Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como o ChatGPT vai mudar o mercado de trabalho em 2023

Como o ChatGPT vai mudar o mercado de trabalho em 2023

31/03/2023 Filipe Bento

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais avançada e acessível, e o ChatGPT é apenas um exemplo disso.

Como o ChatGPT vai mudar o mercado de trabalho em 2023

Como um modelo de linguagem baseado em IA, o ChatGPT foi treinado com milhões de exemplos de texto e agora é capaz de compreender e responder a perguntas, criar descrições, escrever artigos (como este que você está lendo) e até mesmo gerar códigos de desenvolvimento de software.

O produto ainda está em fase de testes, mas já atraiu muita atenção da mídia e principalmente de grandes empresas, como a Microsoft, que está querendo investir cerca de 10 bilhões de dólares e levar o ChatGPT para dentro de seus produtos Office.

Com isso, podemos acreditar que o ChatGPT tem o potencial de mudar significativamente o mercado de trabalho. Ele pode automatizar muitas tarefas que atualmente são realizadas por humanos, como a geração de texto, a tradução e a resposta a perguntas. Isso pode levar a uma redução no número de empregos em algumas áreas, como escrita criativa, redação de conteúdo e tradução, mas pode também criar oportunidades em outras áreas.

Já tem até curso em inglês ensinando todas as formas pelas quais o ChatGPT pode ajudar você no trabalho. Algumas delas são: tradução de textos, ideias para criação de conteúdos na internet, criação de sumários para conteúdos, escrita de anúncios (conhecido mais popularmente como copywriting), escrever músicas etc.

Por exemplo, com a automação de muitas tarefas, as empresas podem se tornar mais eficientes e precisas, o que pode beneficiá-las, e, por sua vez, criar empregos que exijam habilidades humanas para agregar muito mais valor aos seus negócios. Além disso, a manutenção e o treinamento de modelos de IA, como o ChatGPT, também podem se tornar uma nova área de trabalho.

Já tem gente que fez faculdade de Jornalismo e Pedagogia atuando como treinador de inteligência artificial dentro da empresa. Isso porque o mercado de educação formal demora um pouco mais para acompanhar a velocidade das mudanças e das novas tecnologias.

É importante notar que o ChatGPT e outros modelos de IA ainda precisam ser supervisionados e monitorados por humanos para garantir precisão e evitar erros. Isso pode criar oportunidades para profissionais de tecnologia e ciência de dados.

Em geral, o ChatGPT e outras tecnologias de IA têm o potencial de mudar significativamente o mercado de trabalho. E isso está acontecendo neste exato momento.

Já tem gente vendendo serviços de criação de textos de anúncios antes feitos por uma agência digital e uma equipe superespecializada que demorava semanas para entender o contexto, o público-alvo e depois criar alguns testes de anúncio. O ChatGPT faz isso em segundos.

Desenvolvedores de software estão usando o ChatGPT para aprender e acelerar seus processos de desenvolvimento, o que pode gerar uma enorme produtividade, e quem não usar isso vai acabar gastando mais tempo e dinheiro para poder desenvolver. Se a gente pensar de uma forma mais ampla, não usar esse tipo de tecnologia poderá levar profissionais e pessoas a perderem competitividade e lugar no mercado de trabalho.

Para se ter uma ideia na prática, a estrutura-base deste artigo contou com a ajuda do ChatGPT. É claro que eu, como autor, fiz algumas outras pesquisas e adicionei minha visão ao texto, mas com certeza ele me poupou muito trabalho.

Esse ainda é um assunto superpolêmico, mas, por mais assustador que possa parecer, o importante é estar ligado às mudanças e se abrir ao novo, para poder aproveitar todas as oportunidades que as novas tecnologias podem gerar a nossa sociedade e a nossos negócios.

As empresas e as pessoas de negócios precisam estar cientes desses desafios e trabalhar para se preparar e aproveitar as oportunidades que essa tecnologia oferece.

* Filipe Bento, CEO da Br24.

Para mais informações sobre ChatGPT clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Engenharia de Comunicação



Procura por vagas de Jovem Aprendiz cresce 65% em janeiro

As profissões de auxiliar administrativo e recepcionista também estão entre as mais buscadas pelos candidatos no início do ano.

Autor: Divulgação


O que as empresas procuram: 5 habilidades essenciais

Com o início do novo ano, é natural que os colaboradores reflitam sobre o que o mercado de trabalho espera no próximo ano.

Autor: Divulgação


Você sabe o que é empregabilidade e como obtê-la?

Especialista comenta por que a "employability" é tão importante na hora de conquistar uma nova posição.

Autor: Divulgação

Você sabe o que é empregabilidade e como obtê-la?

A semana de quatro dias e os impactos para empregadores e empregados

Jornada de trabalho reduzida é um modelo que tem despertado interesse e discussões no âmbito jurídico.

Autor: José D’Almeida Garrett Netto


Vagas de estágio são aliadas no início da carreira

Escolher a área de atuação ideal abrange um conjunto de fatores, como a identificação com as tarefas e as perspectivas de crescimento.

Autor: Divulgação


Qualidade de vida e bem-estar no trabalho muito além da exigência legal

A busca pela excelência nas organizações vai além do desempenho financeiro.

Autor: Raquel Roth

Qualidade de vida e bem-estar no trabalho muito além da exigência legal

As razões para milhares de demissões no mercado de tecnologia

O retorno das demissões em massa em grandes empresas de tecnologia pegou o mercado de surpresa nestes primeiros dias de 2024.

Autor: Gustavo Alonge

As razões para milhares de demissões no mercado de tecnologia

Só talento não é suficiente – é preciso perseverança

A persistência está intimamente relacionada com o próprio desenvolvimento pessoal e a superação.

Autor: David Braga


A queda de braço continua em 2024: home office ou presencial?

Será que os executivos ao redor do mundo de fato estão preparados para os novos tempos?

Autor: David Braga


Minas registra 140 mil empregos com carteira assinada em 2023

Atração de investimentos tem ampliado a empregabilidade no estado.

Autor: Divulgação


O Nube disponibiliza 10.251 vagas de estágio

As oportunidades são para todos os níveis, ensino médio, técnico e superior.

Autor: Divulgação


Usina Coruripe oferece cerca de 100 vagas no Triângulo Mineiro

Entre os cargos disponíveis estão auxiliar de produção agrícola, mecânico industrial, motorista borracheiro, analista de RH, eletricista automotivo.

Autor: Divulgação