6 motivos para investir em marketing digital em meio a crise
6 motivos para investir em marketing digital em meio a crise
Investir em marketing digital em meio a crise não significa que você terá custos adicionais ou fará grandes investimentos. Afinal, as estratégias dessa ferramenta estão alinhadas a canais e ações com um ótimo custo benefício.
O cenário econômico atual é o principal desafio para o empreendedor que deseja permanecer ativo no mercado. De acordo com especialistas, a crise que estamos vivenciando por conta do covid-19 será longa, podendo até piorar.
Nesse sentido, ainda que a economia despenque, é preciso conquistar novos clientes e fechar novos negócios. Por isso, o marketing digital vem conquistando cada vez mais espaço no mundo corporativo e nas ações para contornar a crise.
Se você trabalha ou administra uma empresa que não utiliza o marketing digital, saiba que está perdendo ótimas oportunidades de se destacar no mercado. Mas não se preocupe. Separamos 6 motivos para você investir em marketing digital agora mesmo!
Por que eu devo investir em marketing digital em meio a crise?
Investir em marketing digital em meio a crise não significa que você terá custos adicionais ou fará grandes investimentos. Afinal, as estratégias dessa ferramenta estão alinhadas a canais e ações com um ótimo custo benefício.
Sem mais delongas, vamos apresentar os 6 principais motivos para você investir em marketing digital em meio a crise. Acompanhe!
1. Consumidores na internet
Com a transformação digital e a possibilidade de acesso a uma ampla rede de informação, os consumidores passaram a pesquisar, realizar comparações e, principalmente, comprar pela internet.
Nesse sentido, os usuários tendem a buscar por informações antes de tomar qualquer decisão de compra ou mesmo iniciar esse processo.
Dessa forma, investir em marketing digital em meio a crise é fundamental por duas razões: 75% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar qualquer coisa e as estratégias são muito mais direcionadas.
2. Foco no público ideal
Uma das maiores vantagens que o marketing digital proporciona é a segmentação do público-alvo. Com isso, torna-se possível dividir o público em grupos e encontrar o cliente ideal para a organização.
Assim, os seus conteúdos, materiais e ofertas vão chegar diretamente aos consumidores que realmente tem interesse nas soluções do seu negócio, afinal, não adianta criar uma ação de ventilador umidificador industrial para quem não atua na indústria, por exemplo.
3. Os seus concorrentes estão na internet
Manter presença digital deixou de ser uma opção há muito tempo. Afinal, grande parte das empresas que se adaptaram ao meio online, tornaram esse fator um diferencial competitivo.
Sendo assim, uma vez que você elabora estratégias e mantém uma forte presença nos canais digitais, consegue investir em novas ações do marketing digital, podendo contornar a crise e ficando um passo à frente.
4. Redes sociais
Não podemos negar o poder das redes sociais no marketing digital. Para se ter uma ideia, o relatório Global Digital Statshot 2019, elaborado pelas empresas Hootsuite e We Are Social, apontou que 3,5 bilhões de pessoas são usuários ativos desses canais.
Com esse cenário, tornou-se fundamental criar perfis nas redes sociais e implementar ações nesses meios. Para isso, interaja com o público, compartilhe informações e conteúdos relevantes, responda aos questionamentos e crie uma base de relacionamento.
Dessa forma, é possível alcançar o seu público-alvo, tornar a sua marca visível, posicionar a empresa no mercado e conquistar diferencial competitivo.
5. O marketing digital é econômico
Quando falamos em crise, logo pensamos em cortar gastos desnecessários, diminuir os custos fixos e até cortar a manutenção do elevador de escada da empresa.
Entretanto, o investimento em marketing digital é muito mais econômico do que as campanhas tradicionais.
Ou seja, vale muito mais a pena investir em ações nas redes sociais, blogs, SEO ou até contratar alguém para cuidar das estratégias de marketing, do que apostar em campanhas nos meios tradicionais, como revistas, jornais, outdoor, entre outros.
6. Mensuração de resultados
Investir em marketing digital em meio a crise é fundamental para identificar os resultados das suas campanhas. Nesse sentido, com as ferramentas certas você pode acompanhar o retorno de cada ação ou estratégia de forma precisa.
A mensuração de resultados pode gerar novas oportunidades e contribui na análise da jornada de compra dos consumidores. Assim, você consegue manter um controle maior sobre os resultados da campanha, até mesmo se forem internas, como a distribuição de cesta básica de alimentos aos colaboradores.
Pronto para contornar a crise?
Gostou dos motivos para investir em marketing digital em meio a crise? Agora fica quase impossível não se convencer que essa é a ferramenta fundamental para aumentar a visibilidade da sua empresa, conquistar novos clientes e aumentar o número de vendas.
E você, está pronto para contornar a crise econômica adotando o marketing digital nos seus negócios?
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.