Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sete dicas para evitar erros nas compras on-line

Sete dicas para evitar erros nas compras on-line

13/03/2020 Divulgação

É preciso ficar atento, pois diversos sites aplicam golpes nas pessoas com 'ofertas milagrosas'.

Sete dicas para evitar erros nas compras on-line

A internet vem revolucionando cada vez mais os e-commerces, movimentando bilhões de reais anualmente. Por outro lado, com a expansão dos comércios eletrônicos, as empresas precisaram desenvolver novas estratégias para deixar os consumidores mais seguros ao fazerem compras on-line, além de promover a satisfação dos usuários.

Pensando na comodidade e conforto do consumidor, o professor e especialista em Marketing do Centro Universitário Internacional Uninter, Achiles Batista Ferreira Junior, listou sete dicas importantes para tornar a compra rápida e segura.

1 - Buscar o produto em ao menos três sites
“Comprar um produto hoje quer dizer seguir um pilar que, mesmo involuntariamente, todos seguimos. São eles: visar o preço, qualidade e, por fim, a segurança. Mesmo tendo em mente uma loja padrão confiável, ainda assim tentamos buscar um melhor custo-benefício pelo produto. O equilíbrio entre esses pilares sustenta um mercado extenso e lucrativo que vem crescendo exageradamente nos últimos anos, levando muitos à felicidade da espera da entrega ou a tristeza de uma compra malsucedida”, explica Junior.

2 - Ler comentários e avaliações
Com a acessibilidade da internet nos dias de hoje, ficou muito mais fácil procurar avaliações e comentários de pessoas que já compraram certo produto ou serviço.

Sites como Reclame Aqui, Procon e avaliações do Facebook podem ajudar a ver quais os prós e contras antes de adquiri-los. Procurar sites que possuem avaliações individuais de vendedores ou lojas, como por exemplo o Mercado Livre, podem ser bons locais de compras seguras. Dessa forma o cliente estará mais preparado e seguro contra fraudes e possíveis problemas.

3 - Desconfiar de “ofertas milagrosas”
É preciso ter cautela quando o desconto é grande demais. Acreditar em preços muito abaixo do valor real de mercado pode ser uma cilada. Diversos sites aplicam golpes nas pessoas com essas ofertas, apresentando algo com um preço muito bom para depois não entregar o produto. Desconfie sempre.

4 - Verificar se o site é confiável
Com o aumento de demanda de produtos e serviços on-line, diversos sites foram criados para supri-la. Porém, o consumidor está se sentindo muito mais confiante com as novas ferramentas de segurança criadas na internet e isso é muito perigoso. O consumidor deve estar sempre atento a sites como “Reclame Aqui”, que mostram a reputação das lojas e marcas, para evitar dor de cabeça depois.

5 - Verificar medidas e especificações
É muito importante antes de comprar qualquer coisa pela internet verificar suas especificações de medidas, instruções de uso, voltagem, material, etc. Se for o caso de uma peça de roupa, essa atenção deve ser redobrada principalmente quando se trata de tamanho. Prefira sempre sites que forneçam as medidas da peça, não apenas medidas generalizadas (como P, M e G), para evitar devoluções.

6 - Atente-se aos seus direitos
A grande facilidade ao acesso a produtos na internet faz com que os consumidores se sintam atraídos pelas ofertas e acabem seduzidos pelas compras, deixando detalhes importantes de lado. No âmbito do direito do consumidor, é essencial saber que o comprador tem o direito de arrependimento assegurado pelo CDC. “Ele tem sete dias contados a partir do recebimento do produto para se arrepender da compra. O consumidor deverá formalizar à empresa o motivo do cancelamento, devendo assim reaver o dinheiro”, comenta Junior.

7 - Analisar especificações de entrega e devolução
Para evitar problemas de logística, antes de comprar um produto on-line observe todas as especificações de entrega (tempo, valor e opções) e de devolução, pois em alguns sites o processo de devolução é bem desgastante e demorado. Em relação ao frete, é válido sempre observar o valor: alguns sites colocam um preço muito atrativo no produto e compensam em um frete absurdo, que em muitos casos não vale a pena.

Fonte: Página 1



Governo lança portal com informações sobre o FGTS Digital

Versão digital entra em operação até final do ano.

Governo lança portal com informações sobre o FGTS Digital

A promessa da Enjin Coin (ENJ) caiu por terra. As perspectivas de Mushe (XMU) continuam crescendo

A Enjin Coin (ENJ) trouxe uma forma interessante de integrar partes anteriormente díspares do espaço dos criptoativos. Porém, será que sua valorização se manterá consistente ao longo do tempo?

A promessa da Enjin Coin (ENJ) caiu por terra. As perspectivas de Mushe (XMU) continuam crescendo

Como a inteligência de dados auxilia o Open Finance

Imagine que a sua televisão está com defeito. Você busca um modelo um pouco melhor na internet (afinal, você merece) e decide comprá-la em algumas suaves prestações.


Wax (WAXP) e Mushe (XMU): as melhores criptomoedas eco-friendly

Existe uma forma para as finanças descentralizadas se tornarem mais sustentáveis. Aqui estão as empresas que estão pavimentando o caminho.

Wax (WAXP) e Mushe (XMU): as melhores criptomoedas eco-friendly

A importância da Educação para uma internet segura para todos

Há uma série de leis, regulamentos e normas técnicas que reforçam o valor da informação.

A importância da Educação para uma internet segura para todos

O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


6 passos para evitar e mitigar os danos de ataques cibernéticos à sua empresa

Ao longo de 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões (sim, bilhões) de tentativas de ataques digitais, o que corresponde a um aumento de 950% em relação a 2020, segundo um levantamento da Fortinet.


Comportamento digital: 10 destinos internacionais mais buscados no último ano

Orlando, nos Estados Unidos, e Cancún, no México, foram os destinos mais hypados, aponta ViajaNet.

Comportamento digital: 10 destinos internacionais mais buscados no último ano

Oito dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais

Especialista em marketing digital jurídico indica o que e como fazer para advogados se destacarem no universo online e atrair potenciais clientes.

Oito dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais

Como fazer em caso de PIX em conta errada?

No caso das pessoas que fez o pagamento, a alternativa é buscar a sua agência bancária para resolver a situação.

Como fazer em caso de PIX em conta errada?

Metaverso na construção civil: o futuro é virtual

O metaverso que constrói o mundo virtual de Snow Crash, livro de Neal Stephenson de 1992, é daqueles shows de ficção que enredam o leitor do começo ao fim.

Metaverso na construção civil: o futuro é virtual

Melhores Cryptos 2022: Mushe (XMU) e Fantom (FTM)

Mushe (XMU) e Fantom (FTM): Por que os analistas dizem que você deve comprar e manter na carteira.

Melhores Cryptos 2022: Mushe (XMU) e Fantom (FTM)