Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Metaverso vai gerar novas profissões até 2030, revelam especialistas

Metaverso vai gerar novas profissões até 2030, revelam especialistas

21/02/2022 Divulgação

As principais funções que podem ser criadas a partir desse universo digital.

O Metaverso está cada vez mais popular, trazendo a atenção de empresas e investidores. Trata-se de uma nova camada da realidade, integrando os mundos real e virtual em um ambiente imersivo que pode ser utilizado com diversas tecnologias, como realidade virtual, hologramas e realidade aumentada.

Esse universo ainda não existe completamente, mas teoricamente as pessoas poderiam interagir umas com as outras, trabalhar, estudar e ter uma vida social através de seus avatares. O principal objetivo é que as pessoas não sejam apenas observadoras, mas sim, participem desse mundo virtual.

Recentemente Adrien Book publicou um estudo na Revista Cult, detalhando algumas das diversas profissões que surgirão até 2030 dentro do Metaverso. Com base nessa pesquisa, Tatiany Melecchi, que é mestre em Marketing formada pela Massey University, na Nova Zelândia, além de ser a primeira brasileira certificada como Professional in Talent Development pela ATD (Association for Talent and Development) nos EUA, comenta sobre as principais atividades e suas respectivas funções.

A especialista conta que o Metaverso Planner terá grande importância nos próximos anos. “Os líderes das organizações definem uma estratégia para o crescimento das receitas de seus negócios no Metaverso. Este profissional precisará conduzir um portfólio estratégico de oportunidades, desde a prova de conceito até a implantação. Isso significa identificar oportunidades de mercado, construir casos de negócios, influenciar roteiros de engenharia e desenvolver métricas-chave”, relata.

Com as questões sensoriais cada vez mais abrangentes com o uso da tecnologia, Tatiany revela que o Construtor de Hardware para o Metaverso precisa criar ferramentas que façam as pessoas se sentirem mais imersas naquele mundo. “Sensores que fazem você se sentir tocado, câmeras que verificam se você está com bom ou péssimo humor e fones de ouvido que sentem o clima ao seu redor, projetando, por exemplo, um dia de inverno no mundo digital. Esses são apenas alguns dos equipamentos que podem ser desenvolvidos para a interagir diretamente com este universo virtual”, exemplifica.

A privacidade é uma das maiores dúvidas relacionadas ao Metaverso, já que com esses diversos sensores, as empresas terão uma quantidade inimaginável de dados sobre indivíduos e organizações. “O Gerente de Segurança do Metaverso é uma posição estratégica para prever com precisão como as funcionalidades desse universo serão usadas de forma negativa, identificando componentes críticos de segurança, sistemas e etapas de fabricação associadas a essas previsões. Tudo isso visando aumentar a segurança, sem sacrificar a funcionalidade ou o design”, pontua a CEO.

Além dessas funções, a especialista em marketing relata que existem vários outros cargos e empregos que serão gerados a partir da implementação do Metaverso. “Cientista de Pesquisa, Storyteller, Construtor de Mundos e Desenvolvedor de Avatares são apenas algumas das várias atribuições que podem ser criadas no Metaverso”, finaliza.

Para mais informações sobre empregos clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Carolina Lara



Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Kanban ainda é pouco explorado, mas pode revolucionar o cotidiano das empresas

Como trazer soluções efetivas em condições de fluxo de atividade em escala?

Kanban ainda é pouco explorado, mas pode revolucionar o cotidiano das empresas

Por que brasileiros são escolhidos para cargos de chefia em outros países?

Desde janeiro, executivos brasileiros têm assumido cargos globais em companhias multinacionais, inclusive nas gigantes alemãs.


Gerencianet abre vagas para diversas áreas

As oportunidades são para atuar na matriz de Ouro Preto-MG, no escritório de São Paulo ou em regime remoto.


Fintech Zoop oferece 11 vagas para trabalho remoto

Oportunidades são para a área de tecnologia.


Como escolher um bom síndico

O síndico exerce um papel fundamental dentro de qualquer condomínio. Isso porque ele é o responsável por administrar as contas conjuntas e por em prática as melhorias dos prédios.

Como escolher um bom síndico

Startup abre 50 novas vagas de tecnologia até o final do ano

Seleção para atuar na área de tecnologia vai começar por Campo Grande (MS), região com grande potencial de talentos em tecnologia.


Empregos para pessoas com mais de 60 anos

Entenda como esse fenômeno pode ser benéfico e enriquecedor para empregados e empregadores.

Empregos para pessoas com mais de 60 anos

Verisure oferece 241 vagas em abril

São 190 oportunidades para vendas e mais de 50 nas áreas administrativa e financeira.


Emprego na terceira idade? Não, na melhor idade!

As vantagens de buscar um profissional mais experiente e quais as áreas que mais contratam.

Emprego na terceira idade? Não, na melhor idade!

Deixar o emprego e iniciar um novo negócio: vale à pena? Quando é a hora?

Largar o certo pelo duvidoso requer coragem e disposição - mas, muitas vezes, traz consigo a felicidade que o profissional não encontrava no antigo trabalho.

Deixar o emprego e iniciar um novo negócio: vale à pena? Quando é a hora?

Alerta de vagas: Gateware recruta para oportunidades SAP

Empresa de tecnologia se destaca por ter 40% dos cargos ocupados por mulheres.