Portal O Debate
Grupo WhatsApp

2023 será o ano do varejo?

2023 será o ano do varejo?

17/03/2023 Jefferson Araújo

A pandemia da Covid-19 impactou inúmeros setores importantes para a economia brasileira, a exemplo do segmento varejista, que impulsionado pela transformação digital foi obrigado a implementar distintas inovações tecnológicas.

Por isso, hoje é possível afirmar que o varejo do futuro será cada vez mais alavancado pelo ecossistema de negócios, ao passo que o setor conquistou ainda mais protagonismo, diante da sua importância econômica, política e social.

Além disso, o segmento possui expectativas, embora modestas, muito positivas. Dados do Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) projetam um crescimento nominal de 6,4% para fevereiro.

Já a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aposta em um crescimento de 1,5% em 2023, ao levar em consideração as taxas de juro - atualmente, de 13,75% ao ano.

Diversificado, plural e, sobretudo, digital, vivemos a era do varejo 4.0, uma espécie de digitalização do varejo tradicional, essencialmente realizado em ambientes físicos, para um modelo de compras que integra tecnologia aos canais digitais, conhecidamente como omnicanalidade.

Não à toa, o digital deve marcar presença no varejo em maior escala até 2024, afetando e influenciando diretamente o comportamento de consumo dos brasileiros.

Não é dúvida para ninguém que, atualmente, o varejo é muito mais do que apenas vender, é sobre encantar e reter seus consumidores.

Inclusive, de acordo com uma pesquisa da McKinsey, empresa global de consultoria de gestão, quando a experiência de compra é altamente personalizada, há 110% mais chances dos clientes adicionarem itens extras ao carrinho de compra e, consequentemente, 40% gastam mais do que planejaram.

Por fim, para 2023, os marketplaces devem continuar no centro da estratégia dos varejistas. Além disso, considerando que este ano será de completa retomada, com novos hábitos de consumo consolidados, o setor será mais flexível e omnichannel.

Portanto, fica a dica: esteja atento às vivências dos consumidores e ofereça uma experiência de compra cada vez mais tecnológica e menos burocrática.

* Jefferson Araújo é CEO da Showkase.

Para mais informações sobre varejo clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Piar Comunicação



8 de janeiro

Venho aqui versar a defesa Dos patriotas do “mal”

Autor: Bady Curi Neto


Aborto legal e as idiossincrasias reinantes no Congresso Nacional

A Câmara dos Deputados, em uma manobra pouco ortodoxa do seu presidente, aprovou, nessa semana, a tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei nº 1904/2024, proposto pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), integrante da ala bolsonarista e evangélica, que altera, sensivelmente, as regras de tratamento do crime de aborto.

Autor: Marcelo Aith


Há solução para as enchentes, mas será que há vontade?

Entre o fim de abril e o início de maio de 2024, a maior tragédia climática da história se abateu sobre o Rio Grande do Sul.

Autor: Alysson Nunes Diógenes


Primeiro semestre: como estão as metas traçadas para 2024?

O que mais escutamos nas conversas é: “Já estamos em junho! E daqui a pouco é Natal!”

Autor: Elaine Ribeiro


Proliferação de municípios, caminho tortuoso

Este é um ano de eleições municipais no Brasil. Serão eleitos 5.570 prefeitos, igual número de vice-prefeitos e milhares de vereadores.

Autor: Samuel Hanan


“Vaquinha virtual” nas eleições de 2024

A campanha para as eleições municipais de 2024 ainda não foi iniciada de fato, mas o financiamento coletivo já está autorizado.

Autor: Wilson Pedroso


Cotas na residência médica: igualdade x equidade

Um grande amigo médico, respeitado, professor, preceptor de Residentes Médicos (com letras maiúsculas), indignado com uma reportagem publicada, em periódico do jornal Estado de São Paulo, no dia 05 do corrente mês, enviou-me uma cópia, requestando que, após a leitura, tecesse os comentários opinativos.

Autor: Bady Curi Neto


O impacto das enchentes no RS para a balança comercial brasileira

Nas últimas semanas, o Brasil tem acompanhado com apreensão os estragos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Autor: André Barros


A força do voluntariado nas eleições

As eleições de 2022 contaram com mais de 1,8 milhão de mesários e mesárias, que trabalharam nos municípios de todo o país. Desse total, 893 mil foram voluntários.

Autor: Wilson Pedroso


A força da colaboração municipal

Quando voltamos nossos olhares para os municípios brasileiros espalhados pelo país, notamos que as paisagens e as culturas são diversas, assim como as capacidades e a forma de funcionamento das redes de ensino, especialmente aquelas de pequeno e médio porte.

Autor: Maíra Weber


As transformações universais que afetam a paz

Recentemente a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) aprovou projeto proposto pelo governo estadual paulista para a criação de escola cívico-militar.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Por um governo a favor do Brasil

A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, constitui-se em estado democrático de direito e tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho, da livre iniciativa e do pluralismo político.

Autor: Samuel Hanan