Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que é bom para estrias? Como evitar, tirar e muito mais!

O que é bom para estrias? Como evitar, tirar e muito mais!

03/01/2022 5 Estrelas

Descubra quais são os tipos de estrias e quais os melhores tratamentos para combatê-las.

O que é bom para estrias? Como evitar, tirar e muito mais!

Saiba o que é bom para evitar e tirar estrias!

As estrias são um tipo de cicatriz que se forma na pele devido a um alongamento do tecido humano em um curto período. São muito comuns aparecerem na gravidez, durante a puberdade ou em alterações de peso repentinas, por exemplo.

Antes de entender como se livrar das estrias é preciso saber que existem três tipos delas, que são as vermelhas ou arroxeadas, as brancas superficiais e estreitas, e as brancas profundas e largas.

Neste artigo vamos explicar melhor como cuidar de cada uma delas e o que fazer para eliminar essas indesejadas cicatrizes do corpo. Continue lendo para não perder nenhum detalhe!

O que é bom para tirar estrias?

Os cremes e óleos ideais para reduzir, evitar ou até mesmo eliminar as estrias devem ter propriedades hidratantes e cicatrizantes, além de contribuir para a formação de fibras de colágeno e elastina, que promovem saúde à pele.

Contudo, sempre é importante lembrar que é imprescindível ter um acompanhamento médico antes de aplicar os produtos químicos, até mesmo para que você possa ter certeza de que o tratamento que você está seguindo é de fato eficaz para o seu tipo de estria. Sendo assim, confira seguir os principais tratamentos estéticos para combater as estrias. Dê uma olhada nos 10 melhores cremes para estrias de 2021 e confira qual o produto ideal para combater o seu problema!

Ácido glicólico

O ácido glicólico é um esfoliante químico que ajuda na remoção de camadas superiores da pele morta que se acumula no nosso corpo, o que ajuda a expor melhor uma pele mais saudável e, por consequência, reduzindo a aparência das estrias.

A aplicação do ácido glicólico deve ser diária para garantir um melhor resultado diminuindo a espessura, comprimento e coloração das estrias na pele. Vale lembrar que a aplicação só deve ser realizada diante de recomendação médica.

Dermaroller

O dermaroller é um tratamento de microagulhamento que consiste em estimular a região da pele que tem estria, com um pequeno aparelho que penetra micro agulhas que ajudam na absorção dos cremes e ácidos utilizados no combate às cicatrizes.

O uso das agulhas nesse tipo de tratamento serve para abrir melhor a pele para que os produtos consigam desempenhar um melhor resultado na eliminação de estrias. As agulhas mais indicadas para este tratamento são as de 2 a 4 mm de profundidade.

Microdermoabrasão

A microdermoabrasão é um procedimento de esfoliação que ajuda no rejuvenescimento da pele ao remover as células mortas acumuladas. Existem dois tipos deste tratamento: peeling de cristal e peeling de diamante.

No peeling de cristal é utilizado um pequeno aparelho de sucção que estimula a produção de colágeno ao sugar a pele superficial que já está morta. Já no peeling de diamante é realizada uma esfoliação profunda e, para além do tratamento contra estrias, ele também é muito eficiente na remoção de manchas e no combate às rugas.

Ácido retinóico

O ácido retinóico ajuda na produção de colágeno de boa qualidade no nosso organismo, o que estimula a firmeza da pele, ajudando assim na redução e eliminação das estrias. Este ácido também ajuda na vascularização e circulação de sangue na pele, o que também contribui no combate às cicatrizes.

Ele também é conhecido como Tretinoína, que é um composto da vitamina A muito utilizado no tratamento da pele como solução para remoção de manchas e rejuvenescimento, por exemplo.

Laser

O tratamento de laser no combate às estrias é feito com disparos de laser de alta capacidade na região do corpo que tenha as cicatrizes. Esses disparos provocam pequenas queimaduras no local que têm o intuito de produzir novos colágeno e elastina na pele cicatrizada, o que contribui para que as fibras da pele se recomponham.

A tecnologia envolvida no tratamento é muito importante porque é ela que vai trazer um bom resultado da diminuição das estrias. Laser fracionado, radiofrequência nanofracionada, luz pulsada, peeling de cristal e químico estão entre as tecnologias mais utilizadas neste tipo de tratamento.

