Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Insight sobre a sua carreira profissional

Insight sobre a sua carreira profissional

26/01/2020 Efigenia Vieira

É impossível falar sobre carreira sem olhar para o propósito, a intencionalidade.

Atualmente, a taxa de desemprego em nosso país ficou em 11,8% no trimestre encerrado em setembro, atingindo 12,5 milhões de pessoas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em tempos incertos, para se ter acesso a uma oportunidade para trabalhar, com base na própria vontade e que proporcione uma boa experiência de vida, é preciso combinar decisões complexas e cotidianas, tendo o domínio sobre tecnologias, sem esquecer da versatilidade de comportamentos e habilidades.

É um experimento de muitas emoções e racionalidade caminhando juntos. Frente a uma decisão deste porte, chega a hora de fazer a si mesmo perguntas e buscar pelas respostas. Saber mais de você e ter a sensação de escolha.

É impossível falar sobre carreira sem olhar para o propósito, a intencionalidade. Vamos lá! Uma carreira de sucesso é definida pelos cargos, remuneração recebida, promoções e privilégios? É preciso algo fora de você para estar apto a responder por uma demanda com efetividade?

O futuro chega velozmente, de sobressalto, oriundo de boatos ou previsões, exigindo respostas rápidas que surpreendem e exigem, de pronto, a presença de novas habilidades. Ainda não há aptidão para responder por novos e, até mesmo, desafios não conhecidos? Sim. Com certeza é preciso confiança para reconhecer que a mudança é interna e que sempre haverá imagens e sonhos que, intimamente, não refletem o caminho. A carreira, de fato, é definida por habilidades e competências e, de como são usadas.

Aqui, cabe uma nota sobre o “mindset”, lembrando que, segundo a pesquisadora Carol Dweck, trata-se da atitude mental com que encaramos a vida.

Existe o "mindset fixo", onde é registrado que a inteligência, assim como certas características da personalidade não podem mudar e o "mindset em crescimento", onde o nível de inteligência pode ser aumentado e suas características de personalidade podem ser transformadas.

Dentro do exposto, não é somente o talento e as habilidades, os recursos que garantem o êxito. O espaço para as competências da inteligência emocional como a autoestima, capacidade de realização e a resiliência se fazem presentes. Tudo vai ao encontro, também da originalidade, que ressalta como os inconformistas mudam o mundo.

A situação é simples! Você busca e sente-se feliz com o contentamento dos clientes em relação ao seu trabalho. Se importa com as suas experiências individuais e sempre busca se superar. Existem preparações no cotidiano que podem proporcionar prosperidade em tempos incertos. As habilidades e competências são adquiridas e ganham força no dia a dia. Nada de milagres que acontecem fora de você.

Acredite, firmemente, que você é dono e responsável por sua carreira, assim como por sua vida, pois dessa forma terá a total capacidade de moldar-se e superar-se, mais do que qualquer outra pessoa.

A mensagem é simples. Crie uma imagem mental construtiva e flexível de si mesmo. Construa, assim, o seu futuro. Acredite, faça e realize. A marca de uma grande carreira é que cada decisão tomada tem um propósito e, que, somente você é o autor.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Seis tendências para profissões do futuro

Pesquisa aponta que mercado de trabalho exigirá pessoas com alto grau de formação.

Seis tendências para profissões do futuro

Sebraetec lança editais para contratação de prestadores de serviços em tecnologia

Atualmente o Sistema Sebrae conta com cerca de 2.100 empresas especializadas em atuação, mas o objetivo é ampliar esse número nos próximos meses.


Fonte solar já gerou mais de 37 mil empregos no Brasil em 2020

De janeiro a maio, o setor adicionou 1236,6 megawatts (MW) em capacidade instalada, um crescimento de 27,3% frente ao consolidado até 2019.

Fonte solar já gerou mais de 37 mil empregos no Brasil em 2020

Construtoras oferecem vagas de emprego em Belo Horizonte e Nova Lima

Há vagas disponíveis para analista de projetos e encarregado de obras.

Construtoras oferecem vagas de emprego em Belo Horizonte e Nova Lima

Caixa seleciona propostas voltadas a microempreendedores informais

Serão avaliadas ideias que promovam a independência financeira desses trabalhadores, os mais afetados pelo coronavírus.


Sobram vagas, faltam profissionais. Será?

Existem mesmo poucos profissionais capacitados para atender a demanda do novo mundo empresarial digital?

Sobram vagas, faltam profissionais. Será?

Sustentabilidade nas empresas demanda profissionais com atuação em meio ambiente

Conscientização da sociedade pressiona organizações a investirem na preservação ambiental.


Brasil ocupa o 7º lugar no ranking do salário médio mensal da América Latina

País aparece ocupando o  81º lugar no ranking mundial com 101 nações analisadas.

Brasil ocupa o 7º lugar no ranking do salário médio mensal da América Latina

Energia solar: mais empregos na recuperação econômica do Brasil

O sistema fotovoltaico é hoje um dos melhores investimentos para empresas e cidadãos.

Energia solar: mais empregos na recuperação econômica do Brasil

Minas abre inscrições para cursos de capacitação gratuitos

As capacitações atendem às demandas do mercado de trabalho e estão com inscrições abertas para moradores de todas as regiões do estado.


Pedidos de seguro-desemprego sobem 76,2% na primeira quinzena de maio

Foram requeridos 504.313 benefícios de seguro-desemprego no período.

Pedidos de seguro-desemprego sobem 76,2% na primeira quinzena de maio

Cargos que cresceram diante da pandemia do coronavírus

Levantamento realizado pela Catho mapeou que as profissões de maior crescimento aparecem nas áreas de saúde, supermercadista, farmácia e logística.

Cargos que cresceram diante da pandemia do coronavírus