Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As tendências para o futuro da impressão digital

As tendências para o futuro da impressão digital

01/05/2019 Luiz Carli

A transformação digital está tornando as operações corporativas mais ágeis e integradas.

Nunca foi tão rápido enviar mensagens, trocar informações ou conectar diferentes áreas e escritórios para encaminhar um documento ou apresentar novidades. Esta dinâmica tem implicado em mudanças consideráveis em uma ampla gama de indústrias, entre elas a indústria de impressão.

Apesar da expansão das novas tecnologias e conceitos, não se pode dizer que as impressoras tenham perdido espaço. Na verdade, a melhoria constante das ferramentas de conexão e integração de dados está forçando as empresas a adotarem modelos de negócios cada vez mais ágeis, envolvendo diferentes áreas e públicos ao mesmo tempo.

É neste contexto, que as soluções de impressão estão se reinventando, assumindo e atendendo novas perspectivas junto às organizações.

Mais do que imprimir páginas, o que as companhias estão procurando são ferramentas e serviços que agreguem valor à rotina de suas operações, com diferenciais de qualidade e integração. Nesse cenário, o avanço da Computação em Nuvem é um fator que merece destaque.

As soluções Cloud têm colocado as companhias em uma nova era, na qual garantir a disponibilidade dos dados e a mobilidade dos seus funcionários é essencial para garantir a agilidade requerida pela nova dinâmica dos negócios.

Para suprir às atuais exigências do mercado, a indústria de impressão vem trabalhando em opções e recursos para fazer com que as impressoras se integrem cada vez mais aos negócios dos clientes.

O desenvolvimento de produtos com plataforma aberta, por exemplo, permite que sejam desenvolvidas aplicações dedicadas às necessidades específicas de cada cliente, seja ela no mercado de saúde, educação, financeiro ou artes gráficas.

É uma forma de garantir que o dispositivo tenha uma interface cada vez mais amigável com o usuário, além de aperfeiçoar processos e permitir ganhos de produtividade.

Mais modernos, os equipamentos estão agregando também funções de armazenamento e segurança, que são vitais à credibilidade das organizações, independentemente do tamanho ou segmento de suas operações. A informação precisa estar disponível não somente no local e hora certos, mas principalmente para a pessoa certa.

Com isso, a autenticação no dispositivo passou a ser feita não somente via digitação de código no painel da impressora, mas também por meio de outras tecnologias, tais como cartões por aproximação, NFC (Near Field Communication) e biometria para a captura rápida e confiável da identidade dos usuários.

Estudos recentes do mercado apontam que a preocupação com os fatores de segurança e mobilidade estão no centro das atenções das empresas, como uma das três principais prioridades para mais de 60% dos líderes corporativos de todo o mundo

 As novas soluções de impressão podem ajudar a simplificar esse desafio, combinando mais eficiência, sustentabilidade e proteção à gestão e uso de informações dentro das companhias.

Já para o mercado gráfico, em paralelo aos conceitos de Nuvem e proteção, a indústria de impressão tem se focado no atendimento das necessidades crescentes de individualização e personalização.

Cada vez mais, para se ganhar a atenção do cliente potencial é necessário se adequar à linguagem dele por intermédio de uma comunicação diferenciada. Empresas da indústria têxtil ou de artigos customizáveis precisam se adequar a essa era.

Pesquisas indicam que, somente esse ano, mais de 30% do faturamento do varejo será obtido a partir de itens criados sob medida para os consumidores.

Para se conseguir isso, os equipamentos precisam ser versáteis e permitir a produção de peças diferenciadas de forma ágil, com recursos que permitam o atingimento destes objetivos.

Destacam-se a capacidade para imprimir em diferentes tipos e gramaturas de mídias, além de soluções diversificadas como impressão com Toner Branco e Clear, e equipamentos capazes de lidar com baixas tiragens.

Ainda mais porque, vale sempre dizer, uma das grandes revoluções trazidas pela impressão digital é justamente a capacidade de as empresas surpreenderem seus clientes.

* Luiz Carli é Diretor Geral da OKI Data Brasil.

Fonte: PLANIN



5 ameaças digitais que merecem mais atenção

A expansão das redes cibernéticas traz muitos benefícios para os negócios e a dependência de recursos virtuais é uma realidade cada vez mais presente no mundo corporativo.

5 ameaças digitais que merecem mais atenção

Tecnologia facilita trabalho de profissionais de segurança e investigação

Como você mantém contato com seus amigos e colegas de trabalho?

Tecnologia facilita trabalho de profissionais de segurança e investigação

Ranking indica os dez países que mais usam o Instagram

O aplicativo de fotos é popular no Brasil, mas ainda está longe de alcançar os Estados Unidos

Ranking indica os dez países que mais usam o Instagram

Aplicativo conecta quem quer aprender e ensinar

App Shapp disponibiliza desde disciplinas básicas como inglês e matemática, até latim, jogos de tabuleiro e aulas de skate

Aplicativo conecta quem quer aprender e ensinar

Participe deste evento! Marketing digital para pequenos negócios

De 30 de maio a 1º de junho, mais de 50 profissionais renomados no mercado estarão no Reload, em Belo Horizonte.


Lei facilita cancelamento de assinatura de TV paga

O cancelamento poderá ser feito pela internet ou pessoalmente

Lei facilita cancelamento de assinatura de TV paga

92% dos brasileiros com mais de 60 anos usam smartphones

Pesquisa traz um Raio-X inédito sobre o uso de tecnologia dos prateados brasileiros.

92% dos brasileiros com mais de 60 anos usam smartphones

Paraná recebe feira de inovações tecnológicas no agronegócio

Digital Agro, feira voltada para a tecnologia no campo, vai discutir integração das soluções no setor entre 11 e 13 de junho

Paraná recebe feira de inovações tecnológicas no agronegócio

Leitura na ERA DIGITAL

Há níveis dentro da leitura que são adquiridos ao longo da vida. Parte deles se dá devido ao poder que temos no cérebro de imaginar.

Leitura na ERA DIGITAL

Adolescente hackeia drone para demonstrar a insegurança nos dispositivos conectados

Demonstração aconteceu no evento anual Cyber Security Weekend 2019 da Kaspersky Lab. Reuben Paul precisou apenas de 10 minutos para invadir o gadget.

Adolescente hackeia drone para demonstrar a insegurança nos dispositivos conectados

Mais de 745 mil pessoas declararam IR por dispositivos móveis

Ao todo, a Receita Federal registrou mais de 30 milhões de declarações este ano

Mais de 745 mil pessoas declararam IR por dispositivos móveis

Como reduzir a complexidade dos ambientes de TI

A Transformação Digital traz ao mundo corporativo imensas oportunidades de geração de negócios e desenvolvimento de produtos e serviços.