Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como evitar fraudes ao comprar pela internet

Como evitar fraudes ao comprar pela internet

09/11/2020 Fátima Bana

Com a Black Friday se aproximando toda cautela é pouco, pesquisar em sites como o Procon e Reclame aqui, ajuda bastante.

Como evitar fraudes ao comprar pela internet

Por conta da pandemia, a quantidade de compras pela internet aumentou de forma significativa, só no primeiro semestre desse ano as compras online tiveram um aumento de 47%, maior alta em 20 anos, segundo a InfoMoney. Mas com isso vieram as avalanches de fraudes, e principalmente agora com a chegada da Black Friday todo cuidado é pouco.

A especialista em planejamento, implantação de e-commerce, gestão empresarial e negócios digitais, Fátima Bana, afirma que observar se o site é confiável é um dos primeiros passos para ter uma compra segura, um dos principais diferenciais entre uma loja real e uma fraudulenta é a existência de um CNPJ. Muitas dessas fraudas são feitas por clonagem de cartões de crédito e até por utilizarem senhas e emails dos titulares desses. Fátima deixa claro que “ o melhor a ser feito é nunca deixar salvo em portais de compras, emails e senhas, só se o site for bem criptografado, que é o caso do Rappi e do Ifood”.

Muitas das vezes o consumidor até recebe o produto mas esse é totalmente diferente do que foi oferecido a ele ( como por exemplo uma miniatura), é importante observar com cuidado as medidas e descrições do produto. A compra pelas redes sociais aumentou em grande escala também, na maioria das vezes essas lojas não são conhecidas e isso é mais uma coisa para se observar quando o assunto é fraude, sempre verificar comentários nas publicações dos produtos, saber se essa pessoa/ empresa possui CNPJ. Mas o consumidor também pode usar esse meio como um aliado atualmente a grande maioria dos vendedores, estão imersos  no mundo online, por isso é sempre bom interagir com os consumidores/ vendedores.

Com a Black Friday se aproximando toda cautela é pouco, pesquisar em sites como o Procon e Reclame aqui, ajuda bastante, já que estes contam com muitos comentários sobre produtos e lojas. Fazer um Double check e procurar saber onde a empresa fica, se tem contato, são coisas indispensáveis, cita a especialista. 

Os vendedores precisam ficar espertos também, as fraudes não vem só por parte deles. No caso dos pequenos varejistas, por exemplo, é comum não receber o pagamento da compra, em outros casos, a pessoa compra o produto mas depois de um certo tempo devolve, deixando assim o vendedor no prejuízo.

E por fim, a especialista faz uma ressalva para que os consumidores possam comprar tranquilamente nessa Black Friday, que ocorrerá no próximo dia 27 de novembro, é ficar atento a falsos descontos, produtos em que o preço é baixo mas o frete tem valores exorbitantes, descontos muito bons mas em sites falsos. E ainda faz um alerta, “ Comprar na Black Friday estando endividado é um grande perigo, precisa- se verificar se há essa necessidade de compra para que não haja problemas futuros”, conclui Fátima.

Fatima Bana, mestre em comportamento de consumo digital e especialista em liderança de equipes, planejamento, implantação de e-commerce, gestão empresarial e negócios digitais. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Publikaí



Anatel registra quase um milhão de reclamações no primeiro semestre de 2022

Relatório da Agência contabilizou queixas dos consumidores contra serviços de telefonia, internet e TV.

Anatel registra quase um milhão de reclamações no primeiro semestre de 2022

Telecom investiu R$ 8,3 bilhões no 1º trimestre de 2022

Nos três primeiros meses do ano o investimento apresentou uma alta nominal de 3,8% na comparação com o primeiro trimestre de 2021.

Telecom investiu R$ 8,3 bilhões no 1º trimestre de 2022

Disney supera número de assinantes da Netflix

Plataforma alcançou 221 milhões de assinantes no streaming,

Disney supera número de assinantes da Netflix

Cibersegurança é pré-requisito para empresas sustentáveis

Na esteira das conexões ultrarrápidas, a migração de dados para a nuvem passou a ser palavra de ordem para empresas.

Cibersegurança é pré-requisito para empresas sustentáveis

As mudanças do Whatsapp no mundo

Advogado especialista em Direito Digital explica que falta de regulamento abre discussão em torno da ferramenta.

As mudanças do Whatsapp no mundo

Cloud x on-premise: será que é preciso partir para um único caminho?

Em alguns cenários, um servidor local é obrigatório e, em outros, a melhor abordagem é a híbrida.

Cloud x on-premise: será que é preciso partir para um único caminho?

Empresa brasileira lança serviço para criação de avatares

Com o lançamento, empresa espera aproximar artistas, setor corporativo e metaverso.

Empresa brasileira lança serviço para criação de avatares

TV por assinatura perde quase 80 mil assinantes em apenas um mês

Nos últimos 8 anos a mídia perdeu cerca de 7 milhões de clientes.

TV por assinatura perde quase 80 mil assinantes em apenas um mês

Como evitar o desperdício de energia durante o inverno?

É necessário levar em consideração o atual momento socioeconômico do país, que enfrenta uma inflação desenfreada.

Como evitar o desperdício de energia durante o inverno?

App brasileiro de mensagens instantâneas chega ao mercado com novas funcionalidades

Entre os diferenciais, SayMe Messenger permite escolher quem pode ou não compartilhar mensagens.

App brasileiro de mensagens instantâneas chega ao mercado com novas funcionalidades

Facebook renova feed principal para atrair usuários mais jovens

Concorrência com rival TikTok motivou mudança.

Facebook renova feed principal para atrair usuários mais jovens

Brasil tem 10,5 milhões de influenciadores no Instagram e lidera ranking mundial

Dados são do Relatório Anual de Marketing da Nielsen.

Brasil tem 10,5 milhões de influenciadores no Instagram e lidera ranking mundial