Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Inteligência Artificial: como se preparar para a profissão do futuro

Inteligência Artificial: como se preparar para a profissão do futuro

28/09/2023 Sylvia Bellio

Dados apontam que, nos próximos cinco anos, mais de 75% das empresas devem incorporar Inteligência Artificial em seus negócios.

Inteligência Artificial: como se preparar para a profissão do futuro

Com o rápido avanço tecnológico após a pandemia de covid-19 e o surgimento de novas ferramentas, o cenário para o futuro do mercado de trabalho vai enfrentar grande transformação.

Em um relatório recente, o Fórum Econômico Mundial apontou que 23% das ocupações devem mudar nos próximos cinco anos. As projeções revelam que o futuro profissional se baseará principalmente em funções ligadas à inovação, tecnologia e sustentabilidade. 

Dentre os empregos que terão mais destaque, o Especialista em Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado em Máquina (machine learning) ocupa o primeiro lugar no ranking publicado pelo Fórum. Os dados ainda apontam que 75% das 803 empresas consultadas devem incorporar IA em seus negócios. 

Para Sylvia Bellio, CEO e Co-fundadora da itl.tech - empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies, profissionais de todas as áreas devem se atualizar e adotar as novas tecnologias. “Não é preciso ser um profissional de TI para utilizar a IA no seu dia a dia”, afirma.

A especialista separou algumas dicas para auxiliar os interessados a iniciar na área de inovação e Inteligência Artificial, confira:

1. Entenda como a IA é aplicada e suas possibilidades

Para começar a trabalhar com inteligência artificial, é importante entender como essa tecnologia funciona e suas possíveis aplicações. Diferente do que muitas pessoas acreditam, esta área não se limita às disciplinas de exatas, como matemática e computação. Questões filosóficas e de lógica, interpretação de texto, neurociência e psicologia também estão fortemente ligadas ao desenvolvimento de uma IA.

Portanto, é importante procurar sobre os fundamentos do desenvolvimento da inteligência artificial, como ela pode ser aplicada e suas possibilidades no mercado atual e futuro. Utilize todas essas informações para construir uma base forte de conhecimento que possibilitará uma carreira bem-sucedida no setor.

2. Desenvolva habilidades críticas, criativas e de resolução de problemas

Muito se fala sobre como essa ferramenta pode substituir tarefas repetitivas, mas é importante ressaltar como ela valorizou as soft skills que são intrínsecas do ser humano, como a criatividade, pensamento crítico e a resolução de problemas.

“O profissional de IA será o responsável por articular como as demandas dos clientes serão traduzidas em soluções”, explica Sylvia. Portanto, para se tornar um bom profissional em IA, é preciso estar com as suas habilidades afiadas. 

3. Estude sobre o uso de dados e tenha em mente as limitações éticas da sua função

Nos últimos anos, as questões ligadas ao uso de dados, privacidade e governança se tornaram centrais no mercado tecnológico. É importante ressaltar que os modelos de inteligência artificial são treinados a partir de bases de dados. Dessa maneira, é importante ter conhecimento sobre as questões morais que englobam este setor e evitar quaisquer problemas de má conduta sobre o uso de dados alheios.

4. Aprenda na prática

A prática é indispensável para a aplicação de conhecimentos. Entender o cotidiano de uma empresa, acompanhar um projeto e como os processos se desdobram são diferenciais no mercado de trabalho. 

Além do conhecimento técnico adquirido a partir da experiência, encontros, workshops e hackathons são ótimas opções para desenvolver habilidades de comunicação, resolução de problemas e de inteligência emocional.

“Participar de iniciativas de código aberto, iniciar um projeto pessoal ou até mesmo colaborar com outros profissionais são possibilidades fundamentais para montar um portfólio poderoso”, ressalta a especialista.

5. Busque por comunidades de profissionais da mesma área

Por fim, nada melhor que companhia para trilhar essa jornada. Esteja mudando de área ou começando no mercado de trabalho, o senso de comunidade é um importante incentivo para evoluir em uma profissão. Além de promover trocas de experiências cruciais, construir uma rede de contatos é fundamental para um bom desenvolvimento pessoal e profissional.

* Sylvia Bellio, CEO e Co-fundadora da itl.tech.

Para mais informações sobre sustentabilidade clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Comunicação Conectada



Mercado de carbono abre oportunidade na área ambiental

Com a emissão de cerca de 2 bilhões de toneladas de gás carbônico por ano na atmosfera, o Brasil é considerado um dos maiores emissores de gases de efeito estufa.

Autor: Divulgação


Feirão promove reinserção de trabalhadores no mercado

Além de encaminhamento para entrevistas, primeira edição do evento vai oferecer outros serviços no Centro de Referência das Juventudes, em Belo Horizonte.

Autor: Divulgação


Empresa anuncia 1000 vagas de emprego em Betim (MG)

Oportunidades serão para seleção de Auxiliar Logístico, disponíveis para impulsionar o e-commerce regional.

Autor: Divulgação


Rede Mater Dei de Saúde abre vagas para unidade Nova Lima

As oportunidades são para Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem em diversos setores.

Autor: Divulgação


Profissões que estão em alta e devem permanecer existindo

Nos últimos anos, temos visto o mundo do trabalho mudar e ser impulsionada pela aceleração da digitalização, automação e inteligência artificial.

Autor: João Roncati


Ser feliz no trabalho é essencial

O tema da felicidade está sempre permeando nossa rotina e no trabalho não é diferente.

Autor: David Braga


Unimed-BH contrata mais 50 profissionais para atuar na assistência

Cerca de 150 vagas já foram preenchidas e ainda restam 50 posições em aberto para contratação imediata.

Autor: Divulgação


Fundação CDL-BH oferece 500 vagas para jovens aprendizes

Serão disponibilizadas 500 vagas para jovens de 17 a 22 anos por meio do Programa Educação e Trabalho (PET).

Autor: Divulgação

Fundação CDL-BH oferece 500 vagas para jovens aprendizes

AeC oferece 550 vagas em Belo Horizonte

Todos os postos são para operador de atendimento ao cliente e a contratação é imediata.

Autor: Divulgação


Divino Fogão abre mais de 600 postos de trabalho em todo o Brasil

Vagas são para diferentes cargos, desde gerente a ajudante de cozinha.

Autor: Divulgação


Faltam profissionais no mercado

As manchetes avisam que faltam profissionais no mercado. Então, por que a taxa de desemprego aumenta? Porque sobram amadores.

Autor: Cesar Eduardo da Silva

Faltam profissionais no mercado

Descubra a melhor maneira de dizer “não” ao chefe

Muitos profissionais já se viram diante do dilema de discordar ou recusar uma solicitação do chefe, uma situação que pode ser delicada e desafiadora.

Autor: Hosana Azevedo