Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 dicas para não cair na mesmice da dieta

5 dicas para não cair na mesmice da dieta

10/06/2013 Roberta Stella

Quem está com excesso de peso, normalmente, ao pensar que precisa fazer dieta se desespera e sente até arrepio.

Não tem erro: quando paramos para imaginar o período da “dieta” é quase que nos imaginar em um retiro alimentar.

Na verdade, é isso mesmo quando falamos das tais dietas da moda que é só passar o inverno para começar a sermos bombardeados com um novo milagre que retira um alimento ou nutriente.

O certo é que para mudar o hábito alimentar e emagrecer não precisa ficar apenas no peito de frango grelhado e salada. Siga as cinco dicas abaixo e veja como fazer dieta de forma saborosa:

1. Frutas: Utilize frutas com especiarias para dar um up no sabor. Para quem consome muita gordura e açúcar refinado, passar a comer frutas pode ser estranhar o sabor e não se motivar a continuar. Para dar mais sabor às frutas, cozinhe ou asse as frutas com especiarias como a canela, o cravo da índia ou aniz estrelado.

2. Salada: comer salada pode ser uma aventura e tanto para quem entorta o nariz só de olhar para as verduras. Mas, é possível fazer a salada que vale uma refeição. Acrescente um molho light (no mercado já há vários com baixa caloria), peru defumado, ricota amassada e temperos naturais como o manjericão. Fazendo com folhas variadas é possível ter mais sabor.

3. Carnes: não precisa comer somente peito de frango grelhado para emagrecer. O importante é variar o tipo de carne e como prepara. Por exemplo, alterne, entre os dias da semana, a ingestão de carne bovina, aves e peixes. Faça refogado com legumes ou assado com ervas naturais.

4. Água: Beber água é importante para a vida! Na dieta, ajuda a retardar a fome e deixa o corpo bem hidratado. Se não tem o costume de beber água, em uma jarra coloque frutas (legumes em rodelas, ou laranja em fatias ou ainda, pedaços de abacaxi) com cravo ou anis estrelado. A água pegará o sabor deles e ficará mais saborosa e sem calorias!

5. Legumes: não precisa ser somente cozido no vapor para conseguir emagrecer! Legumes grelhados, assados ou refogados dão uma textura diferente e estimulam mais a variar o cardápio.

Fazer uma reeducação alimentar pode ser mais saboroso se permitirem a tentar e, principalmente, a superar mitos radicais entre as pessoas que desejam eliminar peso. A cozinha poderá ser divertida se você se propor a mudar e ir mais além do famoso “frango-grelhado-e-salada-para-emagrecer”.

*Roberta Stella é nutricionista chefe do Portal Dieta e Saúde, braço do Portal Minha Vida, maior portal de saúde e bem-estar da internet brasileira.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves