Portal O Debate
Grupo WhatsApp


O que é Spoofing?

O que é Spoofing?

31/07/2019 Pollyana Notargiacomo

E o que tem a ver com o vazamento de mensagens?

O desenvolvimento tecnológico e a constituição de uma sociedade conectada apresentam novos desafios. Um deles diz respeito ao que se denomina Spoofing: falsificação digital de identidade.

Esta faz uso engenharia social, vírus computacional ou intercepção de informações legítimas (mensagem/dados) ou ainda de aparelhos (devices) que possibilitem ao falsificador se passar por uma pessoa ou empresa.

Diferentemente do Phishing, cujo objetivo constitui a obtenção de dados confidenciais (senhas, número de cartão de crédito, número de conta bancária etc.), o Spoofing faz uso de diferentes técnicas para fraldar a identidade digitalmente. Neste sentido, o Spoofing pode ser utilizado em alguns casos como uma etapa primária para o Phishing.

A partir disso, cabe conhecer as formas em que o Spoofing se configura:

No caso de Spoofing de e-mail, é feito o uso de um endereço de e-mail que imita um endereço eletrônico legítimo.

Um exemplo neste sentido é o de um periódico científico da Ensevier que, há alguns anos, retirou um artigo publicado após um processo em que se identificou que um dos autores do referido artigo criou um e-mail praticamente igual ao de um dos avaliadores e forneceu uma avaliação positiva e de aceite do trabalho.

Já o Caller ID, também conhecido como Spoofing de Identificador de Chamadas, falsifica a linha telefônica fazendo o número da vítima aparecer no display do destinatário com o intuito de atribuir credibilidade à chamada e, assim, obter dados.

Outra possibilidade é o Spoofing de SMS, cuja finalidade é ocultar a linha telefônica que envia a mensagem e se passar por alguma instituição financeira para obter informações sigilosas.

Também há o Spoofing de Mensageiro Instantâneo, golpe aplicado via WhatsApp ou Telegram para assumir a conta e se passar por uma determinada pessoa e falar com os contatos desta.

Ainda existe o Spoofing de site, em que se apresenta uma página falsa de instituição financeira ou de lojas com o intuito de obter informações sigilosas ou parâmetros comportamentais para a aplicação de golpes. Para isso, geralmente se envia um e-mail falso, SMS ou correspondência.

Finalmente se caracteriza o Spoofing de IP, que mascara o IP (número que identifica um dispositivo numa determinada rede computacional) para a realização do crime cibernético de DDoS (Negação de Serviço Distribuída que sobrecarrega um servidor de requisições até que este fique indisponível, ou seja “caia”).

A partir destes cenários cada vez mais o usuário deve atentar para alguns aspectos para se proteger:

- Verificar cuidadosamente o endereço de e-mail, bem como os links presentes nas mensagens enviadas por este, antes de clicar.

- Atentar para mensagens de SMS ou páginas suspeitas antes de realizar qualquer ação.

- Adotar a verificação em duas etapas em celulares para evitar a invasão e obtenção de código de confirmação enviado por apps.

* Pollyana Notargiacomo é professora, especialista em tecnologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fonte: Imprensa Mackenzie




Saiba porque não precisa programar para criar loja online

Além da construção de sua loja E-commerce, a rentabilização das redes sociais é crucial para o sucesso de sua empresa online.

Saiba porque não precisa programar para criar loja online

Fake News e o atentado ao Riocentro

Vivemos uma enxurrada de notícias e informações que, em alguns casos, são mentiras ou fake news, como se diz modernamente.


Impactos do 5G na cibersegurança

Mais velocidade e maior capacidade para transferência de dados certamente levarão ao aumento no número de dispositivos conectados.

Impactos do 5G na cibersegurança

Startup de impacto social é reconhecida por mudar a forma de fazer doações no Brasil

Ao abordar doações não mais como um privilégio mas sim como um mercado acessível de alto impacto, a startup Ribon chama a atenção da mídia e do mercado internacional.

Startup de impacto social é reconhecida por mudar a forma de fazer doações no Brasil

Whatsapp atinge 2 bilhões de usuários

Em 2014 o aplicativo de mensagens tinha 500 milhões de usuários.

Whatsapp atinge 2 bilhões de usuários

Anatel recebe quase 3 milhões de reclamações em 2019

O serviço de banda larga fixa e a telefonia móvel pós-paga são os que sofreram mais queixas dos consumidores.

Anatel recebe quase 3 milhões de reclamações em 2019

Brasil ativa 24 milhões de novos celulares 4G em 2019

As redes de quarta geração estão em 4.777 municípios, onde moram 97% da população.

Brasil ativa 24 milhões de novos celulares 4G em 2019

Coronavírus chega à internet: cibercriminosos aproveitam surto para disseminar malware

As tecnologias de detecção da Kaspersky encontraram malwares disfarçados de documentos com informações sobre o coronavírus.

Coronavírus chega à internet: cibercriminosos aproveitam surto para disseminar malware

Uma breve história do mercado de chatbots no Brasil

Dois eventos que participamos no 2º semestre de 2019 nos fizeram refletir sobre o mercado nacional de chatbots e os processos de consolidação experimentados nos últimos anos.


Nova York, Bogotá e Barcelona são os destinos do StartOut Brasil em 2020

Durante o ano, estes ecossistemas receberão até 20 startups brasileiras interessadas em internacionalizar seus negócios.

Nova York, Bogotá e Barcelona são os destinos do StartOut Brasil em 2020

Tinder lança botão de pânico para emergências

Usuário poderá alertar as autoridades sobre situações perigosas.

Tinder lança botão de pânico para emergências