Portal O Debate
Grupo WhatsApp

6 motivos para investir em marketing digital em meio a crise

6 motivos para investir em marketing digital em meio a crise

17/04/2020 Divulgação

Investir em marketing digital em meio a crise não significa que você terá custos adicionais ou fará grandes investimentos. Afinal, as estratégias dessa ferramenta estão alinhadas a canais e ações com um ótimo custo benefício.

O cenário econômico atual é o principal desafio para o empreendedor que deseja permanecer ativo no mercado. De acordo com especialistas, a crise que estamos vivenciando por conta do covid-19 será longa, podendo até piorar. 

Nesse sentido, ainda que a economia despenque, é preciso conquistar novos clientes e fechar novos negócios. Por isso, o marketing digital vem conquistando cada vez mais espaço no mundo corporativo e nas ações para contornar a crise. 

Se você trabalha ou administra uma empresa que não utiliza o marketing digital, saiba que está perdendo ótimas oportunidades de se destacar no mercado. Mas não se preocupe. Separamos 6 motivos para você investir em marketing digital agora mesmo!

Por que eu devo investir em marketing digital em meio a crise? 

Investir em marketing digital em meio a crise não significa que você terá custos adicionais ou fará grandes investimentos. Afinal, as estratégias dessa ferramenta estão alinhadas a canais e ações com um ótimo custo benefício. 

Sem mais delongas, vamos apresentar os 6 principais motivos para você investir em marketing digital em meio a crise. Acompanhe!

1. Consumidores na internet 

Com a transformação digital e a possibilidade de acesso a uma ampla rede de informação, os consumidores passaram a pesquisar, realizar comparações e, principalmente, comprar pela internet. 

Nesse sentido, os usuários tendem a buscar por informações antes de tomar qualquer decisão de compra ou mesmo iniciar esse processo. 

Dessa forma, investir em marketing digital em meio a crise é fundamental por duas razões: 75% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar qualquer coisa e as estratégias são muito mais direcionadas. 

2. Foco no público ideal 

Uma das maiores vantagens que o marketing digital proporciona é a segmentação do público-alvo. Com isso, torna-se possível dividir o público em grupos e encontrar o cliente ideal para a organização. 

Assim, os seus conteúdos, materiais e ofertas vão chegar diretamente aos consumidores que realmente tem interesse nas soluções do seu negócio, afinal, não adianta criar uma ação de ventilador umidificador industrial para quem não atua na indústria, por exemplo.

3. Os seus concorrentes estão na internet

Manter presença digital deixou de ser uma opção há muito tempo. Afinal, grande parte das empresas que se adaptaram ao meio online, tornaram esse fator um diferencial competitivo. 

Sendo assim, uma vez que você elabora estratégias e mantém uma forte presença nos canais digitais, consegue investir em novas ações do marketing digital, podendo contornar a crise e ficando um passo à frente. 

4. Redes sociais 

Não podemos negar o poder das redes sociais no marketing digital. Para se ter uma ideia, o relatório Global Digital Statshot 2019, elaborado pelas empresas Hootsuite e We Are Social, apontou que 3,5 bilhões de pessoas são usuários ativos desses canais. 

Com esse cenário, tornou-se fundamental criar perfis nas redes sociais e implementar ações nesses meios. Para isso, interaja com o público, compartilhe informações e conteúdos relevantes, responda aos questionamentos e crie uma base de relacionamento. 

Dessa forma, é possível alcançar o seu público-alvo, tornar a sua marca visível, posicionar a empresa no mercado e conquistar diferencial competitivo.  

5. O marketing digital é econômico

Quando falamos em crise, logo pensamos em cortar gastos desnecessários, diminuir os custos fixos e até cortar a manutenção do elevador de escada da empresa.

Entretanto, o investimento em marketing digital é muito mais econômico do que as campanhas tradicionais. 

Ou seja, vale muito mais a pena investir em ações nas redes sociais, blogs, SEO ou até contratar alguém para cuidar das estratégias de marketing, do que apostar em campanhas nos meios tradicionais, como revistas, jornais, outdoor, entre outros. 

