Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Brasil atrai gigantes do comércio eletronico

Brasil atrai gigantes do comércio eletronico

17/10/2013

Estrangeiras como o ebay investem em aplicativo de compra em português para conquistar brasileiro.

A estreia do primeiro aplicativo projetado pelo eBay especificamente para o mercado brasileiro repercutiu. Menos de um mês após o lançamento, o aplicativo de moda para celular está entre os principais baixados no país. "Estamos chegando ao primeiro lugar, não só na categoria Lifestyle, mas de todas as categorias", comenta Luis Arjon, diretor de operações da eBay no Brasil.

Em vez de um site convencional, a gigante norte-americana em comércio eletrônico decidiu apostar nos dispositivos móveis. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e da Apple em português, o preço dos artigos aparecem em reais – mas o pagamento ainda é efetuado em dólares.

Arjona fala dos planos de expansão: em 2014 a eBay deverá anunciar o site em português e em reais. "Uma vez feito isso, o terceiro e último passo para ter todo o nosso negócio localmente será abrir a plataforma para que vendedores brasileiros possam se cadastrar no Brasil, para vender no país e no mundo inteiro."

O investimento no idioma falado por cerca de 235 milhões de pessoas faz parte da estratégia de expansão da empresa nos BRICS, formado pelos emergentes Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. Para os próximos quatro anos, é esperado um crescimento de 91% do uso da internet nesses mercados e outros emergentes.

Compras online em alta

A marca norte-americana se beneficia da expansão do comércio eletrônico no Brasil. Até o final do ano, é esperado um crescimento de 25% no faturamento em relação ao ano anterior. O aumento de usuários da internet impulsionou ainda a quantidade de pedidos online, que chegou aos 35,54 milhões no primeiro semestre do ano, segundo uma pesquisa da E-bit.

A expectativa é que o setor feche o ano com um faturamento de 28 bilhões de reais. Além disso, nesse ano, 8,9 milhões de novos consumidores devem passar a usar esse serviço. Os produtos campeões de venda são artigos de moda e acessórios (13,7%), seguido por eletrodomésticos (12,3%) e cosméticos e perfumaria (12,2%).

Ventos favoráveis

Segundo o diretor de comunicação da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Gerson Rolim, 53 milhões de brasileiros farão compras na internet até o final de 2013. Mas esse número pode dobrar nos próximos anos, já que o país contabiliza atualmente cerca de 105 milhões de conexões de banda larga móvel e fixa.

"É um mercado que ainda tem muito a crescer e quando os grandes chegam, em vez repartirem mais uma fatia da mesma pizza, a visão que a gente tem é que eles estão aumentando a pizza, ou seja, estão ajudando a ampliar ainda mais o mercado", avalia Rolim.

O diretor destaca a aposta das grandes lojas de varejo no comércio eletrônico no Brasil. Atualmente, marcas internacionais como Mercado Livre, Walmart, Amazon, Apple Store e Netflix já operam no país. A adaptação do brasileiro ao modelo de compra pré-paga com o cartão de crédito, o aumento do acesso e da velocidade da banda larga seriam outros fatores decisivos para o crescimento do setor.

O eBay é dos sites mais acessados por consumidores no Brasil. A cada 6 minutos um brasileiro compra no site um par de sapatos, a cada 4 minutos uma bolsa feminina e a cada 3 um acessório feminino, apontam as estatísticas da empresa.

Apesar dos bons números, a infraestrutura em logística e o acesso à internet ainda deixam a desejar. "Temos que fazer um investimento ainda maior na infraestrutura logística, para atender mais rapidamente e com custos mais baixos as regiões mais longínquas, mais periféricas do país, lembrando que esse é um país de dimensões continentais", reforça Rolim.



Empresa brasileira lança serviço para criação de avatares

Com o lançamento, empresa espera aproximar artistas, setor corporativo e metaverso.

Empresa brasileira lança serviço para criação de avatares

TV por assinatura perde quase 80 mil assinantes em apenas um mês

Nos últimos 8 anos a mídia perdeu cerca de 7 milhões de clientes.

TV por assinatura perde quase 80 mil assinantes em apenas um mês

Como evitar o desperdício de energia durante o inverno?

É necessário levar em consideração o atual momento socioeconômico do país, que enfrenta uma inflação desenfreada.

Como evitar o desperdício de energia durante o inverno?

App brasileiro de mensagens instantâneas chega ao mercado com novas funcionalidades

Entre os diferenciais, SayMe Messenger permite escolher quem pode ou não compartilhar mensagens.

App brasileiro de mensagens instantâneas chega ao mercado com novas funcionalidades

Facebook renova feed principal para atrair usuários mais jovens

Concorrência com rival TikTok motivou mudança.

Facebook renova feed principal para atrair usuários mais jovens

Brasil tem 10,5 milhões de influenciadores no Instagram e lidera ranking mundial

Dados são do Relatório Anual de Marketing da Nielsen.

Brasil tem 10,5 milhões de influenciadores no Instagram e lidera ranking mundial

Startup lança software que facilita a implementação da LGPD

Com o nome de Octo, ferramenta descomplica a proteção de dados para empresas de todos os segmentos.

Startup lança software que facilita a implementação da LGPD

Aplicativo mobile é a principal porta de entrada para empresas no ambiente digital

Companhias que estão estagnadas em procedimentos de comunicação tradicionais devem apostar na tecnologia em busca de inovação e proximidade com clientes.

Aplicativo mobile é a principal porta de entrada para empresas no ambiente digital

Google lança novo design para o Gmail

Novo layout do Gmail será disponibilizado de maneira gradual.

Google lança novo design para o Gmail

Xsolla expande ofertas de soluções de distribuição móvel e digital

A Xsolla está comprometida em fornecer os melhores serviços e suporte para desenvolvedores em todo o mundo.

Xsolla expande ofertas de soluções de distribuição móvel e digital

No-code e low-code como propulsores na transformação digital

O low-code está em alta e deve permanecer.

No-code e low-code como propulsores na transformação digital

Em 2021, 82% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet

País ainda contabiliza 35,5 milhões de pessoas sem acesso à rede.

Em 2021, 82% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet