Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A busca pelo profissional do amanhã

A busca pelo profissional do amanhã

20/06/2023 Astrid Vieira

Será que estou investindo na carreira certa? Como será minha profissão no futuro? Que caminho devo seguir daqui para frente?

A busca pelo profissional do amanhã

Esses são alguns questionamentos importantes para quem está entrando no mercado de trabalho ou pensando alcançar uma carreira promissora. Com a ascensão da tecnologia, novas profissões e novos empregos estão surgindo no Brasil, mas é preciso ter cautela para tomar alguma decisão sobre mudar ou não de emprego. Isso porque uma escolha precipitada pode ser um erro.

Em maio deste ano, foi publicado o “Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023”, do World Economic Forum, indicando que cerca de um quarto dos empregos (23%) vai precisar mudar nos próximos cinco anos. Vale ressaltar que a pandemia já mudou a forma das empresas recrutar e integrar. Os processos que anteriormente eram presenciais, são agora 100% online, de uma forma muito mais democrática. Diversas empresas passaram a considerar a redução de espaços físicos apostando no ganho de eficiência. Para muitas organizações a adaptação às rotinas, classificando a saúde mental dos funcionários como prioridade é algo a ser considerado.

Uma nova tendência no mercado é o profissional de sustentabilidade. É evidente a preocupação das grandes empresas com as questões de sustentabilidade.  A demanda dos clientes e da sociedade por melhores práticas de responsabilidade social e ambiental é cada vez maior e com isso, a atuação do profissional de sustentabilidade é fundamental para alinhar o discurso à prática da organização.

De acordo com o site especializado Glassdoor, o salário médio nacional de um especialista de Sustentabilidade é de R$10.520,00 no Brasil. E a procura tem sido alta, o que ilustra o quanto essa profissão é essencial para ajudar as empresas a integrar as práticas sustentáveis.

A lista das “profissões do futuro” que irão compor cada vez mais o quadro das empresas é grande. Como exemplo é importante citar as áreas de: RH; TI - uma área que está crescendo por conta da transformação digital do mercado. Há também uma alta demanda por desenvolvedores, engenheiros de arquitetura, Tech-Lead e engenheiros de softwares. Detetives de dados, piloto de drone e engenheiro de inovação também fazem parte dessa seleta lista futurista.

Diante de toda essa inovação tecnológica houve a necessidade de se reinventar para atender as transformações exigidas pelo mercado. A agenda ESG (sigla em inglês para aspectos ambientais, sociais e de governança) ganha impulso, junto com novos investimentos em energia limpa, sustentabilidade, economia circular e boas práticas empresariais. E é nesse cenário que as empresas buscam profissionais que conheçam as práticas socioambientais que irão fazer toda diferença no mundo corporativo.

* Astrid Vieira é diretora-geral da Leaders RH Consultants.

Para mais informações sobre mercado de trabalho clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Divino Fogão abre mais de 600 postos de trabalho em todo o Brasil

Vagas são para diferentes cargos, desde gerente a ajudante de cozinha.

Autor: Divulgação


Faltam profissionais no mercado

As manchetes avisam que faltam profissionais no mercado. Então, por que a taxa de desemprego aumenta? Porque sobram amadores.

Autor: Cesar Eduardo da Silva

Faltam profissionais no mercado

Descubra a melhor maneira de dizer “não” ao chefe

Muitos profissionais já se viram diante do dilema de discordar ou recusar uma solicitação do chefe, uma situação que pode ser delicada e desafiadora.

Autor: Hosana Azevedo


Funed abre 51 vagas de emprego temporárias

Inscrições já podem ser feitas exclusivamente pela internet.

Autor: Divulgação


A paridade de gênero no mercado de trabalho

Embora o estudo revele uma recuperação para os níveis pré-COVID-19, o ritmo da mudança estagnou.

Autor: Marina Vaz

A paridade de gênero no mercado de trabalho

Como gerenciar múltiplas gerações no ambiente de trabalho?

Especialista aponta como minimizar conflitos em equipes multigeracionais.

Autor: Divulgação


Procura por vagas de Jovem Aprendiz cresce 65% em janeiro

As profissões de auxiliar administrativo e recepcionista também estão entre as mais buscadas pelos candidatos no início do ano.

Autor: Divulgação


O que as empresas procuram: 5 habilidades essenciais

Com o início do novo ano, é natural que os colaboradores reflitam sobre o que o mercado de trabalho espera no próximo ano.

Autor: Divulgação


Você sabe o que é empregabilidade e como obtê-la?

Especialista comenta por que a "employability" é tão importante na hora de conquistar uma nova posição.

Autor: Divulgação

Você sabe o que é empregabilidade e como obtê-la?

A semana de quatro dias e os impactos para empregadores e empregados

Jornada de trabalho reduzida é um modelo que tem despertado interesse e discussões no âmbito jurídico.

Autor: José D’Almeida Garrett Netto


Vagas de estágio são aliadas no início da carreira

Escolher a área de atuação ideal abrange um conjunto de fatores, como a identificação com as tarefas e as perspectivas de crescimento.

Autor: Divulgação


Qualidade de vida e bem-estar no trabalho muito além da exigência legal

A busca pela excelência nas organizações vai além do desempenho financeiro.

Autor: Raquel Roth

Qualidade de vida e bem-estar no trabalho muito além da exigência legal