Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Anatel recebe quase 3 milhões de reclamações em 2019

Anatel recebe quase 3 milhões de reclamações em 2019

11/02/2020 Divulgação

O serviço de banda larga fixa e a telefonia móvel pós-paga são os que sofreram mais queixas dos consumidores.

Anatel recebe quase 3 milhões de reclamações em 2019

O número de reclamações dos assinantes de serviços de telecomunicações, como telefones fixo e móvel, banda larga e TV por assinatura, apresentou, em 2019, um crescimento de 1,28%, em relação ao registrado em 2018. Os números constam de balanço divulgado nesta segunda-feira (10/02) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em 2019 foram  2.978.758 reclamações de consumidores desses serviços, 37,5 mil reclamações a mais do que as registradas em 2018, que somaram 2.941.240.

Segundo a agência, no balanço total, Brasil fechou o ano de 2019 com 308,6 milhões de acessos aos diferentes serviços de telecomunicações, dos quais 32,56 milhões de acessos foram do serviço de banda larga fixa, um crescimento de 4,30% no ano. O serviço também foi o que teve a maior variação no percentual de reclamações, com um crescimento de 15,68% no número de reclamações em 2019, na comparação com o apurado em 2018. No total foram registradas 580.680, quase 80 mil queixas a mais do que em 2018.

O serviço de telefonia móvel pós-paga vem na sequência com o maior número de reclamações. Em 2019, foram registradas 1.043.533 queixas, contra 973.770 em 2018, o que representa um crescimento de 7,16% no número de reclamações.

Nos demais serviços, o relatório mostra que o volume de reclamações acompanhou de perto o crescimento ou a queda no número de consumidores, o que, segundo a Anatel, sugere estabilização de reclamações após as quedas consecutivas desde 2015.

No serviço celular pré-pago foram registradas 377 mil queixas, contra 400 mil em 2018, uma redução de 5,75%. Na telefonia a redução foi ainda maior, de 10,01%, com 595 mil, contra 661 mil, em 2018. Na TV por assinatura a redução no número de reclamações foi 4,37%, com 383 mil registrados em 2018 e 366 mil em 2019.

Os consumidores podem registrar reclamações contra prestadoras de telecomunicações por meio do site; do aplicativo gratuito para celulares Anatel Consumidor e da Central de Atendimento Telefônico, que atende gratuitamente de 8h às 20h nos dias úteis no número 1331.

Fonte: Agência Brasil



Número de smartphones no mundo cresceu quase 430% em 10 anos

Somente em 2020 já foram vendidos um total de 1.571.22 bilhões de unidades de smartphones.

Número de smartphones no mundo cresceu quase 430% em 10 anos

As principais ameaças online que os pais devem conhecer

Uma lista dos 5 problemas mais comuns aos quais as crianças em idade escolar encontram na Internet.

As principais ameaças online que os pais devem conhecer

Como proteger seu smartphone de ataques cibernéticos

Proteger seu dispositivo móvel de cibercriminosos nunca foi tão importante.

Como proteger seu smartphone de ataques cibernéticos

Direito ao Esquecimento – como apago meus dados da Internet?

O direito ao esquecimento não foi regulamentado por lei no Brasil.

Direito ao Esquecimento – como apago meus dados da Internet?

Pandemia acelerou transformação digital no setor de entretenimento

Impactos da pandemia demandaram rápida reação.

Pandemia acelerou transformação digital no setor de entretenimento

Marketplaces já são responsáveis por 78% das vendas on-line

No primeiro semestre de 2020 os "shoppings virtuais” faturaram cerca de R$ 30 bilhões.

Marketplaces já são responsáveis por 78% das vendas on-line

Os compradores online enfrentam uma nova ameaça que é quase impossível de detectar

A NordVPN alerta os clientes de sites de comércio eletrônico para que se mantenham atentos durante as compras online.

Os compradores online enfrentam uma nova ameaça que é quase impossível de detectar

Quem tem medo do TikTok?

No final de 2018, a empresa de tecnologia chinesa ByteDance concluiu uma rodada de investimento de US$3 bilhões.

Quem tem medo do TikTok?

Plataforma de streaming valoriza produção nacional em meio a pandemia

Iniciativa da Cardume ajuda profissionais a se reinventarem e é uma das principais aliadas do audiovisual brasileiro.

Plataforma de streaming valoriza produção nacional em meio a pandemia

Google vai investir US$1 bilhão em jornalismo nos próximos 3 anos

No Brasil, parcerias envolvem veículos de imprensa como Folha de S.Paulo, Band, Estadão, UOL e Jovem Pan.

Google vai investir US$1 bilhão em jornalismo nos próximos 3 anos

Número de usuários de redes sociais crescerá mais de 11% no Brasil até 2025

População digital das redes sociais chegou a 141.45 milhões de pessoas ativas durante a pandemia.

Número de usuários de redes sociais crescerá mais de 11% no Brasil até 2025

Como recuperar os arquivos apagados do HD

Existem situações que são altamente irritantes.

Como recuperar os arquivos apagados do HD