Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 dicas para não cair na mesmice da dieta

5 dicas para não cair na mesmice da dieta

10/06/2013 Roberta Stella

Quem está com excesso de peso, normalmente, ao pensar que precisa fazer dieta se desespera e sente até arrepio.

Não tem erro: quando paramos para imaginar o período da “dieta” é quase que nos imaginar em um retiro alimentar.

Na verdade, é isso mesmo quando falamos das tais dietas da moda que é só passar o inverno para começar a sermos bombardeados com um novo milagre que retira um alimento ou nutriente.

O certo é que para mudar o hábito alimentar e emagrecer não precisa ficar apenas no peito de frango grelhado e salada. Siga as cinco dicas abaixo e veja como fazer dieta de forma saborosa:

1. Frutas: Utilize frutas com especiarias para dar um up no sabor. Para quem consome muita gordura e açúcar refinado, passar a comer frutas pode ser estranhar o sabor e não se motivar a continuar. Para dar mais sabor às frutas, cozinhe ou asse as frutas com especiarias como a canela, o cravo da índia ou aniz estrelado.

2. Salada: comer salada pode ser uma aventura e tanto para quem entorta o nariz só de olhar para as verduras. Mas, é possível fazer a salada que vale uma refeição. Acrescente um molho light (no mercado já há vários com baixa caloria), peru defumado, ricota amassada e temperos naturais como o manjericão. Fazendo com folhas variadas é possível ter mais sabor.

3. Carnes: não precisa comer somente peito de frango grelhado para emagrecer. O importante é variar o tipo de carne e como prepara. Por exemplo, alterne, entre os dias da semana, a ingestão de carne bovina, aves e peixes. Faça refogado com legumes ou assado com ervas naturais.

4. Água: Beber água é importante para a vida! Na dieta, ajuda a retardar a fome e deixa o corpo bem hidratado. Se não tem o costume de beber água, em uma jarra coloque frutas (legumes em rodelas, ou laranja em fatias ou ainda, pedaços de abacaxi) com cravo ou anis estrelado. A água pegará o sabor deles e ficará mais saborosa e sem calorias!

5. Legumes: não precisa ser somente cozido no vapor para conseguir emagrecer! Legumes grelhados, assados ou refogados dão uma textura diferente e estimulam mais a variar o cardápio.

Fazer uma reeducação alimentar pode ser mais saboroso se permitirem a tentar e, principalmente, a superar mitos radicais entre as pessoas que desejam eliminar peso. A cozinha poderá ser divertida se você se propor a mudar e ir mais além do famoso “frango-grelhado-e-salada-para-emagrecer”.

*Roberta Stella é nutricionista chefe do Portal Dieta e Saúde, braço do Portal Minha Vida, maior portal de saúde e bem-estar da internet brasileira.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes