Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Anatel recebe quase 3 milhões de reclamações em 2019

Anatel recebe quase 3 milhões de reclamações em 2019

11/02/2020 Divulgação

O serviço de banda larga fixa e a telefonia móvel pós-paga são os que sofreram mais queixas dos consumidores.

Anatel recebe quase 3 milhões de reclamações em 2019

O número de reclamações dos assinantes de serviços de telecomunicações, como telefones fixo e móvel, banda larga e TV por assinatura, apresentou, em 2019, um crescimento de 1,28%, em relação ao registrado em 2018. Os números constam de balanço divulgado nesta segunda-feira (10/02) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em 2019 foram  2.978.758 reclamações de consumidores desses serviços, 37,5 mil reclamações a mais do que as registradas em 2018, que somaram 2.941.240.

Segundo a agência, no balanço total, Brasil fechou o ano de 2019 com 308,6 milhões de acessos aos diferentes serviços de telecomunicações, dos quais 32,56 milhões de acessos foram do serviço de banda larga fixa, um crescimento de 4,30% no ano. O serviço também foi o que teve a maior variação no percentual de reclamações, com um crescimento de 15,68% no número de reclamações em 2019, na comparação com o apurado em 2018. No total foram registradas 580.680, quase 80 mil queixas a mais do que em 2018.

O serviço de telefonia móvel pós-paga vem na sequência com o maior número de reclamações. Em 2019, foram registradas 1.043.533 queixas, contra 973.770 em 2018, o que representa um crescimento de 7,16% no número de reclamações.

Nos demais serviços, o relatório mostra que o volume de reclamações acompanhou de perto o crescimento ou a queda no número de consumidores, o que, segundo a Anatel, sugere estabilização de reclamações após as quedas consecutivas desde 2015.

No serviço celular pré-pago foram registradas 377 mil queixas, contra 400 mil em 2018, uma redução de 5,75%. Na telefonia a redução foi ainda maior, de 10,01%, com 595 mil, contra 661 mil, em 2018. Na TV por assinatura a redução no número de reclamações foi 4,37%, com 383 mil registrados em 2018 e 366 mil em 2019.

Os consumidores podem registrar reclamações contra prestadoras de telecomunicações por meio do site; do aplicativo gratuito para celulares Anatel Consumidor e da Central de Atendimento Telefônico, que atende gratuitamente de 8h às 20h nos dias úteis no número 1331.

Fonte: Agência Brasil



Como limpar o celular para se proteger do coronavírus?

Yesfurbe mostra que alguns passos simples podem higienizar o seu aparelho.

Como limpar o celular para se proteger do coronavírus?

WhatsApp cresce até 76% devido ao coronavírus

O aplicativo de mensagens cresceu mais em países com grande número de casos da Covid.

WhatsApp cresce até 76% devido ao coronavírus

Um canal no Youtube pode ser bom para a sua empresa?

A plataforma de vídeos na internet é cada vez mais decisiva na tomada de decisão de compra pelo consumidor; a estratégia é essencial para a sobrevivência da empresa nos dias de hoje.

Um canal no Youtube pode ser bom para a sua empresa?

A aplicação da Internet das Coisas nos negócios já é uma realidade

Empreendedores que não se atualizarem perderão mercado para empresas que irão usufruir dos benefícios da tecnologia.


Startups de educação abrem plataforma para estudantes e professores

Empresas oferecem soluções alternativas para que estudantes possam continuar aprendizado em casa; acesso é gratuito.

Startups de educação abrem plataforma para estudantes e professores

A importância da gestão de risco com a epidemia de coronavírus global

Nos últimos meses, o mundo entrou em estado de alerta por causa do coronavírus.


App criado por mãe dá dicas para manter as crianças seguras na internet

Recentemente, megaoperação contra pornografia infantil prendeu 251 pessoas e traz alerta para os pais

App criado por mãe dá dicas para manter as crianças seguras na internet

Sete dicas para evitar erros nas compras on-line

É preciso ficar atento, pois diversos sites aplicam golpes nas pessoas com 'ofertas milagrosas'.

Sete dicas para evitar erros nas compras on-line

Inscrições abertas para o Reload BH, o evento de marketing digital do Sebrae

Evento acontece entre os dias 2 e 4 de abril, no Sebrae Minas, e irá reunir grandes nomes do mercado digital.

Inscrições abertas para o Reload BH, o evento de marketing digital do Sebrae

TeamViewer lança solução gratuita de IoT para empresas e consumidores

Tecnologia pode ser utilizada na indústria manufatureira, indústria pesada, de processos, energia e agricultura, entre outros setores de mercado.

TeamViewer lança solução gratuita de IoT para empresas e consumidores

Aplicativo lança serviço de assinatura de doações para causas sociais

Iniciativa da Ribon marca nova fase do aplicativo que está mudando a forma de fazer doações no Brasil.


Twitter começa a testar função “stories” para brasileiros

Chamado de “Fleets”, conteúdo é apagado após 24 horas

Twitter começa a testar função “stories” para brasileiros