Portal O Debate
Grupo WhatsApp


4 dicas para alcançar a qualidade de vida no trabalho

4 dicas para alcançar a qualidade de vida no trabalho

30/08/2019 Tatiana Pimenta

Como alcançar a qualidade de vida exercendo suas funções cotidianas?

4 dicas para alcançar a qualidade de vida no trabalho

No início do século XX, com o fordismo e o taylorismo, o trabalho era mecanizado. Isso resultava na alienação dos funcionários e uma inexistente qualidade de vida no trabalho.

Hoje, não é segredo nenhum que ter qualidade de vida no ambiente de trabalho é bom tanto para o colaborador, quanto para a empresa. Quanto mais o colaborador se sentir valorizado, melhor sua produtividade.

Mas como alcançar a qualidade de vida exercendo suas funções cotidianas? Anote 4 dicas!

O que é qualidade de vida no trabalho?

O termo qualidade de vida no trabalho é relacionado a ações adotadas pela empresa para aumentar ou melhorar a satisfação do colaborador. Seja com sua função, com os colegas ou com o ambiente de trabalho em geral. Essas ações visam gerar o bem-estar dos funcionários, resultando positivamente no trabalho da empresa.

Esse termo foi criado em meio aos anos 60, em que as empresas sofriam a transição do período industrial. As organizações estavam conhecendo os primeiros passos da era digital, sendo prioridade apenas os avanços tecnológicos. Somente na década de 70 que a denominação ganhou forças! Nessa época, um professor universitário mostrou as consequências que a falta de qualidade de vida no trabalho gerava. Colaboradores desmotivados, estresse, funcionários doentes ou a incidência de acidentes no trabalho.

A partir daí, a teoria repercutiu entre os sindicalistas, pesquisadores das ciências sociais e empresários. Eles visualizaram os resultados positivos que a qualidade de vida no trabalho pode gerar. Com isso, concluíram que não eram apenas os bens tecnológicos e materiais que influenciavam no sucesso da empresa. Passaram, então, a valorizar o bem mais subjetivo e talvez o mais importante: o capital humano.

Por que é importante a qualidade de vida no trabalho?

A qualidade de vida no trabalho é importante não só para as empresas, mas também para os colaboradores. Ter funcionários mais motivados e produtivos traz resultados positivos para a empresa. Também incentiva os profissionais a evoluírem e desenvolver sua carreira.

Do ponto de vista do colaborador, a qualidade de vida no trabalho é relacionada a tudo o que a empresa faz para oferecer bem-estar, apoio ao funcionário e aumento da satisfação no ambiente corporativo. Já para a empresa, é relacionado as práticas e estratégias adotadas para potencializar os resultados e investir no capital humano da empresa, resultando em qualidade, inovação e produtividade.

Mesmo sendo pontos de vista paralelos, os benefícios existem para ambos. No caso do colaborador, a qualidade de vida fora do trabalho pode influenciar também na qualidade de vida no trabalho. Então as relações com a família, relacionamentos e a satisfação com a vida em geral podem também refletir na produtividade. Cabe à empresa também estar atento a esse fator e cabe ao colaborador equilibrar sua vida pessoal e profissional.

Vantagens da qualidade de vida dos funcionários para a empresa

Não investir em qualidade de vida no trabalho pode trazer alguns problemas. Alguns deles são o aumento de custos demissionais e aumento de rotatividade precoce no quadro de funcionários. Isso pode trazer danos para a marca empregadora da empresa.

No atual contexto do mercado, as empresas estão inseridas em um cenário disputado, com concorrentes ávidos e clientes exigentes. Para obter sucesso e destaque, as empresas precisam de inovação. Com a tecnologia acessível a todos, ideias que podem facilmente ser reproduzidas e copiadas. Logo, o diferencial está no capital humano. Ou seja, nos colaboradores.

Uma empresa que investe em seu capital humano, que se preocupa com a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho, é muito mais competitiva no mercado, pois conta com funcionários motivados e comprometidos. A qualidade de vida no trabalho pode trazer muitas vantagens para a empresa, refletindo diretamente na imagem e no lucro da corporação.

