Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como a chegada do 5G deve impactar o Marketing Digital

Como a chegada do 5G deve impactar o Marketing Digital

26/11/2021 Eduardo Camargo

A chegada do 5G tem sido um dos temas do momento.

Como a chegada do 5G deve impactar o Marketing Digital

Prevista para chegar às principais capitais brasileiras em 2022, após leilão realizado pela Anatel nas últimas semanas, a tecnologia deve mudar os rumos do consumo e, também, as formas como trabalhamos, tendo impacto sobre os mais variados setores do mercado nacional.

A expectativa faz sentido, uma vez que a telefonia móvel vai permitir conexão que pode ser até 100 vezes maior que a do atual 4G. Isso significa que a rede vai possibilitar uma quantidade maior de dispositivos conectados simultaneamente, com tempo mais curto de resposta entre a informação enviada pelo aparelho e retornada pelo servidor - ocasionando uma velocidade de até 20 vezes maior que a da rede atual.   

Na prática, beneficiam-se da tecnologia os consumidores comuns por conta da velocidade e, também, companhias que se utilizam de aplicações online e que terão um melhor desempenho de recursos tecnológicos em sinergia com a inteligência artificial. Deste modo, é possível que tenhamos avanços de tendências como, por exemplo, os veículos sem motorista.

As vantagens chegam também ao mercado de marketing digital. Com o 5G, teremos a criação de conteúdos mais interativos para alguns formatos de mídia, como vídeos, live streaming, games e Realidade virtual. Por meio de produções inteligentes, algumas ferramentas de edição populares, como o TikTok e o Instagram permitirão que criadores de conteúdo produzam, filmem, editem e propaguem suas ideias e publicidades de uma forma mais rápida e eficiente.

Se para os criadores esse novo recurso representa um mar de oportunidades, isso também se aplica para as marcas e seus clientes. A experiência de compra, que passou a ser muito mais valorizada pelos consumidores nos últimos anos, tende a ser potencializada com a inovação trazida pelo 5g no processamento de dados, por exemplo.

Outro ponto a ser destacado é o uso da realidade virtual - tecnologia em eventos híbridos como shows, feiras e convenções, em geral. Deste modo, as apresentações com hologramas tendem a crescer fazendo com que a tecnologia impulsione o alcance das iniciativas de marketing digital em novas mídias. Além disso, a gamificação é outro recurso que também deve ganhar cada vez mais espaço na vida das pessoas.

No entanto, é importante ressaltar os desafios. Àqueles que utilizarão a realidade virtual por meio de óculos, por exemplo, é preciso se atentar aos possíveis casos de tontura, dores de cabeça, náuseas, entre outros sintomas, que, por sua vez, podem se tornar uma barreira na adesão do consumidor a esta nova realidade.

Também vale destacar, no que se refere aos dados, que o respeito aos limites impostos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na privacidade e na segurança precisam receber muito mais atenção das empresas nos próximos anos.

O 5G ainda não chegou ao Brasil, mas já tem agitado os mercados. Neste momento, as empresas que tomarem a dianteira com estratégias e produtos capazes de aproximarem ainda mais as marcas e consumidores, provavelmente terão a preferência das pessoas. Afinal, inovar sob o uso de tecnologia sempre será atrativo.

* Eduardo Camargo é CMO na Guiando.

Para mais informações sobre Marketing Digital clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: MClair Comunicação



Plataforma “Não Me Perturbe” fecha 2021 com 9,5 milhões de números cadastrados

Plataforma faz parte das medidas de autorregulação implantadas pelas operadoras de telecom e bloqueia números de celular e telefone fixo para não receber chamadas de telemarketing de telecom e bancos.

Plataforma “Não Me Perturbe” fecha 2021 com 9,5 milhões de números cadastrados

Qual será o futuro do mobile messaging?

Os celulares já se tornaram uma extensão dos nossos corpos.

Qual será o futuro do mobile messaging?

Transformação digital: os desafios de um novo modelo

Com a chegada da Quarta Revolução Industrial, organizações dos mais diferentes portes e setores estão encarando obstáculos de toda ordem para lidar com as novas demandas do consumidor.

Transformação digital: os desafios de um novo modelo

Brasileiros aprovam cartões de pagamento com biometria digital

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros adotaria o cartão de pagamento digital como forma de proteção contra fraudes.

Brasileiros aprovam cartões de pagamento com biometria digital

Os desafios e oportunidades da carreira de Cyber Security

Precisamos ter em mente que quanto mais tecnologias disponíveis, maiores serão as demandas por profissionais especializadas em cibersegurança.

Os desafios e oportunidades da carreira de Cyber Security

Quase 2022 e a importância do Machine Learning

Machine Learning (em português, o aprendizado da máquina) é uma tecnologia muito usada na atualidade e que tem sido aperfeiçoada nos últimos anos.

Quase 2022 e a importância do Machine Learning

Criptografia: entenda o segredo por trás do… segredo

Quem usa com muita frequência a internet certamente já navegou por algum site que traz uma mensagem parecida com esta: “esta página utiliza dados criptografados”.

Criptografia: entenda o segredo por trás do… segredo

Metaverso: um futuro não tão distante

Mas, afinal, o que é o metaverso?

Metaverso: um futuro não tão distante

Habemus 5G: como a Segurança Eletrônica vai impactar o Brasil daqui em diante

O ano de 2021 ficará marcado na história do ecossistema de inovação brasileiro.

Habemus 5G: como a Segurança Eletrônica vai impactar o Brasil daqui em diante

10 dicas para não ser vítima de golpes na web

Durante a pandemia, a venda de produtos e serviços pela internet teve um crescimento meteórico.

10 dicas para não ser vítima de golpes na web

Pesquisa revela aumento de pedidos de comida por app durante pandemia

Alternativa permite economizar tempo, afirmam entrevistados.

Pesquisa revela aumento de pedidos de comida por app durante pandemia

Como as plataformas no-code podem acelerar a transformação digital no Brasil

As plataformas no-code certamente permitirão reduzir significativamente o limiar de entrada na indústria digital.

Como as plataformas no-code podem acelerar a transformação digital no Brasil