Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 dicas para não cair na mesmice da dieta

5 dicas para não cair na mesmice da dieta

10/06/2013 Roberta Stella

Quem está com excesso de peso, normalmente, ao pensar que precisa fazer dieta se desespera e sente até arrepio.

Não tem erro: quando paramos para imaginar o período da “dieta” é quase que nos imaginar em um retiro alimentar.

Na verdade, é isso mesmo quando falamos das tais dietas da moda que é só passar o inverno para começar a sermos bombardeados com um novo milagre que retira um alimento ou nutriente.

O certo é que para mudar o hábito alimentar e emagrecer não precisa ficar apenas no peito de frango grelhado e salada. Siga as cinco dicas abaixo e veja como fazer dieta de forma saborosa:

1. Frutas: Utilize frutas com especiarias para dar um up no sabor. Para quem consome muita gordura e açúcar refinado, passar a comer frutas pode ser estranhar o sabor e não se motivar a continuar. Para dar mais sabor às frutas, cozinhe ou asse as frutas com especiarias como a canela, o cravo da índia ou aniz estrelado.

2. Salada: comer salada pode ser uma aventura e tanto para quem entorta o nariz só de olhar para as verduras. Mas, é possível fazer a salada que vale uma refeição. Acrescente um molho light (no mercado já há vários com baixa caloria), peru defumado, ricota amassada e temperos naturais como o manjericão. Fazendo com folhas variadas é possível ter mais sabor.

3. Carnes: não precisa comer somente peito de frango grelhado para emagrecer. O importante é variar o tipo de carne e como prepara. Por exemplo, alterne, entre os dias da semana, a ingestão de carne bovina, aves e peixes. Faça refogado com legumes ou assado com ervas naturais.

4. Água: Beber água é importante para a vida! Na dieta, ajuda a retardar a fome e deixa o corpo bem hidratado. Se não tem o costume de beber água, em uma jarra coloque frutas (legumes em rodelas, ou laranja em fatias ou ainda, pedaços de abacaxi) com cravo ou anis estrelado. A água pegará o sabor deles e ficará mais saborosa e sem calorias!

5. Legumes: não precisa ser somente cozido no vapor para conseguir emagrecer! Legumes grelhados, assados ou refogados dão uma textura diferente e estimulam mais a variar o cardápio.

Fazer uma reeducação alimentar pode ser mais saboroso se permitirem a tentar e, principalmente, a superar mitos radicais entre as pessoas que desejam eliminar peso. A cozinha poderá ser divertida se você se propor a mudar e ir mais além do famoso “frango-grelhado-e-salada-para-emagrecer”.

*Roberta Stella é nutricionista chefe do Portal Dieta e Saúde, braço do Portal Minha Vida, maior portal de saúde e bem-estar da internet brasileira.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves