Portal O Debate
Grupo WhatsApp

SD-WAN: segurança e inteligência para as redes corporativas

SD-WAN: segurança e inteligência para as redes corporativas

18/04/2019 Marcel Mathias

O avanço da Computação em Nuvem trouxe uma série de vantagens competitivas para as empresas.

Não por acaso, pesquisas apontam que, em até dois anos, a maioria das grandes organizações terão adotado algum tipo de recurso baseado em Cloud.

Em contrapartida, a expansão das ofertas digitais também tem provocado seus desafios. Entre eles, a transformação dos modelos e exigências em torno das redes corporativas.

Além de promover a conexão local, as equipes de TI agora precisam superar os desafios de conectar estruturas híbridas, que integram infraestrutura física e virtual como partes de uma mesma operação. É nesse cenário que as redes definidas por software (SD-WAN) vêm ganhando espaço como solução prática para acelerar os planos estratégicos das empresas.

Com as plataformas de SD-WAN, as redes evoluem e ganham poder para concentrar e distribuir mais facilmente as informações sobre as unidades, locais e estruturas de companhias de diferentes setores e tamanhos. Esse é o caminho para facilitar a análise do uso de seus recursos de TI e tomada de decisões guiadas por resultados.

As soluções SD-WAN otimizam de uma nova forma a conexão local e agilizam o processo de integração entre as diversas unidades e estruturas que compõem as organizações atualmente.

Sua adoção permite simplificar o gerenciamento de ambientes cada vez mais complexos, melhorando a performance das operações e reduzindo os custos, sobretudo ao evitar que as empresas mantenham links dedicados para atender as demandas de conexão de suas equipes e departamentos.

Estimamos que é possível reduzir em até 70% o custo das conexões à distância ao substituir os links dedicados MPLS por redes modernas do tipo SD-WAN, que contam com recursos que ajudam a garantir o melhor tráfego de dados, maximizando a performance de conexão e a produtividade dos usuários corporativos.

Com a crescente exigência por rapidez e eficiência nos processos de inovação, as companhias devem considerar a SD-WAN como uma forma de usufruírem ao máximo os benefícios da hibridização de infraestruturas. Assim, poderão ajudar as equipes a aproveitar melhor seu potencial.

No entanto, é preciso entender que a aplicação de uma rede SD-WAN exige atenção a alguns pontos importantes. É necessário buscar plataformas que ofereçam visibilidade e segurança como parte central de seu escopo. Isso porque nem todas as soluções integram controles de segurança.

Com as ameaças virtuais crescendo vertiginosamente nos últimos anos, as organizações precisam se preparar para integrar os serviços locais e digitais, porém sem renunciar à proteção de seus dados.

Além de recursos de balanceamento dos links por meio de critérios peculiares a cada empresa, as aplicações de SD-WAN devem também contar com ferramentas específicas para proteger o tráfego de informações - otimizar os planos de segurança com proteção contra ameaças, prevenção de intrusos, controles de acesso e filtragem de pacotes, controles de aplicações etc.

A utilização de redes definidas por software é um caminho para acelerar o ritmo da transformação digital corporativa, permitindo a integração entre novas tecnologias e as infraestruturas já existentes dentro das organizações.

Além disso, essas plataformas possibilitam a implementação integrada de políticas e controles consistentes, com ações que ajudam a priorizar recursos críticos ou conectar usuários prioritários com mais agilidade.

As redes SD-WAN são uma oportunidade para que as equipes possam promover mais agilidade, produtividade e competitividade.

Em um mercado cada vez mais competitivo, as habilidades de conexão inteligente são vitais e certamente precisam estar na pauta dos líderes e companhias que querem manter alcançar o sucesso com a transformação digital.

* Marcel Mathias é Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da BLOCKBIT.

Fonte: PLANIN



O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


6 passos para evitar e mitigar os danos de ataques cibernéticos à sua empresa

Ao longo de 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões (sim, bilhões) de tentativas de ataques digitais, o que corresponde a um aumento de 950% em relação a 2020, segundo um levantamento da Fortinet.


Comportamento digital: 10 destinos internacionais mais buscados no último ano

Orlando, nos Estados Unidos, e Cancún, no México, foram os destinos mais hypados, aponta ViajaNet.

Comportamento digital: 10 destinos internacionais mais buscados no último ano

Oito dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais

Especialista em marketing digital jurídico indica o que e como fazer para advogados se destacarem no universo online e atrair potenciais clientes.

Oito dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais

Como fazer em caso de PIX em conta errada?

No caso das pessoas que fez o pagamento, a alternativa é buscar a sua agência bancária para resolver a situação.

Como fazer em caso de PIX em conta errada?

Metaverso na construção civil: o futuro é virtual

O metaverso que constrói o mundo virtual de Snow Crash, livro de Neal Stephenson de 1992, é daqueles shows de ficção que enredam o leitor do começo ao fim.

Metaverso na construção civil: o futuro é virtual

Melhores Cryptos 2022: Mushe (XMU) e Fantom (FTM)

Mushe (XMU) e Fantom (FTM): Por que os analistas dizem que você deve comprar e manter na carteira.

Melhores Cryptos 2022: Mushe (XMU) e Fantom (FTM)

Na pista de decolagem, BIM alça importante voo

O uso da tecnologia BIM – sigla de Modelagem da Informação da Construção, em inglês – vai alcançando novos ares e expandindo sua aplicabilidade para as mais diversas áreas da construção civil.

Na pista de decolagem, BIM alça importante voo

Twitter aceita oferta de compra feita por Elon Musk

Dono da Tesla e da Space-X ofereceu US$ 44 bilhões pela rede social.

Twitter aceita oferta de compra feita por Elon Musk

Mudanças no WhatsApp só depois das eleições. Prejuízo a todos

O lançamento pelo WhatsApp, da plataforma Comunidades, que permitirá o envio de mensagens em massa (e ao mesmo tempo) é uma grande notícia.

Mudanças no WhatsApp só depois das eleições. Prejuízo a todos

O futuro da publicidade digital com a queda dos cookies de terceiros

É possível renovar a experiência personalizada com um novo acordo sobre o uso de dados e com o apoio do Marketing de Afiliados.

O futuro da publicidade digital com a queda dos cookies de terceiros

WhatsApp limita reencaminhamento de mensagens

A mudança começará a ser implementada, de forma gradativa, nos próximos dias.

WhatsApp limita reencaminhamento de mensagens