O que é gás natural renovável?
O que é gás natural renovável?
Como o metano é o principal componente do gás natural, o GNR é intercambiável com o gás natural derivado de combustíveis fósseis.
Segundo a Abiogás, o Brasil em R$ 7 bilhões de investimento em usinas de GNR em andamento.
O gás natural renovável (GNR) difere dos combustíveis fósseis porque é produzido a partir de vários tipos de resíduos, como óleo de cozinha usado, resíduos animais, lamas de águas residuais, estrume e outros resíduos. À medida que estes materiais biodegradáveis se decompõem, é liberado metano. Este metano é capturado e convertido em GNR.
Como o metano é o principal componente do gás natural, o GNR é intercambiável com o gás natural derivado de combustíveis fósseis. Em outras palavras, o GNR pode ser utilizado em motores a gás natural sem quaisquer modificações. Ao ouvir o termo GNR, imagine-o como uma fonte de energia renovável e limpa que contribui para a descarbonização do mundo, e não como um combustível fóssil. É por isso que a Cummins está entusiasmada com o GNR e suas aplicações potenciais no setor de transporte rodoviário.
O gás natural renovável é negativo em carbono?
Um índice de carbono negativo, também conhecido como índice de carbono, é uma medida usada para avaliar o impacto ambiental de vários combustíveis. Se um combustível contribui para reduzir a quantidade de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera, é considerado negativo em carbono.
A intensidade de carbono do GNR depende do tipo de matéria-prima utilizada para produzi-lo. Por exemplo, quando o GNR é derivado de fontes como estrume, resíduos de galinhas ou resíduos de lacticínios, a intensidade de carbono é extremamente baixa e, portanto, o índice negativo pode ser substancialmente mais elevado. Quando o GNR é produzido a partir de resíduos alimentares ou aterros, ainda é negativo, mas tem uma intensidade de carbono ligeiramente superior à dos resíduos animais.
O GNR não é apenas uma alternativa amiga do ambiente em comparação ao gás natural convencional e outros combustíveis fósseis, mas é também uma solução proativa para reduzir as emissões de CO₂ e combater as alterações climáticas. A adoção mais ampla de GNR em motores a gás natural poderia levar a uma redução significativa nas emissões de CO₂.
Esta é uma das principais razões pelas quais 98% de todos os veículos a gás natural na Califórnia e aproximadamente 64% dos veículos a gás natural nos Estados Unidos funcionam com GNR. Além disso, as matérias-primas utilizadas para produzir GNR, se deixadas a decompor-se naturalmente, produzem emissões de gás metano, um gás com efeito de estufa que é 25 vezes mais potente que o CO₂. Capturamos e utilizamos esses resíduos para produzir GNR, evitando assim potenciais emissões de gases com efeito de estufa.
Considerações sobre o motor GNR
Os motores a gás natural Cummins podem funcionar com GNR sem modificações, oferecendo desempenho semelhante aos motores a diesel. Além disso, com operações mais silenciosas e benefícios ambientais. Em 2024, a Cummins lançará o mais recente motor a gás natural, o X15N. O X15N é um motor compatível com EPA e CARB com potência de até 500 HP e torque de até 2.508 Nm. É um motor ideal para serviços pesados para muitas aplicações de longo curso.
* Puneet Singh Jhawar é gerente geral do negócio global de gás natural da Cummins Inc.
Este artigo sobre gás natural renovável (GNV) foi publicado no site no qual a Cummins publica notícias, artigos e fotos para jornalistas nos Estados Unidos. O Frota News fez a tradução e publicou na íntegra, pois o autor consegue explicar de forma bastante didática sobre o GNR e suas vantagens em relação ao GNV (Gás Natural Veicular) que conhecemos.
Para mais informações sobre gás natural clique aqui...