Portal O Debate
Grupo WhatsApp


O que sua Profissão vai ser quando você crescer?

O que sua Profissão vai ser quando você crescer?

14/10/2019 Janaina Spolidorio

Uma pergunta interessante que sempre fazemos às crianças é “o que você vai ser quando crescer?”

Com a rápida mudança que passamos nas últimas duas décadas, devido ao avanço tecnológico, em breve a pergunta será modificada e o que devemos nos perguntar, em lugar de questionar as crianças, é “o que a PROFISSÃO que escolherem vai ser quando elas crescerem?”

Novas profissões nascem quase que diariamente, para facilitar a vida das pessoas. Quando surge uma necessidade, novas áreas de uma profissão têm origem. Não é mais possível pensar em uma profissão. Temos que ter consciência de que a escolha é a da área.

Mesmo nós, adultos, temos que nos fazer a mesma pergunta. Muitas vezes estudamos para ser algo e ficamos cômodos com o que aprendemos. Aplicamos muitas vezes e não nos preocupamos em mudar e sabe o que pode acontecer? Você ficar obsoleto no mercado e perder seu emprego.

Imagine que você está há alguns anos trabalhando em um setor X, sempre com o mesmo serviço, poucas modificações no que faz. O setor avança em tecnologia e novas atribuições são criadas. Com o tempo, o trabalho de muitos se torna digitalizado ou mecanizado e surgem novas profissões para operar as máquinas que substituíram alguns trabalhadores. Alguns colegas fizeram cursos de especialização e estão em novas funções no setor. Em breve você estará obsoleto porque não CRESCEU profissionalmente.

É aí que entra a pergunta novamente: “O que sua PROFISSÃO vai ser quando você crescer?”. O crescer aqui não diz respeito somente às crianças, se relaciona também com adultos, porque é um crescimento pessoal, então a questão é adequada às duas situações: criança e adulto.

Quando a criança crescer, nem sempre o que sonhou ser estará ali, esperando que ela seja a PROFISSÃO de seus sonhos. A profissão terá provavelmente evoluído e será diferente. Muitas vezes a profissão que se imagina não é a que ela estuda e descobre ainda que para conseguir fazer o que quer é preciso anos de especialização. E sabe o que irá acontecer durante a especialização? Pois é, certamente novidades vão aparecer e a profissão terá evoluído novamente.

Quanto ao adulto, precisa estar em constante crescimento dentro da área que escolher. O mundo avança e não pode esperar que a pessoa cresça como profissional. Ele não pode se prender às vontades de comodidade das pessoas. Quem está crescendo é a PROFISSÃO e ela precisa ter “filhos”, que são suas novas ramificações. Esses “filhos” das profissões, que são as chamadas “profissões do futuro” precisarão de pessoas para poderem também crescer e é então que você pode entrar, se conseguir crescer com seu grande colega: sua própria profissão.

Isso é o que devemos perceber na escola também. A visão de que as profissões evoluem, temos muitas possibilidades dentro de uma mesma profissão. Cabe a nós sabermos crescer com o mundo e com a área e sabermos explorar todas as possibilidades lindas e infindáveis que podemos ter quando escolhemos crescer profissionalmente.

Você pode escolher hoje sua profissão ou já estar nela, mas sempre pense nos próximos anos e nos que pode melhorar para facilitar a área, a profissão e a melhor pergunta para obter boas respostas é “o que sua profissão vai ser quando você crescer?”.

* Janaína Spolidorio - Especialista em educação, é formada em Letras, com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias aplicadas à educação e MBA em Marketing Digital.

Fonte: EVCOM



Plano de carreira é coisa do passado

A carreira deixa de ser responsabilidade da empresa e passa a caber ao indivíduo.

Plano de carreira é coisa do passado

Entenda as diferenças entre temporários e terceirizados

Especialista da Luandre detalha o que foi atualizado com o novo decreto e o que muda para contratantes e contratados.


Evento em São Paulo oferece 2,2 mil vagas para pessoas com deficiência

Há oportunidades em supermercados atacadistas, call centers, tratamento de resíduos, saneamento, recursos humanos, hospitais e restaurantes.


Começa a corrida para as contratações temporárias

Para atender o aumento de vendas de cerca de 13% no Natal, lojistas precisarão elevar contratações temporárias e deverão ficar atentos às obrigações legais para as vagas.

Começa a corrida para as contratações temporárias

Consultoria de RH inova e lança aplicativo gratuito que conecta empresas a profissionais

Acesso ilimitado e gratuito a diversas oportunidades de emprego, a qualquer hora, na palma da mão.

Consultoria de RH inova e lança aplicativo gratuito que conecta empresas a profissionais

CNI e Senai listam 30 profissões promissoras para a indústria 4.0

Profissões estarão ligadas ao setor automotivo, indústria de alimentos e bebidas e construção civil.

CNI e Senai listam 30 profissões promissoras para a indústria 4.0

Estágio x Emprego: entenda a diferença!

A modalidade não se configura como um trabalho formal, mas uma atividade voltada ao aprendizado.

Estágio x Emprego: entenda a diferença!

O mercado de trabalho depois do câncer de mama

O câncer ainda é visto, de maneira geral, como sinônimo de grande adversidade para muitas pessoas.


A Lei da Liberdade Econômica e seus impactos trabalhistas e previdenciários

Com o fim do antigo Ministério do Trabalho e Emprego, que foi aglutinado pelos Ministérios da Economia, Justiça e Cidadania.


Uber lança versão para vagas temporárias

O aplicativo está disponível por enquanto apenas em Chicago.

Uber lança versão para vagas temporárias

Varejo e serviços devem abrir mais de 100 mil vagas para o fim de ano

Pesquisa mostra que 52% criarão postos de trabalho para temporários, sendo que em 40% dos casos há planos de efetivar o colaborador

Varejo e serviços devem abrir mais de 100 mil vagas para o fim de ano

Geração de empregos pelos pequenos negócios revela melhor agosto em cinco anos

Levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados do Caged, apontam que das 121 mil vagas abertas no mercado de trabalho, mais de 95 mil foram nas micro e pequenas empresas.

Geração de empregos pelos pequenos negócios revela melhor agosto em cinco anos