Portal O Debate
Grupo WhatsApp

9 Fatores e o aumento da produtividade

9 Fatores e o aumento da produtividade

06/12/2014 Heli Gonçalves Moreira

No mundo corporativo não basta uma empresa investir em tecnologias, novos processos, equipamentos sofisticados e treinamentos dos colaboradores, se as pessoas não estão engajadas com os valores e metas da companhia.

Para se alcançar o sucesso, uma empresa precisa investir também na gestão do ambiente de trabalho, considerando, ao menos, nove fatores que influenciam o engajamento das pessoas e impactam na produtividade.

Estrutura Organizacional - Estrutura hierárquica enxuta facilita o exercício da liderança, além de promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Organização e Condições de Trabalho – Saúde, segurança, escalas, horários de trabalho e descanso, e níveis de pressão por produtividade em equilíbrio com os recursos disponíveis devem estar sob intensa e permanente vigilância da gestão.

Serviços ao Pessoal - Os serviços higiênicos básicos, preconizados por Maslow e Herzberg, não são motivadores, mas, quando precários, são altamente desmotivadores, como transporte coletivo, vestiários, banheiros, alimentação, assistência médica e outros.

Lideranças Internas - As lideranças funcionam como uma janela por onde os colaboradores veem a empresa. Como tal, devem estar qualificadas e comprometidas para motivarem suas equipes.

Colaboradores - Como profissionais, trazem para a empresa sua formação e experiência, e como cidadãos, seus valores, sonhos, necessidades e expectativas. Cabe à empresa estabelecer uma parceria que compatibilize desejos, expectativas e possibilidades de ambas as partes.

Comunicação Interna – Adotar uma estratégia de comunicação eficaz que torne os líderes os comunicadores oficiais da empresa perante as equipes através de meios (escritos, verbais, eletrônicos) e processos que gerem reações positivas nos colaboradores.

Políticas e Práticas de RH - Com o tempo é natural os colaboradores se acostumarem com as políticas e benefícios praticados pela empresa. Assim, eventuais falhas ganham dimensão e visibilidade. Por isso, a empresa precisa desenvolver estratégias que resgatem o valor da companhia junto aos colaboradores.

Relações Sindicais e Negociações Coletivas - Os sindicatos normalmente reivindicam melhorias no trabalho, mas também apontam falhas e reclamações cotidianas. O indicado é a construção e manutenção de uma agenda frequente com os líderes sindicais, reduzindo os obstáculos naturais da relação empresa – sindicato.

Legislação Trabalhista – Toda empresa deve se proteger da insegurança jurídica reinante no país e para isso deve gerir adequadamente as condições de trabalho, normas e obrigações trabalhistas. A ultrapassada legislação trabalhista, a intensa e, muitas vezes, viciada atuação dos órgãos fiscalizadores e as constantes alterações das interpretações da justiça trabalhista representam expressivos riscos à produtividade das empresas.

A atenção e as ações relativas a estes fatores não são garantias de sucesso de uma companhia, mas garante que os empecilhos que surgem na vida de uma empresa não contribuam para seu fracasso.

*Heli Gonçalves Moreira, sócio diretor da HGM Consultores, especialista na solução de conflitos coletivos e trabalhistas.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes