Queixas em serviços de telecomunicações: como elas podem ajudar na contratação de serviços
Queixas em serviços de telecomunicações: como elas podem ajudar na contratação de serviços
Apreender com o erro dos outros. A frase pode soar clichê, mas a essência deste ditado popular pode melhorar diferentes aspectos da nossa vida, inclusive os mais pragmáticos.
Em busca de um serviço ou ponderando sobre a compra de um produto, escutar as experiências de outras pessoas pode ajudar - e até definir a aquisição ou não de um item ou serviço.
Como as telecomunicações são um dos setores que mais acumula reclamações junto aos códigos de defesa do consumidor, vale a pena optar por serviços mais consolidados. Empresas com mais tempo de mercado, como a Claro TV, costumam ser referência em oferta de serviços de qualidade.
A lista a seguir enumera as principais queixas dos consumidores, o que pode servir para guiar novos clientes na escolha.
Telefonia Celular
Os líderes entre os índices de reclamações de clientes no Brasil são os serviços de telefonia celular.
Com 111.912 queixas registradas junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), somente em dezembro de 2019, as principais contestações referem-se a cobranças indevidas.
Para evitar o problema, vale ficar atento a itens como: verificação da conta, compreensão completa do contrato assinado na compra do serviço e documentação dos contatos realizados junto à empresa, isso inclui anotar os protocolos de segurança.
Além disso, é preciso estar atento à cobertura e sinal e vantagens oferecidas pelas empresas.
É recomendável optar por serviços com referência no mercado, como o Telefone da Net.
Internet
A internet banda larga é o segundo serviço de telecomunicação que mais apresenta reclamações junto a Anatel.
Foram 44.255 queixas no mês de dezembro de 2019. As principais foram: cobrança em desacordo com o contratado, lentidão ou velocidade reduzida da conexão e cobrança após o cancelamento.
Nos casos de faturas com valores indevidos, valem as mesmas dicas de telefonia celular: ficar sempre atento à fatura e pedir detalhamentos no caso de dúvidas.
É importante também se inteirar sobre a tecnologia que a empresa contratada utiliza para distribuir o sinal para os consumidores.
O Net Combo, por exemplo, utiliza a fibra óptica, o que garante mais desempenho e performance.
Televisão à cabo
Com o menor índice de reclamações de consumidores junto a Anatel dentro dos serviços de telecomunicações, a televisão a cabo registrou 24.815 queixas em dezembro de 2019.
Novamente a principal reclamação dos usuários é ligada à cobranças.
Neste caso, também vale ficar de olho na cobrança e aos valores discriminados na fatura.
No que se refere à qualidade qualidade, para evitar dores de cabeça, é recomendável optar por serviços de imagem e som em alta definição (HD), como o Claro Combo.
Fonte: Experta Média