que deve ter em conta se quer realmente desenvolver corretamente esta forma de comunicação.

De seguida, iremos indicar-lhe quais as melhores táticas de forma a alavancar as suas vendas.

1 – Torne possível o compartilhamento

De forma a que os seus clientes e amigos possam passar o seu trabalho ou produto como referência, é preciso que os ajude a compartilhar a experiência.

Desta forma, é importante que crie um call to action ou links simples e objetivos que sejam simples de partilhar nas redes sociais ou mesmo por email (de forma a diminuir a dificuldade de compartilhamento por parte das pessoas que estão satisfeitas).

2 – Crie uma oferta valiosa

A grande maioria dos seus clientes que tiveram uma boa experiência com o seu produto ou serviço, já estão provavelmente dispostos a partilhar essa informação com os seus contactos, no entanto, nem todos o fizeram.

De forma a maximizar os resultados que pode obter com o marketing de referência, crie algum tipo de incentivo que tenha valor para os seus clientes (tornando-os desta forma embaixadores da sua marca).

3 – Forneça uma experiência personalizada

A verdade é que quem referência a sua marca deve ser tratado de forma personalizada, pois apenas desta forma os mesmos vão continuar a fazê-lo.
Assim sendo, sempre que contactar com esses consumidores (seja através de email ou campanhas) faça-o de forma ativa e personalizada, incentivando desta forma a que os feedbacks positivos continuem a ser dados.

4 – Permeie quem valoriza a sua marca

Pois bem, esta é uma das questões fundamentais associadas ao Marketing de referência. É importante que premeie quem valoriza a sua marca, quem espalha a palavra sobre a mesma e até quem lhe arranja referências (mesmo que as mesmas não terminem com a efetivação do negócio).

Lembre-se que quem valoriza a sua marca, fá-lo porque acredita que você é realmente bom no tipo de negócio que faz (ou que o seu produto é excecional). No entanto, tenha em conta que essas pessoas querem ser valorizadas também.

Agora que já sabe como funciona o marketing de referência, está na altura de ponderar dedicar-se a esta estratégia.



Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Cansado de ficar trocando de login? O Multilogin te ajuda a gerenciar diversas contas online simultaneamente. Aprenda a criar perfis isolados, usar proxies e muito mais para navegar anonimamente!

Autor: Divulgação

Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

A geladeira, um eletrodoméstico aparentemente comum, zumbindo ao fundo, desempenha silenciosamente um papel vital em nossas vidas cotidianas.

Autor: Divulgação

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

A transformação digital no Brasil reflete um cenário global de inovação e crescimento, mas com desafios e oportunidades próprias do país.

Autor: Divulgação

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

Da redução de preços ao cashback: a transformação das compras online

Graças à comodidade de fazer compras online a partir de casa, muitos idosos estão recorrendo à Internet para encontrar os melhores preços para as suas necessidades farmacêuticas.

Autor: Divulgação


Inovação na advocacia na era digital

Tecnologias como IA e RPA transformam a advocacia, aumentando eficiência e inovação no setor jurídico.

Autor: Divulgação

Inovação na advocacia na era digital

Conheça 6 ideias para começar a empreender em 2024

Ficar por dentro das tendências e movimentos do mercado que impactam seus negócios tornou-se mais importante do que nunca.

Autor: Divulgação


O poder da transformação digital na vida cotidiana

A transformação digital não é mais uma novidade, mas uma realidade enraizada em nossas vidas diárias.

Autor: Divulgação

O poder da transformação digital na vida cotidiana

10 ideias criativas para fotos no Instagram: surpreenda seus seguidores com conteúdo incrível

Surpreenda seus seguidores com 10 ideias criativas para fotos no Instagram, destacando-se no feed com inovação, estilo e conteúdo visual impactante.

Autor: Divulgação


Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

O Free Fire ganhou popularidade entre os jogadores. Isso ocorre porque atende à necessidade de diversão e prazer.

Autor: Divulgação

Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

Revolucione sua escrita: uma introdução às ferramentas de parafraseamento de IA

Está cansado de passar demasiado tempo a reformular o conteúdos?

Autor: Divulgação


6 ideias para gerar renda extra em 2024

Estamos nos aproximando de 2024, que promete ser revolucionário no mundo das finanças e dos negócios.

Autor: 5 estrelas


Cartas de baralho na cultura pop: as representações mais icônicas em filmes, livros e músicas

No universo vibrante e pulsante da cultura pop, as cartas de baralho se estabeleceram como símbolos emblemáticos, narrando histórias de suspense, drama, romance e aventura.

Autor: 5 estrelas