Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Social commerce: o próximo passo do consumo

Social commerce: o próximo passo do consumo

31/05/2021 Luciano Freitas

O processo de migração quase que total do varejo offline para o e-commerce já caminhava a passos largos.

Social commerce: o próximo passo do consumo

Fato que se acelerou ainda mais nos últimos meses. De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), durante a pandemia, o consumo online cresceu mais de 60%. E se em algum momento o consumidor valorizava apenas a qualidade do produto, hoje, ele se torna cada vez mais exigente e quer receber uma boa experiência diferenciada em toda a sua jornada de compra, que passa a ter novos caminhos e significados.

O social commerce, por exemplo, é um mercado que vem crescendo e se desenvolvendo com rapidez pelo mundo, e promete ser o próximo passo do consumo. No Brasil, por exemplo, o crescimento do social commerce está ligado ao valor social que as pessoas dão para o modelo. Tudo aquilo que gera conexão e interação tem potencial de crescimento, as pessoas buscam isso! A edição de 2019 do Social Trends indica que hoje 96,2% dos usuários de internet mantêm perfis nesses canais, isso significa um um acréscimo de 18,2% em relação ao estudo de 2018.

E apesar de ser um modelo que se destaca em várias partes do globo, vale dizer que as peculiaridades de cada país ficam ainda mais evidentes. Na China, por exemplo, país onde o social commerce começou a ganhar forma, a interação para as compras em grupo acontece de uma forma diferente do Brasil. Aqui, é preciso que as pessoas se conheçam minimamente antes de fazer as compras, enquanto lá, é comum receber um link de um estranho, sem haver desconfiança se aquele link é um vírus ou uma oferta real. E assim acontece com diversos outros pontos culturais.

Mas, mesmo assim, as exigências caminham para um mesmo lado e para lidar com esse novo consumidor 5.0, que quer rapidez no retorno humanizado e uma experiência ímpar, é preciso tornar as ações mais reais e entender as dores do cliente. Aquele usuário que escolhia o item, pagava com cartão de crédito, finalizava a compra e pagava um valor relativamente alto para receber o produto em casa, fica de lado. Hoje, esse perfil é substituído por um mais flexível e acessível, ou seja, entregas gratuitas, formas de pagamento mais amplas, informações completas, avaliações positivas, reputação da empresa e até match de valores de vida. Todos esses como fatores decisivos.

Uma pesquisa realizada pelo Facebook mostra que 7 em cada 10 empresas acreditam que prestam um bom atendimento aos clientes, enquanto apenas 20% dos consumidores partilham esta opinião. Isso mostra que ainda existe espaço para aprimorar os processos, a fim de promover ao usuário uma experiência cada vez mais inesquecível.

É nesse ecossistema em que todo mundo sai ganhando, que o social commerce torna-se o formato que atende as necessidades do usuário 5.0. Com o varejo online, a comparação de preços e a busca pelas melhores oportunidades fica cada vez mais fácil, a possibilidade de montar sua cesta de compras compartilhadas com amigos, familiares ou até desconhecidos, por meio das redes sociais já é um atrativo.

Essa é uma facilidade que bateu na porta e tem tudo para ser o próximo passo evolutivo do sistema. No social commerce, a estratégia vai além do comprador, mas alcança uma cadeia maior, no qual o produtor consegue vender sua mercadoria diretamente para o cliente sem a presença de intermediário; o comerciante local, funciona como um ponto de retirada e movimenta o seu comércio; além do usuário, que acaba pagando bem menos pela mercadoria enquanto compartilha ofertas com seus conhecidos, diminuindo o tempo de entrega e sem ter de desembolsar pelo frete da mercadoria. É, sem dúvidas, um modelo que une flexibilidade e economia para ajudar a todos, na mão.

* Luciano Freitas, co-fundador e CMO da Facily, primeira plataforma de social commerce da América Latina, é responsável por todas as iniciativas de marketing da startup, também professor do MBA na Be Academy.

Para mais informações sobre E-Commerce clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: NR-7 Comunicação



Governo lança portal com informações sobre o FGTS Digital

Versão digital entra em operação até final do ano.

Governo lança portal com informações sobre o FGTS Digital

A promessa da Enjin Coin (ENJ) caiu por terra. As perspectivas de Mushe (XMU) continuam crescendo

A Enjin Coin (ENJ) trouxe uma forma interessante de integrar partes anteriormente díspares do espaço dos criptoativos. Porém, será que sua valorização se manterá consistente ao longo do tempo?

A promessa da Enjin Coin (ENJ) caiu por terra. As perspectivas de Mushe (XMU) continuam crescendo

Como a inteligência de dados auxilia o Open Finance

Imagine que a sua televisão está com defeito. Você busca um modelo um pouco melhor na internet (afinal, você merece) e decide comprá-la em algumas suaves prestações.


Wax (WAXP) e Mushe (XMU): as melhores criptomoedas eco-friendly

Existe uma forma para as finanças descentralizadas se tornarem mais sustentáveis. Aqui estão as empresas que estão pavimentando o caminho.

Wax (WAXP) e Mushe (XMU): as melhores criptomoedas eco-friendly

A importância da Educação para uma internet segura para todos

Há uma série de leis, regulamentos e normas técnicas que reforçam o valor da informação.

A importância da Educação para uma internet segura para todos

O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


6 passos para evitar e mitigar os danos de ataques cibernéticos à sua empresa

Ao longo de 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões (sim, bilhões) de tentativas de ataques digitais, o que corresponde a um aumento de 950% em relação a 2020, segundo um levantamento da Fortinet.


Comportamento digital: 10 destinos internacionais mais buscados no último ano

Orlando, nos Estados Unidos, e Cancún, no México, foram os destinos mais hypados, aponta ViajaNet.

Comportamento digital: 10 destinos internacionais mais buscados no último ano

Oito dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais

Especialista em marketing digital jurídico indica o que e como fazer para advogados se destacarem no universo online e atrair potenciais clientes.

Oito dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais

Como fazer em caso de PIX em conta errada?

No caso das pessoas que fez o pagamento, a alternativa é buscar a sua agência bancária para resolver a situação.

Como fazer em caso de PIX em conta errada?

Metaverso na construção civil: o futuro é virtual

O metaverso que constrói o mundo virtual de Snow Crash, livro de Neal Stephenson de 1992, é daqueles shows de ficção que enredam o leitor do começo ao fim.

Metaverso na construção civil: o futuro é virtual

Melhores Cryptos 2022: Mushe (XMU) e Fantom (FTM)

Mushe (XMU) e Fantom (FTM): Por que os analistas dizem que você deve comprar e manter na carteira.

Melhores Cryptos 2022: Mushe (XMU) e Fantom (FTM)