Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quem chegar primeiro ao Metaverso terá vantagem de mercado, aponta especialista

Quem chegar primeiro ao Metaverso terá vantagem de mercado, aponta especialista

18/10/2022 Fernando Souza

Consultor Fernando Souza traça panorama para as empresas dispostas a marcar presença nos espaços virtuais.

Em Metaverso e Web 3.0: Que mundo é esse?, lançamento da Matrix Editora, o consultor e professor de Marketing Digital e Mídias Sociais Fernando Souza explora as possibilidades dos ambientes virtuais e os benefícios reservados para quem conquistar estes espaços antes da concorrência. O livro entrega respostas para quem hoje tem dúvidas sobre como surfar na onda desse universo. A obra apresenta ainda uma nova frente de atuação para os profissionais especializados em Marketing Digital: o Metamarketing.

De acordo com Souza, as empresas que se adaptaram e se planejaram estrategicamente no mercado digital nas últimas décadas conseguiram avançar e se destacaram, aumentando vendas e faturamento. Para ele, os empreendedores agora devem se posicionar como “Early Adopters” ou “Primeiros Adeptos”, termo que define indivíduos sempre conectados com as tendências tecnológicas. Somente com este mesmo movimento de entrada nos ambientes “metaversianos” será possível garantir o pioneirismo e a longevidade dos empreendimentos.

As possibilidades do Metaverso incluem experimentar roupas sem sair de casa, trabalhar e encontrar a família e amigos remotamente, comprar terrenos digitais, criar e consumir arte e mídias audiovisuais, participar de shows, exposições, e jogar games de modo totalmente imersivo. Este mercado em franca aceleração deve movimentar cerca de R$ 4 trilhões até 2024.

Podemos dizer que, com o Metaverso, estamos iniciando para valer a era do Marketing de Experiência. Será preciso engajar e gerar identificação – e isso não poderá ser feito apenas com discurso, como muitas vezes ocorria no marketing tradicional. As estratégias precisarão utilizar, com habilidade, as infinitas possibilidades e os recursos proporcionados pela Web 3.0 e o Metaverso. (Metaverso e web 3.0: Que mundo é esse? pág.20)

Segundo o autor, o Metamarketing será uma consequência inevitável do Metaverso, assim como o Marketing Digital foi uma consequência da Internet e proporcionou o surgimento de novas estratégias, como o Inbound Marketing e o Marketing de Influência. Segundo o autor, o mesmo acontecerá com a solidificação da Web 3.0 e do Metaverso, mas provavelmente de forma ainda mais intensa.

Ao contextualizar, analisar e prever as mudanças sociais e econômicas promovidas pelos ambientes virtuais, Metaverso e web 3.0: Que mundo é esse? reforça a relevância de aproveitar o cenário atual como ponto de partida para o futuro. O livro é fonte de conhecimento para estrategistas de Marketing Digital, profissionais de agências publicitárias, empreendedores, empresários, executivos, gestores, estudantes e interessados na temática.

Ficha técnica

Título: Metaverso e web 3.0: Que mundo é esse?
Autor: Fernando Souza
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-266-9 .
Tamanho: 16x23 cm
Páginas: 144
Preço: R$ 35,00
Onde encontrar: Matrix Editora e Amazon

* Fernando Souza - Professor e consultor de Marketing Digital e Mídias Sociais,

Para mais informações sobre Metaverso clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: LC Agência de Comunicação



Criminosos lavaram mais de US$22 bilhões em criptomoedas em 2023

Volume representa queda de 30% ante 2022; a maior parte dos fundos (72%) foram enviados para apenas 5 serviços de off-ramping.

Autor: Divulgação

Criminosos lavaram mais de US$22 bilhões em criptomoedas em 2023

VPN móvel: como garantir segurança e privacidade no celular?

Ao utilizar redes wi-fi domésticas, pontos de acesso públicos ou redes móveis, qualquer pessoa está exposta a ameaças cibernéticas.

Autor: Marijus Briedis

VPN móvel: como garantir segurança e privacidade no celular?

Apple adota RCS: o que muda para as empresas?

A entrada da Apple deve aumentar em 900 milhões os usuários de RCS em todo mundo nos próximos dois anos, atingindo a marca de 2,1 bilhões de usuários globalmente.

Autor: Thiago Gomes

Apple adota RCS: o que muda para as empresas?

Como o fim dos cookies deve impactar o mercado varejista?

Visando melhorar a privacidade dos usuários, medida do Google faz empresas pensarem em novas estratégias para conseguirem clientes.

Autor: Divulgação

Como o fim dos cookies deve impactar o mercado varejista?

5 dicas para criar e-mail marketing com o uso da IA

Será que é possível otimizar uma prática tão criativa como o envio de e-mail marketing? Com a inteligência artificial em ação, a resposta é sim!

Autor: Lívia Barreto

5 dicas para criar e-mail marketing com o uso da IA

Dados em tempos chuvosos: um alerta aos líderes de TI

A resiliência tecnológica emerge como uma prioridade em tempos chuvosos.

Autor: Rennan Sanchez

Dados em tempos chuvosos: um alerta aos líderes de TI

4 problemas que o app Celular Seguro não resolve

Com menos de 30 dias do lançamento o app já tem uma adesão surpreendente: foram mais de um milhão de usuários cadastrados em menos de duas semanas!

Autor: Henrique Volpi

4 problemas que o app Celular Seguro não resolve

Influenciadores digitais, responsabilidades e os riscos do marketing

O investimento no marketing digital já é uma realidade para a maioria das empresas brasileiras, independentemente de seu porte.

Autor: Gustavo Alonge

Influenciadores digitais, responsabilidades e os riscos do marketing

PIX e IA: relatório revela ano de caos com ransomwares

Um dos fatores que contribuiu para o crescimento do cibercrime foi o interesse pelas ferramentas de Inteligência Artificial.

Autor: Sandro Süffert

PIX e IA: relatório revela ano de caos com ransomwares

Principais desafios de cibersegurança para empresas

A inovação tecnológica trouxe ao mercado novas soluções, regimes de trabalho e uma nova relação com os consumidores.

Autor: Jeferson Propheta

Principais desafios de cibersegurança para empresas

Pesquisa aponta que ferramentas digitais são vistas negativamente pela população

Brasileiros se mostram divididos quanto aos impactos do mundo digital em seus futuros.

Autor: Divulgação

Pesquisa aponta que ferramentas digitais são vistas negativamente pela população

Como garantir a conectividade e a segurança dos dados nas estradas

Você sabia que o carro autônomo do Google coleta quase 1GB de dados sobre o seu entorno por segundo?

Autor: Eduardo Gomes

Como garantir a conectividade e a segurança dos dados nas estradas