Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Black Friday ou Black Fraude?

Black Friday ou Black Fraude?

11/11/2021 Divulgação

Especialista aponta cuidados para não cair em golpes na temporada de promoções.

Black Friday ou Black Fraude?

Novembro é um mês muito aguardado por aqueles que adoram uma promoção, é a temporada de descontos e ofertas nas lojas de todo o país com a Black Friday. Neste ano, 64% dos brasileiros têm a intenção de comprar algo, conforme aponta pesquisa encomendada pelo Google. O vestuário ocupa o primeiro lugar no ranking dos produtos desejados pelos brasileiros com 62%, na sequência vem os celulares com 40% e livros e papelaria com 38%.

A data das promoções é no dia 26, porém, deste o início do mês já é possível encontrar ofertas em diversas lojas pelo país. A advogada Jéssica Godinho, coordenadora do curso de direito da Faculdade Pitágoras, alerta que é preciso cautela com ofertas tentadoras e explica qual caminho seguir caso o consumidor identifique uma propaganda enganosa.

"A conversa direta com a loja é sempre a primeira forma de tentar resolver a situação. Caso não haja resolução, o consumidor pode recorrer ao Procon, que é o órgão responsável por, entre outras coisas, proteger os direitos do consumidor. Ainda é possível que o consumidor reclame seus direitos perante o Poder Judiciário".

Grande parte das compras da Black Friday deve ser realizada pela internet, pesquisa da Offerwise mostra que 59% dos brasileiros querem aproveitar as ofertas online. "Ao fazer uma compra online, a percepção que temos do produto é por meio do relato que o vendedor está fazendo. É possível imaginar o produto e se ele será adequado para o uso, mas somente no momento do recebimento que o consumidor consegue ver se a sua ideia foi 100% materializada. Por essa razão, existe para as compras online o direito do arrependimento. O consumidor tem a possibilidade de desistir da compra no prazo de sete dias, a contar do recebimento do produto. O consumidor não é obrigado a dar nenhuma justificativa para querer exercer esse direito. Caso não tenha gostado da cor, modelo, tamanho ou, apenas, tenha se arrependido da compra, a loja tem o dever de receber o produto de volta. Fica a critério do consumidor se ele vai querer trocar o produto ou cancelar a compra", diz Jéssica Godinho. Nesses casos, os custos para troca ou devolução ficam por conta da empresa ou loja.

Abaixo, confira algumas dicas para não cair em golpes e fraudes durante a Black Friday:

- Verifique a veracidade do site que vai realizar a compra;

- Dê preferência ao cartão de crédito para compras online, pois ele permite estornos caso o produto não for recebido;

- Verifique a reputação da loja antes de fechar o negócio;

- Desconfie de promoções com preços muito baixos;

- Desconfie de sites com design muito simples, antiquado e difícil de navegar;

- Não salve os dados do seu cartão de crédito para compras futuras;

- Documente todo o processo de compra fazendo capturas de tela;

- Faça cadastro antecipado nos sites das lojas que você deseja realizar compras. Assim você consegue analisar se o produto está realmente com preço menor;

Para mais informações sobre Black Friday clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Ideal H+K Strategies



Como a chegada do 5G deve impactar o Marketing Digital

A chegada do 5G tem sido um dos temas do momento.

Como a chegada do 5G deve impactar o Marketing Digital

Estudo mostra que pandemia intensificou uso das tecnologias digitais

Desigualdades de inclusão digital foram acentuadas.

Estudo mostra que pandemia intensificou uso das tecnologias digitais

Contradição tecnológica: os ‘cringes’ pagaram a língua

Quem tem mais de 25 anos, com certeza já ouviu - ou já disse - frases como: "a tecnologia vai acabar com os empregos" ou "a tecnologia vai afastar as pessoas".

Contradição tecnológica: os ‘cringes’ pagaram a língua

Bling e iFood se unem para digitalizar pequenos negócios

Iniciativa impulsiona a gestão completa dos negócios com o sistema Bling, cujo objetivo é  profissionalizar micro, pequenas e médias empresas.

Bling e iFood se unem para digitalizar pequenos negócios

Google oferece conteúdo gratuito voltado para mulheres pretas

A autoestima da mulher preta está entre os temas abordados.

Google oferece conteúdo gratuito voltado para mulheres pretas

Seu smartphone está espiando você?

Seu celular está ouvindo e ajudando publicitários a usar você como alvo. O que você pode fazer a respeito?

Seu smartphone está espiando você?

Comércio eletrônico cresce 1,58% e soma 1,69 bilhão de acessos em outubro

Segundo o Relatório Setores do E-commerce, elaborado pela Conversion, mesmo com reabertura das lojas físicas houve crescimento do varejo virtual.

Comércio eletrônico cresce 1,58% e soma 1,69 bilhão de acessos em outubro

Aumento de vazamentos evidencia a necessidade de investimentos

Recente estudo revela que 54% das empresas consideram que a principal ameaça sobre a confidencialidade dos dados está na falha de processos e de pessoas

Aumento de vazamentos evidencia a necessidade de investimentos

Plano de negócio 4.0: sua empresa está pronta para essa revolução?

Estabelecer um plano de negócio é a melhor maneira de traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes para poder iniciar um empreendimento.

Plano de negócio 4.0: sua empresa está pronta para essa revolução?

Facebook anuncia fim da ferramenta de reconhecimento facial

Sistema identifica automaticamente usuários em fotos e vídeos.

Facebook anuncia fim da ferramenta de reconhecimento facial

Instagram e Facebook vão inserir rótulos em postagens sobre eleições

Objetivo é rebater notícias falsas com informações oficias do TSE.

Instagram e Facebook vão inserir rótulos em postagens sobre eleições

Metrô de Moscou lança pagamento por meio de reconhecimento facial

Moscou é a metrópole que mais aplica pagamentos com biometria no mundo. Dentro deste contexto, na última semana o Metrô da cidade lançou o serviço Face Pay.

Metrô de Moscou lança pagamento por meio de reconhecimento facial