6. Mensuração de resultados

Investir em marketing digital em meio a crise é fundamental para identificar os resultados das suas campanhas. Nesse sentido, com as ferramentas certas você pode acompanhar o retorno de cada ação ou estratégia de forma precisa. 

A mensuração de resultados pode gerar novas oportunidades e contribui na análise da jornada de compra dos consumidores. Assim, você consegue manter um controle maior sobre os resultados da campanha, até mesmo se forem internas, como a distribuição de cesta básica de alimentos aos colaboradores.

Pronto para contornar a crise?

Gostou dos motivos para investir em marketing digital em meio a crise? Agora fica quase impossível não se convencer que essa é a ferramenta fundamental para aumentar a visibilidade da sua empresa, conquistar novos clientes e aumentar o número de vendas. 

E você, está pronto para contornar a crise econômica adotando o marketing digital nos seus negócios?

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌



Como proteger o infoproduto e o conteúdo digital e ficar seguro na Internet

A opção clássica é fazer o registro na Biblioteca Nacional garantindo uma proteção mais efetiva.

Como proteger o infoproduto e o conteúdo digital e ficar seguro na Internet

Plataformas digitais faturam equivalente a 48,8% do PIB brasileiro

FENAJ apresenta proposta de taxar parte para financiar jornalismo.

Plataformas digitais faturam equivalente a 48,8% do PIB brasileiro

WhatsApp testa no Brasil funcionalidade de indicação de negócios

Recurso é, por enquanto, exclusivo para usuários de São Paulo.

WhatsApp testa no Brasil funcionalidade de indicação de negócios

Brasília e Uberlândia são as ganhadoras do Prêmio Cidades Amigas da Internet

Divulgado no Painel Telebrasil 2021, prêmio reconhece as ações dos municípios para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade.

Brasília e Uberlândia são as ganhadoras do Prêmio Cidades Amigas da Internet

WhatsApp vai parar de funcionar em mais de 40 modelos de smartphones. Veja a lista

Se o seu celular estiver na lista, a solução é utilizar outro serviço para mensagens ou trocar de aparelho.

WhatsApp vai parar de funcionar em mais de 40 modelos de smartphones. Veja a lista

Conheça algumas fraudes que utilizam o PIX e como prevenir

Após mais de seis meses de início do uso do PIX, já surgiram diversas estratégias de golpes registradas utilizando essa ferramenta.

Conheça algumas fraudes que utilizam o PIX e como prevenir

Qual será o futuro do mobile marketing?

O celular se tornou uma extensão dos nossos corpos. No Brasil, o número de pessoas que usam tal aparelho principalmente para acessar a internet, vem crescendo cada vez mais – tendo chegado a 99% em 2019, segundo dados do TIC Domicílios.

Qual será o futuro do mobile marketing?

SMS pirata: como essa prática pode prejudicar o seu negócio?

O SMS é um canal de comunicação muito versátil, sendo altamente eficaz no envio de mensagens rápidas, curtas e de forma praticamente instantânea.

SMS pirata: como essa prática pode prejudicar o seu negócio?

Nova certificação digital gera economia de 73% a Minas Gerais

Assinatura on-line de documentos contribui para eficiência na prestação de serviços e facilita acesso pelo cidadão.

Nova certificação digital gera economia de 73% a Minas Gerais

Os novos golpes virtuais: saiba como se prevenir

Boletos bancários, venda de veículos, atualização de dados, vacinas e outras iscas utilizadas pelos bandidos.

Os novos golpes virtuais: saiba como se prevenir

Brasileiro gastou mais na internet no primeiro semestre de 2021

Com a necessidade de isolamento social, as pessoas passaram a comprar mais pela internet.

Brasileiro gastou mais na internet no primeiro semestre de 2021

Anúncios no YouTube: cinco segundos que tem tirado muita gente do sério

Numa sociedade ansiosa a nível de desequilíbrio, os anúncios no YouTube tornam-se um tormento e os anunciantes perdem ao invés de ganharem, revela neurocientista.

Anúncios no YouTube: cinco segundos que tem tirado muita gente do sério