Aumento da produtividade

Qualidade de vida no trabalho contribui para que os colaboradores estejam mais dispostos, motivados e com habilidades para entregar resultados positivos, produzindo cada vez mais e melhor. Além disso, os funcionários tendem a estar mais focados, evitando erros e prejuízos. Um estudo mostra uma estimativa de que apenas 39% do expediente diário é aproveitado realmente. Comportamento este que pode ser facilmente mudado quando a equipe está em um ambiente que ofereça prioridades claras, qualidade de vida e que promova a integração de seus funcionários.

Melhora do clima organizacional da empresa

O clima organizacional diz respeito a como os funcionários se sentem no ambiente de trabalho, como é a atmosfera psicológica, o clima entre os trabalhadores. A qualidade de vida no ambiente corporativo tira a ideia de que o trabalho é um "mal necessário", pois os colaboradores atuam em um ambiente satisfatório. Pesquisas mostram que as empresas que se preocupam com a qualidade de vida de sua equipe têm um clima de trabalho 90% melhor.

Atrai mais talentos para a empresa

Por mais que o mercado esteja cheio de mão de obra, poucos candidatos apresentam as habilidades técnicas específicas para alguns cargos. Mais de 30% dos empregadores sentem dificuldade na hora de contratar novos funcionários, além de o Brasil estar na lista dos piores países para preencher os cargos de trabalho.

Cuidar da saúde mental dos colaboradores, por exemplo, pode ser o diferencial para atrair novos talentos, por oferecer muito mais que apenas um salário, oferecendo capacidade de desenvolvimento do colaborador e clima agradável para se trabalhar. Atuando num ambiente que valoriza a qualidade de vida, os funcionários tendem a falar bem de suas empresas, resultando numa visualização melhor dentre o mercado de trabalho e possíveis candidatos.

Aumento do lucro da empresa

É comprovado que, além da eficiência operacional, quando há investimento na qualidade de vida do colaborador, os resultados da empresa tendem a ser mais satisfatórios. Segundo pesquisas, as empresas que investem em capital humano têm uma rentabilidade 70% maior do que a concorrência que não pratica a qualidade de vida no trabalho. Quando há preocupação com os colaboradores, eles mostram-se mais motivados e dispostos, beneficiando economicamente a empresa. Já segundo a Organização Mundial da Saúde, investir em saúde mental, de forma preventiva, traz um retorno financeiro de 4x o valor investido.

Como alcançar a qualidade de vida no trabalho

Para desenvolver um bom trabalho, é importante que o colaborador se sinta bem, física e mentalmente. Saber que a empresa se preocupa com a felicidade de desenvolvimento de seus funcionários torna os profissionais muito mais engajados em suas funções.

Confira algumas dicas para melhorar a qualidade de vida no ambiente corporativo!

1. Converse com outras pessoas da sua área de trabalho

Se você está começando no mercado de trabalho ou pensando em mudar de área, converse com outras pessoas que já atuam no ramo para ter uma ideia de como ele realmente é, como as pessoas se sentem, como é a rotina dentro das empresas. Muitas vezes idealizamos que um emprego será de uma determinada forma, quando a realidade é bem diferente do que pensávamos, tirando nosso ânimo para trabalhar.

Essa prática também é importante quando começar a se sentir infeliz em seu trabalho. Portanto, troque ideias com amigos que atuam na mesma área. Veja suas percepções. Descubra se você pode fazer as tarefas de forma diferente. Ou se existe um problema relacionado a empresa em que você trabalha.

2. Faça apenas o que você conseguir

Por mais que aprender coisas novas e tentar fazer o seu melhor seja necessário, evite tentar abraçar o mundo. Assumir uma carga de trabalho maior que você consegue fazer, pode te sobrecarregar. Mais que isso, pode causar uma queda na qualidade de vida no trabalho. Sem contar que trabalho em excesso pode matar, de acordo com pesquisas realizadas por Jeffey Pfeffer, professor e pesquisador da Escola de Pós-Graduação em Negócios da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Seja sincero e respeite seu limite. Evite assumir responsabilidades que estão fora da sua capacidade para entregar resultados eficientes em cada tarefa. Além de se posicionar contra esse tipo de sobrecarga, saiba pedir ajuda. Um bom ambiente de trabalho é onde você pode contar com a ajuda de seus colegas para que tudo seja realizado corretamente e traga resultados positivos.