Carboxiterapia

A carboxiterapia é um tratamento super indicado para qualquer tipo de estria já que ele regenera a pele reorganizando as fibras de colágeno e elastina, o que traz um resultado uniforme e liso para a aparência da pele.

Este tratamento consiste na aplicação de uma pequena injeção de gás carbônico medicinal na pele cicatrizada promovendo o estiramento do tecido humano. As injeções são feitas com agulhas muito finas, semelhantes às usadas no tratamento de acupuntura. Lembrando que este todo procedimento deve ser acompanhado e autorizado por um profissional qualificado.

Radiofrequência

O tratamento de radiofrequência no combate às estrias tem a finalidade de nivelar as cicatrizes com calor que estimula a formação de colágeno. Além do benefício de diminuir as estrias, a radiofrequência também atua na melhora da circulação sanguínea, o que ajuda na boa aparência da pele, combatendo a flacidez e celulite.

O aparelho de radiofrequência costuma produzir uma média de temperatura de 40ºC e o procedimento dura em torno de 20 minutos. São recomendadas de 5 a 10 sessões, com intervalos de aproximadamente 15 dias entre uma e outra.

Peeling

O peeling é um procedimento que utiliza ácidos que provocam leves esfoliações na pele com estria, o que estimula a circulação do sangue no local levando à formação de novas fibras de colágeno, imprescindíveis para o combate às estrias.

Para estrias mais recentes é possível realizar o tratamento com peeling à base de ácido retinóico. Já para as cicatrizes mais antigas, os peelings de alfa-hidroxiácidos, por exemplo, são mais indicados. Lembrando sempre que apenas uma boa avaliação médica vai assegurar o tratamento mais adequado para o seu tipo de estria.

Sobre a estria

Agora que você já conheceu um pouco melhor sobre os tratamentos para prevenir e diminuir a incidência de estrias, que tal aprender dicas sobre como lidar com essas temíveis cicatrizes?

Confira a seguir informações sobre as estrias como o que é bom para evitar, o que pode causar, as diferenças entre estrias e celulite, quais são os tipos, e por que é normal aparecer na gravidez.

O que é bom para evitar a estria?

Para evitar o surgimento de estrias o ideal é manter uma alimentação balanceada, evitando doces em excesso, por exemplo, já que eles podem causar um processo chamado glicação, que é quando a molécula de glicose se liga ao colágeno, comprometendo o desempenho da proteína, o que desfavorece a saúde da pele.

Uma das vitaminas que mais combatem as estrias é a C, que pode ser encontrada em alimentos cítricos como a laranja, o limão, a acerola e o damasco. Hidratar sempre a pele é outra dica muito importante.

O ideal é que a hidratação ocorra ao menos duas vezes por dia, com bons produtos. Uso de óleos à base de sementes naturais como as de uva, amêndoas e macadâmia, também ajudam a nutrir melhor a pele.

Fazer exercícios físicos regularmente e beber bastante água também são atitudes que favorecem muito a saúde da pele evitando a flacidez e as estrias.

O que pode causar estria?

O fator principal causador de estrias é uma rápida e exagerada distensão da pele que provoca as cicatrizes tão indesejadas. Elas surgem exatamente nas áreas que estão mais sujeitas a estes esticamentos contínuos, que acabam lesionando as fibras elásticas da pele.

Ganhar peso rapidamente, gravidez e ganho rápido de massa muscular estão entre as principais situações que causam estrias. As partes do corpo que mais costumam aparecer essas cicatrizes são o abdômen, os seios, as coxas, os quadris, os ombros e as nádegas.

Por que é normal estrias na gravidez?

Como entre as situações que mais ocorrem estrias estão o ganho de peso repentino e o esticamento da pele, a gravidez é uma ocasião muito suscetível para o surgimento destas cicatrizes.

Quando ocorrem na gravidez, elas ganham o nome de estrias gravídicas ou gestacionais. A modificação hormonal que ocorre durante a gestação também influencia no surgimento de estrias, que costumam aparecem geralmente após o 6º mês de gestação.

Em grávidas as estrias surgem geralmente na região abdominal, na região do umbigo, nas mamas, nos flancos, nas coxas e nas nádegas.

Quais são os tipos de estrias?

Como dito no início do artigo, as estrias se dividem em três tipos: as vermelhas ou arroxeadas, as brancas superficiais e estreitas, e as brancas profundas e largas.

