Portal O Debate
Grupo WhatsApp

10 motivos para colocar limite de tempo no uso de smartphones por crianças

10 motivos para colocar limite de tempo no uso de smartphones por crianças

03/03/2021 Janaína Spolidorio

A tecnologia facilita muito nossa vida, mas somos adultos e passamos pelas fases de desenvolvimento escolar.

10 motivos para colocar limite de tempo no uso de smartphones por crianças

No caso das crianças, o uso excessivo de smartphones pode prejudicar suas vidas em diversos aspectos. Confira alguns deles:

1. Altera o relacionamento pais e filhos: as primeiras relações sociais que a criança tem são com a família. Ela será o parâmetro para a vivência em sociedade e exemplo de comportamento. Se a criança não vivencia experiências sociais durante um almoço em família, uma brincadeira no parque ou mesmo conversas durante o cotidiano há consequências que afetarão seus vínculos familiares e criarão sérios problemas de relacionamento mais à frente.

2. Pode afetar o sono: usar smartphone antes de dormir pode causar uma fatiga no corpo, pois altera o ciclo do sono. As crianças precisam ter um sono tranquilo para repor energias e o smartphone dificulta esta tarefa biológica.

3. Causa alterações na aprendizagem: tem um impacto bastante profundo no que diz respeito à atenção. Este é um fator extremamente relevante para aprender, sem atenção dificilmente a criança aprenderá ou reterá na memória a aprendizagem.

4. Provoca problemas comportamentais: birra e falta de paciência são apenas dois problemas de comportamento causados pelo uso excessivo dos aparelhos. Quando não há limite ou o limite é inadequado a criança tem uma tendência a ficar irritadiça quando não está com o aparelho.

5. Causa indiretamente a obesidade: pode levar à obesidade infantil, porque induz a criança ao sedentarismo. A criança deve ter atividades físicas por meio de brincadeiras, convívio social, atividades próprias para sua idade e que causem a movimentação corporal. Sem essa movimentação, além de problemas escolares por falta de coordenação motora estimulada, a criança pode ter sérios problemas com o peso.

6. Tem impacto negativo na saúde mental: depressão e anorexia são duas doenças que possuem, em suas causas, grande parcela da culpa atribuída ao uso excessivo de smartphones. Ao ficarem dependentes do aparelho podem começar a sofrer bullying dos colegas e terem a saúde mental afetada.

7. Causa dependência: tudo o que é excessivo causa problemas e o smartphone não é diferente. Temos atualmente até mesmo uma doença já associada a ele: a F.O.M.O. ( fear of missing out, algo como “medo de ficar desconectado”). A criança cria um vínculo tão profundo com o aparelho, que começa a não conseguir ter uma vida sem ele.

8. Gera problemas sobre a consequência dos atos: se não houver supervisão, as crianças podem começar a interagir com outras pessoas, inclusive colegas, e utilizar sem restrições falas ameaçadoras, por exemplo. Por não estar em um ambiente supervisionado por um adulto a todo momento elas podem aproveitar para agir sem pensar e não serem repreendidas por isso, o que aumenta os atos sem consequência imediata e cria indivíduos sem filtro social.

9. Limita a criatividade: bombardeados por estímulos de jogos e vídeos, as crianças não recebem o tempo necessário para processar a imaginação, não são direcionados a pensar por si só e isso afeta diretamente sua criatividade, além de limitar também o desenvolvimento oculomotor.

10. Retira a sensibilidade à violência: quando ficam expostos demais, com acesso a jogos e sites que possuem violência, podem deixar de filtrar o que é real e o que é fantasia, levando a atos de violência fora das telas, a princípio, sem motivo aparente. Quando isso ocorrer, é ideal que comece a ser monitorado o acesso da criança, para verificar se não está se aventurando por péssimos exemplos de comportamento.

* Especialista em educação, Janaína Spolidorio é formada em Letras, com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias aplicadas à educação e MBA em Marketing Digital. Ela atua no segmento educacional há mais de 20 anos e atualmente desenvolve materiais pedagógicos digitais que complementam o ensino dos professores em sala de aula, proporcionando uma melhor aprendizagem por parte dos alunos e atua como influenciadora digital na formação dos profissionais ligados à área de educação.

Para adquirir Computadores e Produtos de Informática clique aqui...

Fonte: EVCOM



6 passos para evitar e mitigar os danos de ataques cibernéticos à sua empresa

Ao longo de 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões (sim, bilhões) de tentativas de ataques digitais, o que corresponde a um aumento de 950% em relação a 2020, segundo um levantamento da Fortinet.


Comportamento digital: 10 destinos internacionais mais buscados no último ano

Orlando, nos Estados Unidos, e Cancún, no México, foram os destinos mais hypados, aponta ViajaNet.

Comportamento digital: 10 destinos internacionais mais buscados no último ano

Oito dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais

Especialista em marketing digital jurídico indica o que e como fazer para advogados se destacarem no universo online e atrair potenciais clientes.

Oito dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais

Como fazer em caso de PIX em conta errada?

No caso das pessoas que fez o pagamento, a alternativa é buscar a sua agência bancária para resolver a situação.

Como fazer em caso de PIX em conta errada?

Metaverso na construção civil: o futuro é virtual

O metaverso que constrói o mundo virtual de Snow Crash, livro de Neal Stephenson de 1992, é daqueles shows de ficção que enredam o leitor do começo ao fim.

Metaverso na construção civil: o futuro é virtual

Melhores Cryptos 2022: Mushe (XMU) e Fantom (FTM)

Mushe (XMU) e Fantom (FTM): Por que os analistas dizem que você deve comprar e manter na carteira.

Melhores Cryptos 2022: Mushe (XMU) e Fantom (FTM)

Na pista de decolagem, BIM alça importante voo

O uso da tecnologia BIM – sigla de Modelagem da Informação da Construção, em inglês – vai alcançando novos ares e expandindo sua aplicabilidade para as mais diversas áreas da construção civil.

Na pista de decolagem, BIM alça importante voo

Twitter aceita oferta de compra feita por Elon Musk

Dono da Tesla e da Space-X ofereceu US$ 44 bilhões pela rede social.

Twitter aceita oferta de compra feita por Elon Musk

Mudanças no WhatsApp só depois das eleições. Prejuízo a todos

O lançamento pelo WhatsApp, da plataforma Comunidades, que permitirá o envio de mensagens em massa (e ao mesmo tempo) é uma grande notícia.

Mudanças no WhatsApp só depois das eleições. Prejuízo a todos

O futuro da publicidade digital com a queda dos cookies de terceiros

É possível renovar a experiência personalizada com um novo acordo sobre o uso de dados e com o apoio do Marketing de Afiliados.

O futuro da publicidade digital com a queda dos cookies de terceiros

WhatsApp limita reencaminhamento de mensagens

A mudança começará a ser implementada, de forma gradativa, nos próximos dias.

WhatsApp limita reencaminhamento de mensagens

Conheça os benefícios da internet a cabo, fibra óptica e via satélite

Desde a criação da internet banda larga, muitas tecnologias começaram a ser desenvolvidas e inseridas no mercado nacional e internacional.