Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como converter XML para PDF para Windows

Como converter XML para PDF para Windows

18/10/2022 5 Estrelas

O XML é um tipo de arquivo bastante fácil de usar.

Como converter XML para PDF para Windows

O XML não é necessariamente um arquivo utilizado pelo usuário comum da internet, mas ele é bastante popular, e muita gente já esbarrou com ele sem ter nem notado. Se você chegou até este artigo, entendemos que você já tem familiaridade com o formato, mas para contextualizar, vale mencionar que o XML é uma linguagem de marcação, que funciona muito similar ao HTML, mas que tem uma estrutura muito mais flexível.

É que o formato de arquivo XML permite que programadores definam regras de como seus dados são estruturados para que qualquer programa com um analisador XML possa entender e interpretar os dados, para então realizar a ação esperada.

O formato ideal para programadores

O XML é um tipo de arquivo bastante fácil de usar, mas em alguns casos, ele é um pouco difícil de ser visualizado. Isso acontece porque um XML em um computador simplesmente porque os computadores não vêm equipados de um editor padrão para XML, sendo que ele acaba sendo aberto em diferentes programas.

O XML também tem um outro problema: nem sempre é fácil compartilhar um arquivo no formato e permitir que outras pessoas o visualizem sem ter que instalar software de terceiros. Por ser feito de linhas de códigos, quando aberto, ele acaba “querendo” executar ações não previstas por quem recebe o arquivo, podendo até ser confundido com vírus.  E é aí que a conversão do arquivo PDF vem a calhar já que quando ele é transformado em PDF, ele acaba se tornando um arquivo leve, e mais seguro, podendo ser visualizado em qualquer leitor de PDF que você tiver disponível.

Criamos este post para guiá-lo no objetivo de converter arquivos XML para PDF usando o PDFelement. Vamos lá?

O que é o PDFelement e por que escolhe-lo?

O PDFelement é um dos melhores conversores de PDF do mercado, aliás, ele figura a lista dos 5 melhores conversores de PDF para XML. O programa é bem completo e tem vários recursos úteis para quem precisa criar e editar arquivos PDF, especialmente porque ele não serve apenas para XML, mas uma série de outros arquivos.

Na verdade, ele suporta 30 formatos de arquivo diferentes, com a opção de edição e personalização de documentos PDF convertidos, com suporte para adição de comentários, criação de senhas, mesclagem de arquivos, criação de marcas d’água, ferramentas de redação e entre outros recursos. Ele também vem imbutido de tecnologia OCR que permite a edição de arquivos PDF digitalizados ou baseados em imagem, mesmo que o arquivo origem não seja um arquivo de texto como o Word, por exemplo. Essa tecnologia reconhece o texto disponível na imagem pra que você consiga editá-lo.

Enfim, são muitas as vantagens e por isso hoje nós vamos te ensinar como converter seus arquivos XML em PDF em três passos no PDFelement.

1 - Abra seus arquivos XML

Comece abrindo o seu arquivo XML em seu computador clicando duas vezes nele. Ele provavelmente será aberto em seu navegador de internet padrão, ou no editor de XML da sua escolha, como o Bloco de Notas, o Microsoft Word, ou outro programa. Aliás, você também pode abrir o seu XML clicando com o botão direito sobre o ícone do arquivo, e depois em “Abrir com”.

2 - Converta XML em PDF

 

Depois de abrir o arquivo XML em seu computador, você vai precisar clicar no botão "Imprimir" em qualquer programa que você usou para abrir o arquivo. Na janela que se abre você deve selecionar "Wondershare PDFelement" como a opção de impressora.

3 - Salve o PDF convertido

Depois de imprimir seu arquivo em PDF selecionando o PDFelement você vai perceber que ele será aberto automaticamente, já no formato PDF. Então, basta clique em "Salvar como" no menu "Arquivo", e escolher um destino para o arquivo final em seu computador. Vale dizer que com o PDFelement você também usa 3 passos para converter XML em texto facilmente.

Por que escolher o PDFelement?

Começamos este artigo explicando que o XML ou Extensible Markup Language é um documento bastante usado por programadores, uma vez que basicamente ele representa um um conjunto de regras de codificação de documentos utilizado para uma série de estruturas de dados, como serviços da Web, por exemplo.

Em outras palavras, os arquivos XML foram projetados para serem básicos, e por conta disso, muitas vezes precisam de programas mais robustos para a sua manipulação. O XML é muito específico no uso porque é visto muito em cenários de programação e design do sistema, mas os usuários comuns acabam tendo pouco conhecimento sobre os seus usos. No entanto, todo mundo conhece e manipula PDF, tornando a opção de converter um XML em PDF muito mais proveitosa.

