Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 dicas para aumentar as chances de sucesso como empreendedor

5 dicas para aumentar as chances de sucesso como empreendedor

29/06/2013 José Carlos Ignácio

É cada vez maior o número de brasileiros que se tornam empreendedores.

Isso ocorre tanto pelas oportunidades decorrentes de um país como o nosso, aonde há muito espaço para a economia crescer, quanto pelo fato de os empregos criados não serem suficientes e atraentes para absorver toda a mão de obra, seja ela especializada ou não.

Tendo em vista esta realidade, a questão que se coloca é: quais são os passos que devem ser cumpridos antes de montar um negócio? Quais as precauções a análises que devem ser feitas visando redução dos riscos e aumento das chances de sucesso? O tema é realmente importante, pois, na maioria das situações, essa aposta num negócio próprio muitas vezes envolve as economias acumuladas ao longo de vários anos de trabalho.

Seguem então 5 dicas importantes para quem está pensando em empreender. Não são as únicas, mas essenciais:

1 – Mercado: a área de atuação escolhida tem que ser excelente, ou seja, deve ser grande em termos de valores e ter uma perspectiva de crescimento por vários anos. Tais informações são de fácil acesso na internet e em outras publicações, sendo que atualmente vestuário, perfumaria, alimentação, tecnologia e infraestrutura são alguns destaques. Há mais chances de um empresário mediano ter sucesso num ótimo mercado do que um ótimo empresário em um mercado mediano.

2 – Expertise: Seja através de voo solo ou de franquia, procure aproveitar conhecimento e experiência adquiridos anteriormente. Isto será muito útil na transição de empregado para empresário, tanto em termos de adaptação quanto de resultados econômicos.

3 – Faça as contas: Veja perspectivas de crescimento do faturamento (seja conservador), custos e despesas prováveis (exagere). E também apure o resultado previsto para curto e longo prazo, de forma a ter uma ideia até onde você pode chegar. Se necessário, procure auxílio de um técnico, contador ou consultor.

4 – Vislumbre o futuro: Imagine o seu dia a dia, procure visualizar você indo para a sua empresa recém-criada e as atividades que lhe esperam... O conjunto da obra tem que ser potencialmente prazeroso, ou seja, as tarefas e os relacionamentos têm que parecer valer muito a pena.

5 – Perfil: Faça uma autoanálise e confirme se terá prazer em conviver com a incerteza e o risco, num processo permanente de superação. Seja honesto consigo mesmo!

Os passos acima não são garantia de sucesso, mas certamente ajudarão a diminuir o risco de fracasso.

* José Carlos Ignácio é sócio-fundador da JCI Acquistion, formado em Administração de Empresas e possui MBA e Pós Graduação. 

Fonte:  RZT Comunicação



Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso


Um novo e desafiador ano

Janeiro passou. Agora, conseguimos ter uma ideia melhor do que 2024 reserva para o setor de telecomunicações, um dos pilares mais dinâmicos e relevante da economia.

Autor: Rafael Siqueira


Desafios da proteção de dados e a fraude na saúde

Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) R$ 34 bilhões dos gastos das operadoras médico-hospitalares com contas e exames, em 2022, foram consumidos indevidamente por fraudes, como, por exemplo, reembolso sem desembolso, além de desperdícios com procedimentos desnecessários no país.

Autor: Claudia Machado


Os avanços tecnológicos e as perspectivas para profissionais da área tributária

Não é de hoje que a transformação digital vem impactando diversas profissões.

Autor: Fernando Silvestre


Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann


Oppenheimer e Prometeu

Quando eu saí do cinema após ter visto “Oppenheimer” a primeira vez, falei para meu filho: “É Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Interferência política e a desvalorização da Petrobras

Recentemente, o presidente Lula chamou o mercado de voraz por causa das quedas no valor das ações da Petrobras equivalentes a aproximadamente 60 bilhões de reais.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins