Proteja a sua pele de micoses
Proteja a sua pele de micoses
Incômodos como coceira, ardência, pequenas bolhas de água, vermelhidão, fissuras e descamação podem surgir na pele indicando a presença de micose.

O aumento do suor e a permanência com roupas de banho molhadas deixam áreas do corpo úmidas por longo tempo facilitando o crescimento de fungos, em especial, entre os dedos dos pés, na virilha e nas axilas. Segundo a dermatologista Miriam Sabino de Oliveira, as micoses são infecções causadas por fungos e podem acometer a pele, o couro cabeludo e as unhas.
“O aumento da umidade da pele, calor e imunidade baixa são condições favoráveis para o desenvolvimento de fungos que se alimentam da queratina, substância presente em algumas regiões do corpo”, explica a médica. Hábitos como o uso de sapatos fechados e roupas sintéticas, além da exposição aos fungos existentes no chão ou em animais podem contribuir para o surgimento da doença.
Porém, algumas pessoas apresentam uma tendência maior para a infecção. “Quem tem deficiência no sistema imunológico como Diabetes ou estão em tratamento de doenças mais graves, como câncer, precisam redobrar os cuidados, principalmente, com a região dos pés”, destaca a dermatologista.
Inimigas do verão: Conhecida como pitiríase versicolor, essa micose provoca manchas brancas pelo corpo, principalmente no pescoço, ombros, costas e peito podendo progredir para o abdômen. Essas manchas também apresentam tons diferentes como marrom, rosa ou vermelho”, alerta a médica. Normalmente, o paciente só percebe que está com a doença quando se expõe ao sol, pois as áreas atingidas pela micose não bronzeiam devido aos fungos.
Ao detectar o problema, é fundamental consultar um dermatologista. Infelizmente, a falta de informação e tratamento adequado pode contribuir para o surgimento de uma micose recorrente, dificultando cada vez mais o seu desaparecimento. “Pequenas alterações na rotina já ajudam, como manter hábitos de higiene e evitar a exposição ao fungo que diminuem as chances de contrair a micose no verão”, orienta Miriam.
Pés, unhas e corpo saudáveis no verão: O uso de cremes, pomadas ou esmaltes antifúngicos no local afetado durante 30 dias é uma das recomendações para tratar a micose. Secar bem o corpo após o banho, principalmente, entre os dedos dos pés, a virilha, as axilas e as dobras de mamas também ajuda a prevenir o problema. A dermatologista selecionou algumas dicas que podem ser adotadas no dia-a-dia para evitar o aparecimento de micoses no corpo, pés e unhas:
Micose no corpo
• Opte por usar roupas largas e evite tecido sintético e peças muito justas
• Não use toalhas ou roupas emprestadas
• Procure não ficar muito tempo com a roupa de banho molhada
• Use talco antifúngico uma ou duas vezes ao dia
• Evite o excesso de calor nas áreas afetadas
• Logo após banho certifique-se que os dedos dos pés, virilhas e outras dobras estejam bem secos
Micose nas unhas
“A micose de unha pode se espalhar, por isso é fundamental apostar em higiene e tratamento adequados. O uso de lixas e alicates ajudam a proliferar o fungo”, alerta. Por esse motivo:
• Não use toalhas ou luvas emprestadas
• O uso do secador de cabelo, entre os dedos, pode evitar que permaneçam úmidos
• Vai fazer a unha? Certifique-se de que o material está esterilizado e, de preferência, tenha o seu próprio alicate de unha e de cutículas, lixa e esmaltes.
Micose nos pés
• Evite o uso de meias de lã ou sintética. Opte por meias leves e troque-as diariamente.
• Quando você for usar sapatos fechados, exponha-os ao sol após o uso
• Não caminhe descalço em calçadas e locais públicos. Use sempre sandálias ou chinelos e evite usar emprestado
• Escolha sapatos que permitem a transpiração do pé.
Fonte - Dermatologista Miriam Sabino