Facebook é o novo líder das redes sociais no Brasil
Facebook é o novo líder das redes sociais no Brasil
Depois de um ano de grande crescimento, o Facebook passou o Orkut e se tornou também no Brasil o líder das redes sociais, afirma um levantamento da empresa comScore.
Apesar da resistência oferecida pelo queridinho dos brasileiros, o Orkut, o Facebook acabou tomando a dianteira entre as redes sociais no Brasil. Levantamento da empresa comScore, especializada em audiência no mundo digital, afirma que o Facebook se tornou o número um do mercado brasileiro depois de um ano de excepcional crescimento.
Segundo o diretor da comScore no Brasil, Alex Banks, a ascensão do Facebook no mercado brasileiro foi um dos desenvolvimentos mais interessantes verificados ao longo de 2011 no mundo digital. Ela lembra que o Brasil é um mercado forte, tendo hoje a quinta maior população nas redes sociais.
"Apesar da afinidade cultural [dos brasileiros] com as mídias sociais, a adoção do Facebook acontecia de forma muito lenta. O que mudou radicalmente no ano passado. O site triplicou sua audiência e ficou sete vezes maior, assumindo a liderança do mercado", completou. Estudo publicado em outubro de 2011 pela comScore afirma que o Brasil era um dos sete países onde o Facebook não era o líder das redes sociais. Os outros eram China, Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Polônia e Rússia.
O Facebook alcançou o primeiro lugar em dezembro de 2011, com 36,1 milhões de visitantes, um crescimento de 192% em um ano. O Orkut caiu para o segundo lugar, com 34,4 milhões de visitantes. Mesmo com a perda da liderança, a rede social do Google conseguiu crescer 5% no país em 2011. O Windows Live Profile e o Twitter são respectivamente o terceiro e quarto no mercado das redes sociais, com 13,3 milhões e 12,5 milhões de visitas. Vostu, Google+, Tumblr e Linkedln são os próximos na lista.
Brasileiros passam mais tempo no Facebook
Pessoas entre 25 e 34 anos representam 30,6%, ou a maioria de visitantes do site, enquanto os jovens de 15 a 24 anos são o grupo que permanece por mais tempo no Facebook, com um média de 6,2 horas por mês. Os usuários do Rio de Janeiro e do Distrito Federal são os que dedicam mais tempo à rede social, com uma média de 5,1 horas por mês. Já os paulistas representam um terço do total de visitantes do site.
* Marco Sanchez