3. Tenha responsabilidade com seus prazos e horários

Sempre que assumir uma responsabilidade, se programe e trabalhe para finalizar dentro do prazo. Assim, você evita sobrecarga, acúmulo de pendências, o stress que isso causa, além da desaprovação de seus colegas ou chefe.

Se programe, planeje, para sempre conseguir atingir suas metas no prazo combinado. Além disso, estar sempre organizado traz mais eficiência no trabalho. Evita situações que podem ser estressantes, como perda de algum material, atraso em prazos ou ser cobrado por algum trabalho não realizado.

4. Tire o tempo necessário para descansar

Trabalhar sem descanso pode prejudicar sua eficiência, já que prejudica a cognição e criatividade, além de outros. Faça pausas para colocar as ideias em ordem, espairecer e voltar ao trabalho com mais energia. Estando com o sono em dia, relaxado, a sua produtividade tende a aumentar. Você produz com mais facilidade, gastando menos tempo para fazer as atividades. Além, é claro, de pensar melhor em soluções e novas ideias. Um café no meio da tarde, um fim de semana de descanso ou até as férias podem ser fundamentais para uma boa qualidade de vida no trabalho.

Com essas dicas práticas e fáceis de incluir no seu dia a dia, você conseguirá obter maior qualidade de vida no trabalho. E saiba que isso vai contribuir não apenas com benefícios a você, como também para a empresa. Pratique-as!

* Tatiana Pimenta é CEO e fundadora da Vittude. É engenheira formada pela UEL com MBA executivo pelo Insper. Executiva com 15 anos de experiência profissional em empresas como Votorantim e Arauco do Brasil. Apaixonada por psicologia e comportamento humano, faz psicoterapia pessoal há 7 anos. Também é maratonista amadora, palestrante, leitora voraz e colunista de comportamento, inovação e empreendedorismo.

Fonte: Pineapple Hub



O novo mundo profissional

Nós estudamos o perfil de cada um e mostramos os caminhos que há para alcançar aquilo que se deseja.

O novo mundo profissional

Plano de carreira é coisa do passado

A carreira deixa de ser responsabilidade da empresa e passa a caber ao indivíduo.

Plano de carreira é coisa do passado

Entenda as diferenças entre temporários e terceirizados

Especialista da Luandre detalha o que foi atualizado com o novo decreto e o que muda para contratantes e contratados.


Evento em São Paulo oferece 2,2 mil vagas para pessoas com deficiência

Há oportunidades em supermercados atacadistas, call centers, tratamento de resíduos, saneamento, recursos humanos, hospitais e restaurantes.


Começa a corrida para as contratações temporárias

Para atender o aumento de vendas de cerca de 13% no Natal, lojistas precisarão elevar contratações temporárias e deverão ficar atentos às obrigações legais para as vagas.

Começa a corrida para as contratações temporárias

Consultoria de RH inova e lança aplicativo gratuito que conecta empresas a profissionais

Acesso ilimitado e gratuito a diversas oportunidades de emprego, a qualquer hora, na palma da mão.

Consultoria de RH inova e lança aplicativo gratuito que conecta empresas a profissionais

CNI e Senai listam 30 profissões promissoras para a indústria 4.0

Profissões estarão ligadas ao setor automotivo, indústria de alimentos e bebidas e construção civil.

CNI e Senai listam 30 profissões promissoras para a indústria 4.0

Estágio x Emprego: entenda a diferença!

A modalidade não se configura como um trabalho formal, mas uma atividade voltada ao aprendizado.

Estágio x Emprego: entenda a diferença!

O que sua Profissão vai ser quando você crescer?

Uma pergunta interessante que sempre fazemos às crianças é “o que você vai ser quando crescer?”


O mercado de trabalho depois do câncer de mama

O câncer ainda é visto, de maneira geral, como sinônimo de grande adversidade para muitas pessoas.


A Lei da Liberdade Econômica e seus impactos trabalhistas e previdenciários

Com o fim do antigo Ministério do Trabalho e Emprego, que foi aglutinado pelos Ministérios da Economia, Justiça e Cidadania.


Uber lança versão para vagas temporárias

O aplicativo está disponível por enquanto apenas em Chicago.

Uber lança versão para vagas temporárias