Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A arte de viver em família

A arte de viver em família

24/09/2017 Oscar D'Ambrosio

Família é algo maravilhosamente complicado.

A arte de viver em família

Uma manifestação artística que auxilia a lidar com seus pontos positivos e negativos está no filme romeno “Sieranevada”, de Cristi Puiu. Uma refeição em casa após uma cerimônia da Igreja Ortodoxa em homenagem a um falecido reúne as mais diferentes pessoas.

O filme é longo, escuro e com diálogos cansativos, mas merece ser visto porque desnuda as relações mais prováveis e improváveis de uma dúzia de personagens. Temos o marido traidor, a amiga drogada, a avô que defende a ditadura, o jovem que tudo busca na Internet, entre outros seres humanos geralmente desencontrados com si mesmos e com a sociedade.

Os temas que pontuam os diálogos são aqueles que tornam a vida familiar um fascínio permanente. Fala-se de política, religião e questões sociais, quase como num programa de debates na TV.

Ao mesmo tempo, surgem os problemas individuais, geralmente marcados pelo amor (ou pela falta dele), pela passagem do tempo e pela sexualidade. Manifestações sinceras e falsas, conflitos entre o velho e o novo, e paixões que motivam palavras e afetos são percepções e sentimentos de pavio curto.

O filme os faz explodir de maneira brutal e, pasmem!, poética. A cena final de três dos rapazes rindo das aventuras daquela refeição em família ilustra a comédia e o drama que nosso cotidiano comporta.

* Oscar D´Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.



Liderança desengajada é obstáculo para uma gestão de mudanças eficaz

O mundo tem experimentado transformações como nunca antes, impulsionadas por inovações tecnológicas, crises econômicas e transições geracionais, dentre outros acontecimentos.

Autor: Francisco Loureiro


Neoindustrialização e a nova política industrial

Com uma indústria mais produtiva e competitiva, com equilíbrio fiscal, ganha o Brasil e a sociedade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da ‘saidinha’, um avanço

O Senado Federal, finalmente, aprovou o projeto que acaba com a ‘saidinha’ (ou ‘saidão’) que vem colocando nas ruas milhares de detentos, em todo o país, durante os cinco principais feriados do ano.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Brasil e a quarta chance de deixar a população mais rica

O Brasil é perseguido por uma sina de jogar fora as oportunidades. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro. Um futuro que nunca alcançamos. Vamos relembrar as chances perdidas.

Autor: J.A. Puppio


Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli