Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Qual será o futuro do mobile messaging?

Qual será o futuro do mobile messaging?

08/01/2022 Carlos Secron

Os celulares já se tornaram uma extensão dos nossos corpos.

Qual será o futuro do mobile messaging?

Criados com limitadas opções de uso e foco na comunicação por ligações, eles se modernizaram e se tornaram dispositivos altamente completos, possibilitando uma comunicação veloz e eficaz com qualquer pessoa ao redor do mundo. Nesse contexto, o mobile messaging, que é a comunicação por mensagem, também sofreu inúmeras transformações ao longo do tempo – e tem grandes novidades já sinalizadas para o futuro.

As mudanças na mensageria pelos celulares foram tamanhas e, incrivelmente, em um curto espaço de tempo. No início, o SMS era o meio predominantemente utilizado, tanto para mensagens diretas entre as pessoas quanto com as organizações. Mesmo tendo perdido força quando comparado com outros canais, sua importância e benefícios para o marketing ainda é enorme.

Em muitas organizações, esse sistema de mensageria curta ainda é muito popular, uma vez que possibilita um envio rápido, instantâneo e a criação de um relacionamento mais próximo com o cliente. Sua taxa de abertura atinge a incrível marca de 98%, segundo um estudo feito pelo SlickText. Com os avanços tecnológicos, contudo, novas ferramentas e plataformas foram criadas, chamando a atenção das empresas por suas inovações no ramo e, especialmente, pela possibilidade de conquistar uma comunicação ainda mais massiva com seu público-alvo.

As redes sociais foram, de longe, o grande destaque. Em uma aposta singela nas primeiras versões de grandes exemplos como o Orkut e Facebook, seus sucessos foram tamanhos que, abriram espaço para o desenvolvimento de muitos outros canais que hoje, dominaram o mundo corporativo. O WhatsApp, Slack, RCS e Google Business Messages são alguns dos meios mais notáveis atualmente. São poucas as companhias – especialmente as de grande porte – que não possuem uma conta em, pelo menos, uma dessas plataformas.

Não à toa, o número de aplicativos de mensageria baixados vem aumentando nos últimos anos. Apenas em 2020, o eMarketer registrou mais de 2.77 bilhões de usuários nesses canais, crescimento diretamente impactado pela pandemia. Ao modificar a maneira na qual as companhias falam com seus consumidores, o mobile messaging possibilita um remodelamento da jornada de compra. Mais do que nunca, o comércio notou o poder desses canais e, ainda, sua praticidade e maior eficiência de uso nos aparelhos celulares para o sucesso do seu negócio.

É notável o enorme tempo que gastamos em frente à tais telas – maior até mesmo do que na televisão e, em alguns casos, dos próprios computadores. Apenas o WhatsApp contém mais de dois bilhões de usuários, com 91% que o utilizam prioritariamente para a troca de mensagens. Além disso, quatro em dez pessoas passaram a usá-lo com maior frequência no isolamento social, segundo um estudo do Opinion Box.

Quando ainda aliados à estratégia omnichannel, os benefícios para o destaque do seu negócio são certeiros. A integração da multiplicidade de canais traz uma experiência rica aos consumidores, permitindo que conduzam sua jornada da maneira que preferirem e, no meio que mais sentirem afinidade.

O ano de 2020 foi o grande divisor de águas para o mobile messaging, ressurgindo antigos hábitos e impulsionando o surgimento de outros para manter o relacionamento à distância. Diante do crescimento e popularização de tantos canais, é normal que as companhias se questionem qual o melhor para o seu negócio.

Não há uma única resposta, uma vez que as preferências e necessidades de seu público-alvo irão determinar onde seus recursos deverão ser investidos. Seja pelo SMS, RCS, WhatsApp ou qualquer outro meio, o mobile messaging abre inúmeras portas para uma comunicação próxima e assertiva. Escolha os meios que façam sentido para o seu negócio e invista em integrá-los de forma que os clientes possam escolher os que preferem.

* Carlos Secron é fundador da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

Para mais informações sobre Comunicação clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Informa Mídia



Pandemia aumenta acesso da população a serviços bancários

Contas digitais já atendem 19% dos brasileiros.

Pandemia aumenta acesso da população a serviços bancários

‘Pode beber depois de vacinar’ foi a pergunta mais pesquisada no Brasil

De acordo com o Google a dúvida foi 36% mais pesquisada do que a segunda pergunta mais popular sobre o imunizante.

‘Pode beber depois de vacinar’ foi a pergunta mais pesquisada no Brasil

Oportunidades e desafios da regulação em telecomunicações

O blockchain ou tecnologia de cadeia de blocos é outro sistema que será impulsionado pelo 5G.

Oportunidades e desafios da regulação em telecomunicações

Twitter adiciona opção que permite denunciar fake news no Brasil

Rede social cita o fato de 2022 ser ano eleitoral.

Twitter adiciona opção que permite denunciar fake news no Brasil

Plataforma “Não Me Perturbe” fecha 2021 com 9,5 milhões de números cadastrados

Plataforma faz parte das medidas de autorregulação implantadas pelas operadoras de telecom e bloqueia números de celular e telefone fixo para não receber chamadas de telemarketing de telecom e bancos.

Plataforma “Não Me Perturbe” fecha 2021 com 9,5 milhões de números cadastrados

Transformação digital: os desafios de um novo modelo

Com a chegada da Quarta Revolução Industrial, organizações dos mais diferentes portes e setores estão encarando obstáculos de toda ordem para lidar com as novas demandas do consumidor.

Transformação digital: os desafios de um novo modelo

Brasileiros aprovam cartões de pagamento com biometria digital

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros adotaria o cartão de pagamento digital como forma de proteção contra fraudes.

Brasileiros aprovam cartões de pagamento com biometria digital

Os desafios e oportunidades da carreira de Cyber Security

Precisamos ter em mente que quanto mais tecnologias disponíveis, maiores serão as demandas por profissionais especializadas em cibersegurança.

Os desafios e oportunidades da carreira de Cyber Security

Quase 2022 e a importância do Machine Learning

Machine Learning (em português, o aprendizado da máquina) é uma tecnologia muito usada na atualidade e que tem sido aperfeiçoada nos últimos anos.

Quase 2022 e a importância do Machine Learning

Criptografia: entenda o segredo por trás do… segredo

Quem usa com muita frequência a internet certamente já navegou por algum site que traz uma mensagem parecida com esta: “esta página utiliza dados criptografados”.

Criptografia: entenda o segredo por trás do… segredo

Metaverso: um futuro não tão distante

Mas, afinal, o que é o metaverso?

Metaverso: um futuro não tão distante

Habemus 5G: como a Segurança Eletrônica vai impactar o Brasil daqui em diante

O ano de 2021 ficará marcado na história do ecossistema de inovação brasileiro.

Habemus 5G: como a Segurança Eletrônica vai impactar o Brasil daqui em diante