Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A automação do trabalho

A automação do trabalho

02/03/2021 Prof. Dr. Valmor Bolan

A era da robótica e da inteligência artificial exigirá um novo enfoque no sistema educacional e nas politicas publicas, sobretudo referentes ao emprego.

A automação do trabalho

Dentre as várias características do tempo atual, está a crescente automação do trabalho, no contexto da 4ª revolução industrial. Isso tem causado preocupações e tem sido objeto de debate entre especialistas, pelas consequências desse processo, que poderá comprometer muitos postos de trabalho e deixar uma parte da população sem emprego. Nem todos terão meios, nem capacidade, para se adaptar a essas novas exigências da sociedade. Em artigo publicado por Elisa Rosa, mestra em comunicação e analista do Sebrae nacional "A quarta revolução industrial e o futuro do trabalho", ela afirma que "estamos vivendo uma transformação radical no jeito como trabalhamos. Automação e máquinas pensantes já estão substituindo trabalhos e estão mudando as habilidades que as empresas estão procurando nas pessoas". E dá um exemplo: "Os carros autônomos já são uma realidade. Uber, Google e Tesla estão investindo pesadamente nessa tecnologia e esses veículos estão em fase de testes. E como ficará o emprego dos motoristas quando esses carros autônomos começarem a circular? Apenas hoje, no Brasil, temos mais de 500 mil motoristas de Uber. Imagine o número total, se somarmos os motoristas de táxis, de caminhões, particulares e de empresas". Tudo isso tem levado a estudos sobre busca de minimizar o impacto dessas mudanças. Nesse sentido, a Educação também pode desempenhar um papel importante, em viabilizar uma capacitação para um maior número de pessoas, que permitam se adaptar às novas alternativas que certamente existirão no mercado.

É preciso que mais pessoas tenham acesso à internet, pois a tendência também é crescer ainda mais o trabalho on line (o chamado teletrabalho), em diversos campos da sociedade. Muitos profissionais terão que disputar vagas de trabalho com máquinas e robôs, a Inteligência Artificial. Diz Elisa Rosa que "no Japão existem hotéis cujos recepcionistas são robôs. Do limpador da vidraça até o cortador de grama, as tarefas  foram automatizadas. Segundo o gerente do estabelecimento, naquele hotel, até 90% dos robôs podem substituir as tarefas desempenhadas pelos humanos. Nós não estamos em um momento que podemos nos sentar e esperar que os eventos se desenrolem. Para estarmos preparados para o futuro, precisamos entender o que está acontecendo agora". É importante preparar a nova geração para essa realidade, porque as sobrevivências de muitos dependerão de como souberem lidar com essa nova realidade.

O importante é que os governos e empresas encontrem uma forma de não tornar o trabalho tão desumanizado, porque as vidas humanas é o que importa preservar prioritariamente. Não podemos ficar vulneráveis a uma lógica puramente utilitária e pragmática, que não leve em conta o valor da pessoa humana. É um grande desafio para todos, especialmente educadores, não somente a reflexão disso tudo, mas também o de encontrar meios para garantir oportunidades de trabalho com dignidade para todos. As máquinas podem ajudar muito como auxiliares, mas não para substituir o trabalho humano. Afinal - como afirma a analista do SEBRAE nacional, "vamos continuar precisando de empregos para fazer a economia girar. Então, essa resposta terá que vir de nós mesmos. Temos que reconhecer as mudanças que estão acontecendo e caminhar lado a lado.  Precisamos pensar sobre como auxiliar como os pequenos negócios do Brasil podem começar a movimentar num ritmo diferente e desenhar novos tipos de empregos que ainda serão importantes na era da robótica".   

* Valmor Bolan é Doutor em Sociologia. Professor da Unisa.



Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Kanban ainda é pouco explorado, mas pode revolucionar o cotidiano das empresas

Como trazer soluções efetivas em condições de fluxo de atividade em escala?

Kanban ainda é pouco explorado, mas pode revolucionar o cotidiano das empresas

Por que brasileiros são escolhidos para cargos de chefia em outros países?

Desde janeiro, executivos brasileiros têm assumido cargos globais em companhias multinacionais, inclusive nas gigantes alemãs.


Gerencianet abre vagas para diversas áreas

As oportunidades são para atuar na matriz de Ouro Preto-MG, no escritório de São Paulo ou em regime remoto.


Fintech Zoop oferece 11 vagas para trabalho remoto

Oportunidades são para a área de tecnologia.


Como escolher um bom síndico

O síndico exerce um papel fundamental dentro de qualquer condomínio. Isso porque ele é o responsável por administrar as contas conjuntas e por em prática as melhorias dos prédios.

Como escolher um bom síndico

Startup abre 50 novas vagas de tecnologia até o final do ano

Seleção para atuar na área de tecnologia vai começar por Campo Grande (MS), região com grande potencial de talentos em tecnologia.


Empregos para pessoas com mais de 60 anos

Entenda como esse fenômeno pode ser benéfico e enriquecedor para empregados e empregadores.

Empregos para pessoas com mais de 60 anos

Verisure oferece 241 vagas em abril

São 190 oportunidades para vendas e mais de 50 nas áreas administrativa e financeira.


Emprego na terceira idade? Não, na melhor idade!

As vantagens de buscar um profissional mais experiente e quais as áreas que mais contratam.

Emprego na terceira idade? Não, na melhor idade!

Deixar o emprego e iniciar um novo negócio: vale à pena? Quando é a hora?

Largar o certo pelo duvidoso requer coragem e disposição - mas, muitas vezes, traz consigo a felicidade que o profissional não encontrava no antigo trabalho.

Deixar o emprego e iniciar um novo negócio: vale à pena? Quando é a hora?

Alerta de vagas: Gateware recruta para oportunidades SAP

Empresa de tecnologia se destaca por ter 40% dos cargos ocupados por mulheres.