As lesões vermelhas ou arroxeadas sinalizam que as estrias são recentes, já que ainda há circulação de sangue, indicada pela cor da cicatriz, o que significa que o tecido humano da região não está totalmente prejudicado ainda.

Com o passar do tempo as estrias tendem a ser tornar mais claras ficando, inclusive, quase imperceptíveis após alguns anos. Elas ainda se dividem em atróficas – que se apresentam no mesmo nível da pele, e hipertróficas – que fazem relevo na superfície da pele.

Diferenças entre estrias e celulite

Muitas pessoas podem confundir estrias e celulites, mas a verdade é que ambas são bem diferentes uma da outra. As celulites são inchaços e endurecimentos do tecido cutâneo, que formam ondulações na pele e que são causadas por toxinas, gordura acumulada ou água no interior das células.

Entre as principais causas da celulite estão o excesso de peso, má alimentação, sedentarismo, genética e alterações hormonais. O melhor jeito de resolver esse problema é a prática de atividades físicas e uso de cremes para celulite. Veja quais são os 10 melhores cremes para celulite de 2021 e comece já o seu tratamento. Já as estrias, como já explicado, são cicatrizes que se formam na pele devido a um alongamento repentino do tecido humano.

Cuide da pele e evite as estrias!

Neste artigo te mostramos quais são as principais causas das estrias, quais tipos existem e como você deve evitá-las e, caso as tenha, tratá-las. Você aprendeu que elas são causadas, principalmente, por um alargamento abrupto da pele, o que deixa as cicatrizes visíveis que conhecemos como estrias.

Fazer exercícios, ter uma boa alimentação, beber água com regularidade e hidratar a pele diariamente estão entre as principais dicas para manter sua pele sempre saudável e livre de estrias. Não esqueça também dos tratamentos que indicamos e não deixe de procurar uma orientação médica na hora de escolher o ideal para você!

Para mais informações sobre Estrias clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Utilidades que podem te ajudar a mandar bem no mercado de criptomoedas

O mercado das moedas criptografadas ou criptomoedas para os mais chegados, está em constante crescimento.

Utilidades que podem te ajudar a mandar bem no mercado de criptomoedas

Vale mesmo a pena usar um software de análise de mercado para trabalhar com criptomoedas?

Com o avanço das tecnologias as formas de ganhar a vida vão mudando aos poucos e novas profissões vão ganhando força no mercado de trabalho.

Vale mesmo a pena usar um software de análise de mercado para trabalhar com criptomoedas?

Por que você deveria investir em uma bela bolsa tiracolo hoje mesmo

Entenda quais são as características que fazem deste acessório o mais querido em seu segmento.

Por que você deveria investir em uma bela bolsa tiracolo hoje mesmo

Blockchain é a nova tecnologia por trás dos cassinos online

Desde o início da pandemia da COVID-19 há cerca de dois anos atrás a popularidade das apostas com criptomoedas tem aumentado exponencialmente.


Snoopreport, além da visualização anônima de Stories no Instagram

O Instagram é um aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos que pode ser acessado na web e em dispositivos móveis.


Case Sports a pegada brasileira no mundo do eSports

Esta indústria movimenta mais de US $1 bilhão anualmente através da comercialização de consoles.

Case Sports a pegada brasileira no mundo do eSports

Copom define novo aumento na taxa de juros; veja como a medida impacta o bolso do brasileiro

Comitê se reuniu nos dias 14 e 15 de junho e taxa selic atinge 13,25% ao ano.


Real Madrid, mestre e senhor da Europa

Os merengues em todo o mundo são reconhecidos como um dos melhores clubes, incluindo o time que conquistou os troféus mais oficiais da história.

Real Madrid, mestre e senhor da Europa

Estudo sugere uso terapêutico do vibrador para mulheres

Os pesquisadores observam que o uso de um vibrador durante a masturbação reduz o tempo que uma mulher leva para atingir o orgasmo.


Loja de roupas online: 5 dicas para começar agora

Você sente que é hora de se tornar um empreendedor, mas não sabe como?

Loja de roupas online: 5 dicas para começar agora

Roupas fitness femininas: como escolher a primeira?

O início do treino está associado à escolha da roupa adequada.

Roupas fitness femininas: como escolher a primeira?

Como personalizar seu currículo para o trabalho para o qual você está se candidatando

Os profissionais de hoje possuem diversas habilidades e talentos que podem beneficiar o ambiente de trabalho.

Como personalizar seu currículo para o trabalho para o qual você está se candidatando