Por isso explicamos o passo a passo utilizando o programa PDFelement, já que ele é um engenhoso e robusto editor de arquivos PDF.  Ele é bem completo e apresenta uma série de ferramentas que podem otimizar o seu documento XML convertido. Por exemplo, depois de converter o seu XML você consegue adicionar assinaturas, comentários, sobreposições, links, marcadores e marcas d'água, e muito mais, tudo com o PDFelement.

Em resumo, o PDFelement permite que você crie, edite, converta, revise, proteja com senha, assine documentos, coloque marca dáguas, e muito mais, tudo em um só lugar. Ele é um verdadeiro parque de diversões pra quem utiliza PDFs.

É sua vez de transformar seus arquivos XML em PDF

O PDF é um tipo de arquivo bem flexível, podendo ser impresso, armazenado em disco rígidos ou servidores da internet, ou usado para o compartilhamento de informações de forma fácil e segura.  E como você viu, existem vários motivos para você escolher o PDFelement como parceiro na conversão dos seus arquivos.



Criminosos lavaram mais de US$22 bilhões em criptomoedas em 2023

Volume representa queda de 30% ante 2022; a maior parte dos fundos (72%) foram enviados para apenas 5 serviços de off-ramping.

Autor: Divulgação

Criminosos lavaram mais de US$22 bilhões em criptomoedas em 2023

VPN móvel: como garantir segurança e privacidade no celular?

Ao utilizar redes wi-fi domésticas, pontos de acesso públicos ou redes móveis, qualquer pessoa está exposta a ameaças cibernéticas.

Autor: Marijus Briedis

VPN móvel: como garantir segurança e privacidade no celular?

Apple adota RCS: o que muda para as empresas?

A entrada da Apple deve aumentar em 900 milhões os usuários de RCS em todo mundo nos próximos dois anos, atingindo a marca de 2,1 bilhões de usuários globalmente.

Autor: Thiago Gomes

Apple adota RCS: o que muda para as empresas?

Como o fim dos cookies deve impactar o mercado varejista?

Visando melhorar a privacidade dos usuários, medida do Google faz empresas pensarem em novas estratégias para conseguirem clientes.

Autor: Divulgação

Como o fim dos cookies deve impactar o mercado varejista?

5 dicas para criar e-mail marketing com o uso da IA

Será que é possível otimizar uma prática tão criativa como o envio de e-mail marketing? Com a inteligência artificial em ação, a resposta é sim!

Autor: Lívia Barreto

5 dicas para criar e-mail marketing com o uso da IA

Dados em tempos chuvosos: um alerta aos líderes de TI

A resiliência tecnológica emerge como uma prioridade em tempos chuvosos.

Autor: Rennan Sanchez

Dados em tempos chuvosos: um alerta aos líderes de TI

4 problemas que o app Celular Seguro não resolve

Com menos de 30 dias do lançamento o app já tem uma adesão surpreendente: foram mais de um milhão de usuários cadastrados em menos de duas semanas!

Autor: Henrique Volpi

4 problemas que o app Celular Seguro não resolve

Influenciadores digitais, responsabilidades e os riscos do marketing

O investimento no marketing digital já é uma realidade para a maioria das empresas brasileiras, independentemente de seu porte.

Autor: Gustavo Alonge

Influenciadores digitais, responsabilidades e os riscos do marketing

PIX e IA: relatório revela ano de caos com ransomwares

Um dos fatores que contribuiu para o crescimento do cibercrime foi o interesse pelas ferramentas de Inteligência Artificial.

Autor: Sandro Süffert

PIX e IA: relatório revela ano de caos com ransomwares

Principais desafios de cibersegurança para empresas

A inovação tecnológica trouxe ao mercado novas soluções, regimes de trabalho e uma nova relação com os consumidores.

Autor: Jeferson Propheta

Principais desafios de cibersegurança para empresas

Pesquisa aponta que ferramentas digitais são vistas negativamente pela população

Brasileiros se mostram divididos quanto aos impactos do mundo digital em seus futuros.

Autor: Divulgação

Pesquisa aponta que ferramentas digitais são vistas negativamente pela população

Como garantir a conectividade e a segurança dos dados nas estradas

Você sabia que o carro autônomo do Google coleta quase 1GB de dados sobre o seu entorno por segundo?

Autor: Eduardo Gomes

Como garantir a conectividade e a segurança dos dados nas estradas