Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 passos para colocar as finanças em dia

5 passos para colocar as finanças em dia

21/06/2017 Dora Ramos

Com um pouco de disciplina, é possível colocar as finanças em dia.

A falta de planejamento financeiro pode trazer uma consequência desastrosa: as dívidas incontroláveis, que arruínam o orçamento e o bem-estar. Mas organizar as finanças pode se tornar uma tarefa simples, desde que haja um pouco de disciplina e dedicação.

A seguir, separei algumas estratégias que podem ajudar. Confira:

1. Encare os números

É impossível organizar o orçamento sem saber como você está gastando o seu dinheiro. Por isso, é muito importante manter um registro contínuo das despesas. Escolha o método com o qual você tem mais afinidade: pode ser uma planilha ou uma agenda ou um aplicativo de finanças, o importante é não se esquecer de manter os dados atualizados.

2. Identifique os supérfluos

Com as despesas registradas, é possível reconhecer os supérfluos e enxergar quanto do seu orçamento é comprometido com eles. Sabendo disso, avalie como cortá-los e destine o que for economizado para um fundo de emergência.

3. Evite parcelar

Os juros do cartão de crédito continuam altíssimos, mesmo depois da nova regra do rotativo. As anuidades e demais taxas também. Se você é daqueles que trabalham para pagar o cartão de crédito, considere a possibilidade de ir diminuindo aos poucos o valor da fatura até se tornar independente desse recurso. Pagando à vista, você ainda pode negociar um desconto nas compras.

4. Comece a poupar e fazer reservas

Todos nós estamos sujeitos a emergências que podem se tornar grandes despesas. Gastos médicos, reparos em casa e no automóvel são algumas das situações mais comuns, e precisamos estar preparados para não ter de recorrer ao cheque especial, cartões de crédito e empréstimos. Se estabelecer uma reserva for uma dificuldade para você, utilize alguns recursos como o depósito programado em poupança, oferecido pelos bancos. Assim, você guarda dinheiro “sem perceber”.

5. Procure opções de investimento

Muitas aplicações rendem mais do que a poupança e podem ser aliadas para quem quer administrar o dinheiro com inteligência. Se o seu perfil é mais conservador, investir em renda fixa é uma possibilidade. Para os que estão dispostos a correr riscos, vale pesquisar sobre ações. O importante é garantir que o seu dinheiro renda e, com ele, traga o que você planeja a curto, médio e longo prazo.

* Dora Ramos é contadora, orientadora financeira e diretora responsável pela Fharos Contabilidade & Gestão Empresarial, em São Paulo.



Liderança desengajada é obstáculo para uma gestão de mudanças eficaz

O mundo tem experimentado transformações como nunca antes, impulsionadas por inovações tecnológicas, crises econômicas e transições geracionais, dentre outros acontecimentos.

Autor: Francisco Loureiro


Neoindustrialização e a nova política industrial

Com uma indústria mais produtiva e competitiva, com equilíbrio fiscal, ganha o Brasil e a sociedade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da ‘saidinha’, um avanço

O Senado Federal, finalmente, aprovou o projeto que acaba com a ‘saidinha’ (ou ‘saidão’) que vem colocando nas ruas milhares de detentos, em todo o país, durante os cinco principais feriados do ano.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Brasil e a quarta chance de deixar a população mais rica

O Brasil é perseguido por uma sina de jogar fora as oportunidades. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro. Um futuro que nunca alcançamos. Vamos relembrar as chances perdidas.

Autor: J.A. Puppio


Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli