Segurança veicular deve ser item de série
Segurança veicular deve ser item de série
O que faz o carro seguro é a somatória de inúmeras soluções da engenharia moderna

Não basta o carro ser bonito. A qualidade do veículo não deve ser medida apenas pela estética, mas pelo desempenho, durabilidade, custo de manutenção e, principalmente, segurança. Neste quesito, falhas são inadmissíveis. Por isso, a tecnologia em segurança em veículos deve ser tratado como item de série, e não como opcional.
O que faz o carro seguro é a somatória de inúmeras soluções da engenharia moderna. Os pneus devem ser adequados para controlar o peso e dar estabilidade, a suspensão precisa estar preparada para as diferentes realidades de tráfego, seja em baixa ou alta velocidade, com asfalto irregular ou não. O sistema de freio deve capaz de reduzir a velocidade ou parar o carro sem prejudicar o controle direcional.
Eventualidades e falha humana
Mesmo quando o automóvel é majoritariamente projetado para responder a diferentes situações, sempre haverá a eventualidade do fator humano.
Acidentes, infelizmente, acontecem, independente do veículo. O importante, neste caso, é ter a certeza de estar em um automóvel desenhado para minimizar os danos, com carroceria moderna e um bom sistema de airbag.
Infelizmente, no Brasil muitos itens de segurança ainda são encarados como opcionais. Embora a legislação nacional tenha exigido das fabricantes a inserção de acessórios nos modelos básicos, a realidade ainda está longe da ideal. Por isso, ao comprar um carro, não deixe a segurança em segundo plano.
Mais concorrência, mais segurança
O mercado de autos mudou muito nas duas últimas décadas no país, abrindo espaço para marcas até então desconhecidas por brasileiros. Embora muitas tenham qualidade questionável, a redução do monopólio – antes centralizada em quatro grandes montadoras – e o consequente aumento da concorrência fez a indústria olhar com atenção, não só para o país, como também para toda a América Latina.
Entre marcas de boa qualidade que ganharam mercado, podemos citar a francesa Citroen, referência em tecnologia e inovação na segurança veicular. O Citroen C4 Lounge 2018, prestes a pousar no Brasil, é uma máquina de proteção em quatro rodas.
Citroen C4: nota dez em segurança
Analisando os itens de série, pode-se afirmar que nunca foi tão seguro viajar pelas rodovias brasileiras como agora, com o C4 Lounge. A nova versão do sedã médio europeu chega com disco ABS nas quatro rodas, acoplados como os mecanismos REF + AFU, responsáveis por potencializar a precisão da frenagem.
Derrapar um C4 Lounge, que sai de fábrica com pneus aro 16 e um conjunto de sistemas na suspensão chamados de ESP e ASR, que reforçam a aderência ao solo, é praticamente improvável.
Com este reforço, o carro promete passar ileso sobre aquaplanagem em dias de chuva. E se algo der errado, confie nos airbags. Afinal, são seis em todo o carro. O Hill Assist é mais um item de série que permite que o carro arranque em morros sem deslizar.
Então já sabe: na hora de comprar o veículo faça as contas, pesquise, e tenha sempre em mente que sempre vale a pena pagar a mais quando a segurança é encarada com item de série.